quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Novas ambulâncias para a rede municipal de Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganhou reforço nesta quarta-feira (15), com a entrega de dois veículos novos: uma Unidade de Suporte Básico – USB; e uma Unidade de Suporte Avançado – UTI Móvel, que conta com equipamentos modernos como monitor cardíaco, oxímetro, bombas de aspiração e infusão, além de cargas de oxigênio e ar comprimido.

O prefeito Leonardo Coutinho e o secretário municipal de Saúde, Vinicius Araújo, acompanhados de demais autoridades locais, fizeram pessoalmente a entrega dos veículos no SAMU Caxias. As novas viaturas reforçarão a frota do serviço do órgão, que agora dispõe de 11 veículos.

As ambulância foram adquiridas com recursos do Governo Federal, são dotadas de suporte de alta e média complexidade, vão atuar no atendimento e também traslado de doentes que necessitam ser removidos para outros hospitais. “Sem dúvida é um momento muito importante. Estas ambulâncias representarão uma melhora no atendimento emergencial não só para Caxias, mas para toda região que faz parte da regulação atendida pelo SAMU”, disse o secretário de Saúde, Vinicius Araújo.

Os dois novos carros serão usados no atendimento de urgência. Das 11 ambulâncias, cinco são usados no atendimento básico de urgência, as chamadas USB, e as outras duas são UTI Móvel. As outras quatro são usadas como suporte de reserva.


Segundo o coordenador do SAMU, Dr. Mariano de Castro Silva, a entrega das ambulâncias representa mais um avanço na área da Saúde. “São iniciativas como esta que, somadas a outras já em pleno andamento, vêm contribuir para otimizar o conjunto de ações desenvolvidas para melhorar a saúde no nosso município. Essas ambulâncias vão servir no apoio, na complementação e no reforço dos serviços médicos prestados também nas unidades hospitalares municipais”, afirmou Dr. Mariano.

Durante a entrega das ambulâncias, o prefeito Léo Coutinho ressaltou que mais benefícios para a população estão sendo planejados na área da Saúde e lembrou os avanços que estão sendo alcançados este ano, como a construção das novas unidades de Saúde. “Gestão de qualidade se faz com planejamento e, agora, os frutos do nosso trabalho vão aparecer ainda mais”, disse o gestor municipal.

 
Entre outras grandes obras na área da Saúde estão a construção das Unidades Básicas de Saúde, prestes a serem inauguradas, nos bairros Cohab, Campo de Belém e Povoado Baú. E mais quatro Postos de Saúde estão com suas obras em andamento, nos bairros Eugênio Coutinho, Luiza Queiroz, Vila São José e um na zona rural, o do Povoado Engenho D’Água.

Também estão em avançado andamento a construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, no bairro Pirajá. e o Centro Oncológico de Caxias, no bairro Seriema. O Centro Oncológico vai proporcionar à comunidade caxiense o tratamento para pacientes com câncer.

as informações são da ASCOM 
 

Força e liderança

Mais de uma centena de prefeitos, vereadores e lideranças de vários municípios maranhenses atenderam ao chamado da governadora Roseana Sarney para reforçar a campanha pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff no Maranhão.

Em encontro realizado nesta quinta feira (16) na residência no Calhau, em São Luís, Roseana também reuniu deputados estaduais e federais, além dos senadores Lobão Filho e João Alberto e o ministro licenciado de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.

A governadora Roseana enfatizou a importância da eleição de Dilma Rousseff: “jamais o Maranhão e o Nordeste foram tão prestigiados quanto no governo da presidenta Dilma. É por isto que precisamos estar mobilizados e trabalhar unidos para reconduzi-la à Presidência da República”.

 
Caminhões "paus de arara" são barrados pela PRF 

No início da tarde de quarta-feira (15), milhares de romeiros, que seguiam viajem para Canidé-CE foram impedidos de seguir até o destino final pela Polícia Rodoviária Federal em Teresina. Os caminhões paus de arara foram o motivo do interrompimento da romaria dos fiéis até o estado do Ceará.

Embora a organização da romaria portasse autorização do DNIT para o transporte dos romeiros, a Polícia Rodoviária Federal reteve os veículos no local por transportarem de forma irregular em "pau de arara".

De acordo com o inspetor Almir Bílio a lei proíbe esse tipo de transporte e foi necessário que a viagem fosse interrompida, mesmo após a apresentação de documentação de autorização.


Flagramos caminhões transportando até de 90 pessoas  pessoas que seguiam com direção ao Canindé. "Isso coloca em risco a vida desses romeiros. Sempre que isso acontece, nossa intenção será de autuar para que seja garantida a segurança das pessoas", concluiu o inspetor.

No total 19 "paus de arara" foram retidos, sendo 14 somente dos municípios de Codó e Timbiras, mas a fiscalização flagrou veículos também de outras cidades, inclusive de Caxias.

Depois de muitas tentativas frustradas em dar continuidade com a viagem, os romeiros se revoltaram e bloquearam a BR, ateando fogo em objetos, como forma de protesto por terem sido impedidos de seguir a viagem.

No fina da tarde, os romeiros retornaram para o Maranhão escoltados pela PRF
PCdoB saiu fortalecido das eleições 2014 no Maranhão

O PCdoB no Maranhão sai das eleições 2014 ainda mais fortalecido. Além de eleger o primeiro governador da sigla, o partido levou três nomes à Assembleia Legislativa e um à Câmara Federal. Para o Secretário de Organização do partido, Etelvino Oliveira, o crescimento e fortalecimento da legenda foi fruto de um trabalho intenso em prol das causas democráticas.

“Esse resultado está intimamente ligado ao projeto político-eleitoral que o PCdoB encabeçou no Estado”, disse o militante que presidiu o partido no Estado por dois anos e que compõe os quadros partidários desde a década de 1970.

A trajetória do partido no Maranhão acumula várias conquistas, expansão e reconhecimento político. Com protagonismo na luta pelo fim do modelo político oligárquico, a legenda esteve no centro do “Partido do Maranhão” – que representou a união de 9 partidos pela superação do modelo de política oligárquica que se instalou no Maranhão.

Com 92 anos de história de lutas e contando com mais de 100 vereadores, 15 vice-prefeitos, 5 prefeitos e 3 deputados estaduais, pela primeira vez elegeu três nomes para o Parlamento Estadual e um para a Câmara Federal, além do comando do Poder Executivo.

Essa trajetória representa a participação ativa da legenda na luta em favor dos trabalhadores e por melhores condições de vida a todos os cidadãos do estado.



A Prefeitura Municipal de Caxias, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo, está dando apoio total ao show do artista instrumental maranhense Chiquinho França, que será realizado neste sábado, 18, com entrada franca, a partir das 20h30 no Centro de Cultura. 

O espetáculo músico-instrumental do artista maranhense, Chiquinho França, é promovido pela CEMAR, e faz parte do Projeto Sons & Trilhos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem um repertório em instrumentos de corda do popular ao erudito, e será precedido pelo cantor e seu conterrâneo, John Casanova.
  
Chiquinho França é reconhecido como um dos mais talentosos e versáteis artistas da música produzida no Maranhão, ele é guitarrista e bandolinista e está na estrada para  apresentações com patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), através da Lei Estadual de Incentivo à Culyura.
Dia do Professor é lembrado na Câmara Municipal

O Dia do Professor, celebrado ontem, 15 de outubro, foi lembrado  na sessão ordinária, realizada na Câmara Municipal de Caxias, pelos vereadores Luis Lacerda, Ana Lucia Ximenes, Durval Junior, Manoel da Caçamba e Mario Assunção. Os parlamentares exaltaram a importância dessa categoria para o desenvolvimento dos povos.

O vereador Luis Lacerda parabenizou os professores na  pessoa da presidente Ana Lucia e do  líder do governo Mario Assunção. O edil destacou a importância da valorização da categoria diante da sociedade com melhores condições de trabalho e salários mais dignos. 

Uma melhor estruturação no modelo de escola na zona rural do municipio, substituindo as escolas de taipa por alvenaria, proporcionando aos alunos uma educação de melhor qualidade e dando melhores de condições de trabalho para os professores, pautou o vereador Durval Junior em suas palavras usando o pequeno expediente. O parlamentar também parabenizou os professores pelo 15 de outubro e disse: - a zona rural de Caxias precisa de uma educação de melhor qualidade, percebi isso andando pelos povoados nessa campanha eleitoral. Acredito que os nossos candidatos que ajudamos a eleger irão nos ajudar a resolver este déficit que temos com as comunidades rurais, que são escolas bem estruturadas, onde o professor possa desenvolver com dignidade seus ensinamentos e os alunos terem um melhor aproveitamento nas salas de aula. 

Os vereadores oposicionistas Benvinda e Luis Carlos, também manifestaram apoio e parabenizaram os professores caxiesnes, mas, os dois  não deixaram de criticar a baixa remuneração salarial que recebe a categoria. Segundo a vereadora Benvinda, os professores é quem deveriam receber os melhores salários no Brasil, pois é a única profissão que forma as demais profissões.

O vereador Mario Assunção, que é professor, ressaltou da tribuna: “nós professores somos responsáveis pela construção do saber, das mudanças, da formação profissional e do caminho que leva o aluno a exercer sua cidadania, pois a educação é o principal instrumento de libertação de um povo. O dia  de hoje é de reflexão sobre a nossa missão”.

Já a vereadora Ana Lucia Ximenes, que  também é professora, parabenizou a categoria e teceu comentários sobre o inicio de sua jornada no magistério. A chefe do Legislativo, com bom humor, disse ser uma professora antiga, pois começou a lecionar na extinta Escola Mons. Frederico Chaves em 1985, passando  ainda pelos colégios Coelho Neto, Caxiense, Cesar Marques e Santos Dumont. Aproveitando o ensejo, Ana Lucia falou dos vários projetos, que encaminhou para a Secretaria de Educação, para a melhoria da educação no municipio, quando coordenou as creches municipais e ressaltou na oportunidade: “não teremos futuro enquanto não houver valorização da educação, através dos professores.”

 
Aumento da rejeição de Aécio Neves é um alerta para campanha do PSDB 


Um dado da pesquisa Datafolha chama a atenção: a rejeição do candidato do PSDB, Aécio Neves, subiu quatro pontos percentuais: hoje, 38 % dos eleitores não votariam de jeito nenhum no tucano (eram 34% no dia 9). Enquanto isso, a rejeição de Dilma ficou praticamente estável: passou de 43% para 42%.

Isso mostra que a estratégia da campanha de Dilma Rousseff de desconstrução de Aécio Neves começa a dar certo. Na pesquisa anterior, a rejeição menor do tucano era uma vantagem nesse segundo turno. Mas com a ampliação desse índice, diminui o número de eleitores que poderiam votar no tucano.

Integrantes da campanha de Aécio já reconhecem que o tucano também precisa partir para o ataque, já que a disputa está apertada. "Não adianta aparecer como vítima, como aconteceu com Marina Silva no primeiro turno. É preciso reagir. Esse não é o momento de oferecer a outra face", disse ao Blog um aliado de Aécio Neves. 

Blog do Gerson Camarotti