quarta-feira, 28 de junho de 2017

Zé Reis vai à São Luis em busca de apoio para o fortalecimento da saúde e educação de Aldeias Altas 

Prefeito Zé Reis, Carlos Lula (secretario de Saúde) e Adelmo Soares (SAF) 
Acompanhado do secretario de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o prefeito Zé Reis (Aldeias Altas) esteve com os secretários de Estado, Carlos Lula (Saúde) e Felipe Camarão (Educação), em São Luis na tarde desta quarta-feira (28) em busca de recursos para investir na saúde e educação de Aldeias Altas. 
“Fui buscar apoio para nosso município, para fortalecer as ações na área de saúde e educação, que são importantes para a população”, sinalizou Zé Reis. 
Já são varias vezes que o prefeito de Aldeias Altas vai à  São Luis e tem estreitado cada vez mais os laços com o Governo Estadual. “Todo o país está sofrendo com esse momento de crise econômica, mas em São Luis é onde podemos captar recursos para o nosso município. Estamos aproveitando essa linha direta com o Governo Estadual que tem aberto as portas para Aldeias Altas. E temos trabalhado para aproveitar as oportunidades”, destacou Zé Reis. 
Prefeito Fábio Gentil quer anular votação que reprovou suas contas pelo Conselho do FUNDEB 

do Blog do Arimatéa Rocha 

Nesta terça-feira (27), os conselheiros do FUNDEB foram convocados para irem ao Conselho responder um questionário do FNDE online, após o término dos questionamentos sobre o PNATE, o conselheiro e advogado Jamerson Levi Alves Barros, titular representante do Poder Executivo solicitou aos conselheiros que não fossem embora que ele (Jamerson) tinha um comunicado a fazer.

O comunicado do conselheiro Jamerson tinha, era a informação de que os comprovantes dos depósitos do CAXIAS/PREV e INSS haviam chegado ao Conselho e estava à disposição dos conselheiros.

Na sala de reuniões do Conselho se encontrava o advogado Samuel que é Assessor Jurídico da Secretaria de Educação.

O conselheiro Jamerson argumentou que as contas dos meses janeiro e fevereiro de 2017 foram reprovadas, pois faltava os comprovantes dos depósitos e como os comprovantes chegaram com 05 (cinco) dias depois da votação e reprovação, solicitou aos conselheiros que reflita e faça uma nova votação das contas reprovadas.

Houve discussões uns favoráveis e outros contra a uma nova votação, porque os conselheiros já haviam solicitado estes comprovantes dos depósitos e os locais onde os trabalhadores contratados em janeiro desempenhavam suas atividades através de Ofícios e a Secretária de Educação não atendia, agora depois das contas reprovadas que consta em Ata que teve 04 (quatro) votos pela reprovação, 01 (um) voto pela aprovação e 02 (duas) abstenções, estão querendo uma nova votação?

Será que os conselheiros que votou com sua consciência sem pressão vai querer votar as contas já reprovada pela pressão dos Advogados do Governo?

Depois de tanta discussões, o presidente do Conselho, Ismael da Cruz Vidal sugeriu que o governo encaminhe um Ofício ao Conselho solicitando que os conselheiros reconsiderem as suas decisões e colocou em votação, a maioria acompanhou a sugestão do presidente, que em breve convocará uma reunião extraordinária para colocar as contas já reprovadas em uma nova votação.

Após essa reunião chegou o procurador do Município, Adenilson, com ar de quem vai aterrorizar e intimidar os conselheiros, mas o advogado Samuel o chamou e repassou-lhe todos os acontecimentos.

O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CONFUNDEB) deve atuar com autonomia, sem vinculação ou subordinação institucional ao Poder Executivo Municipal.

As reuniões dos Conselhos são abertas ao público, pois é uma Audiência Pública, todos os interessados podem participar, tem direito a voz, não ao voto.


Hospital Macrorregional de Caxias terá serviço inédito de oncologia 


O Hospital Macrorregional Dr.Everaldo Aragão, mantido na cidade de Caxias pelo Governo do Maranhão, vai ampliar o atendimento e passará a oferecer o serviço de oncologia, inédito na região.

“É uma novidade que a gente traz em 90 dias. A unidade passará a ser o hospital regional que tem maior leque de serviços a partir de então”, diz o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O Hospital Regional de Caxias tem hoje mais de 100 leitos, diversas especialidades médicas e recebe pacientes de toda a região.

“Vamos fazer alguns ajustes prediais, sabemos do problema que temos no leste maranhense em relação a essa assistência na oncologia. E, portanto, passaremos a dispor desse serviço de urgência e emergência em Caxias”, acrescenta Carlos Lula.

O Governo do Maranhão já investiu em 2017 mais de R$ 24 milhões em Saúde no município de Caxias. Os recursos têm sido aplicados na assistência de média e alta complexidade do Hospital Macrorregional, em exames complexos como ressonâncias, Samu e Farmácia Básica, dentre outros serviços assistenciais. Além deste repasse, o município recebe mensalmente mais de R$ 5 milhões federais para o manejo de serviços de saúde.
Evangélicos no Palácio dos Leões... 

Flávio Dino no meio dos evangélicos 
O governador Flávio Dino (PCdoB) recebeu, no Palácio dos Leões, o presidente das Assembleias de Deus de São Luís, pastor José Guimarães Coutinho, com sua comitiva de pastores. 
No encontro, a comitiva também tratou sobre o tema eleições de 2018 e sobre os candidatos apoiados pela igreja. Foi citado o nome de Vasni Jaques, ligado à Assembléia de Deus e que é o nome à deputado federal pelo Maranhão.
Vasni Jaques com o governador: cotado para deputado federal 
Vasni é detentor de um histórico de boa conduta e isto, claro, é o seu passaporte rumo à vitória. Trata-se também de um nome de credibilidade pela sua trajetória no meio evangélico. 
Coutinho, entre outras coisas, aproveitou para fazer um convite ao  governador para que compareça a um culto evangélico na Assembleia de Deus.
fonte;Blog do Marco D'eça 
Caxias vai sediar mais um importante seminário sobre a revitalização dos rios maranhenses 


A preservação da Bacia do Itapecuru será a pauta principal do seminário que ocorrerá no próximo dia 07 de julho, das 8:00h às 12:30h, no auditório da escola São José, em Caxias- MA. Com o tema ”Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, o evento vai reunir profissionais que são referências na área de sustentabilidade ambiental, para discutir e buscar alternativas para a recuperação do rio Itapecuru.
O seminário é uma realização do Instituto Cidade Solidária e do senador Roberto Rocha (PSB), com co-realização do MEA- Movimento Ensinando e Aprendendo.
A cerimônia de abertura está marcada para as 8:00h, e contará com a presença do senador Roberto Rocha e de outras lideranças políticas do estado.
Na oportunidade, a chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da CODEVASF- MA, Éricka Cunha, irá apresentar o planejamento da Companhia para a Bacia Hidrográfica do Itapecuru. A programação terá mesa redonda com o tema “Bacia do Itapecuru – Sua Importância e Propostas para Sua Revitalização”.
Os ministradores serão Arthur Almada Lima, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e Carlos Benedito Maciel, coordenador do Comitê da Bacia do Itapecuru.
Porta de veiculo cai após embarque de coordenadoras dos CRAS da zona rural 

                                                                                             (arquivo internet) 
A porta de uma Kombi, que segundo informações de um servidor da Prefeitura de Caxias é usada no transporte de alunos da zona rural, caiu nesta segunda-feira (26) após embarcar as coordenadoras dos Centro de Referência Assistência Social CRAS (foto) dos povoados Brejinho, Engenho D'Água e Nazaré do Bruno. 
Ele contou ainda que a maioria dos veículos da Secretaria de Assistência Social estão parados por falta de peças e manutenção. "A porta da kombi se soltou. Já imaginou o perigo que esses alunos estão correndo, pois num caso igual a esse que aconteceu com as coordenadoras, se alguém cair, só cai pra debaixo do pneu", disse o servidor anônimo. 

A kombi, que a porta caiu durante a viagem para a zona rural levando as coordenadoras do CRAS, é alugada para a Secretaria de Educação e transporta alunos do povoado Engenho D'água. 

Em tempo
Seria importante os vereadores do prefeito Fábio Gentil, que estão preocupados mais com o governador Flávio Dino do quê com o desastroso governo cabeludo, averiguar a situação lastimável em que se encontra os veículos da Prefeitura de Caxias