sábado, 14 de outubro de 2017

Começa amanhã o horário de verão em três regiões do pais  


O Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma hora para se adequar à medida. A mudança vai valer até o dia 18 de fevereiro de 2018. É possível que esta seja a última vez que o Horário de Verão seja adotado no Brasil. Autoridades do setor elétrico constataram mudanças nos hábitos de consumo de energia dos brasileiros. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o que mais tem influenciado o horário de pico do consumo de energia não é mais a incidência de luz solar, e sim a temperatura.

Este ano, o Horário de Verão valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados do Norte e do Nordeste não haverá mudança nos relógios.

A justificativa para a adoção da medida ano após ano é o aproveitamento do maior período de luz solar para economizar energia elétrica. Em 2013, o país economizou 405 milhões de reais, ou 2.565 megawatts (MW), com a adoção do Horário de Verão. No ano seguinte, essa economia baixou para 278 milhões de reais (2.035 MW) e, em 2015 caiu ainda mais, para 162 milhões. Em 2016, o valor economizado com Horário de Verão baixou novamente, para 147,5 milhões de reais.

Segundo o ONS, a redução na economia de energia com o Horário de Verão tem a ver com uma mudança no perfil e na composição da carga elétrica no país. Se antes o que determinava o horário de pico do consumo de energia era a incidência da luz solar, hoje é a temperatura. Com isso, o pico de consumo passou a ser entre 14h e 15h e não mais entre 17h e 20h.

Segundo o coordenador da Área de Regulação do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel-UFRJ), Roberto Brandão, a mudança no perfil de consumo de energia também está relacionada ao uso de aparelhos de ar-condicionado, que costumam ser ligados nos horários mais quentes do dia; e, por outro lado, à substituição de lâmpadas incandescentes por modelos mais econômicos, o que reduz o gasto de energia com iluminação.

Por causa do ar-condicionado, o verão pode inclusive levar a um aumento na conta de luz dos consumidores, segundo o professor Reinaldo Castro Souza, do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC Rio). Um aparelho de ar-condicionado de 1.000 watts de potência, por exemplo, se for ligado oito horas por dia, resulta em cerca de 160 reais na fatura mensal, em média. Se o uso se estender para 16 horas por dia, o valor dobra, de acordo com o especialista.

Reavaliação – Em agosto, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o ONS e o Ministério de Minas e Energia chegaram à conclusão que, por causa dessa mudança de perfil de consumo de energia, a adoção do Horário de Verão atualmente “traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”.

Apesar da indicação, o governo decidiu manter o Horário de Verão este ano, mas para o período 2017/2018 a medida será reavaliada.

Agência Brasil

Sebastião Madeira: Um tucano de 'bico mole' a serviço da oligarquia 


Ex-prefeito de Imperatriz, segundo maior cidade do Maranhão, e detentor de vários mandatos de deputado federal, Sebastião Madeira é daqueles políticos do PSDB considerados “tucano de bico mole”, ou seja, sem muita convicção daquilo que prega. Começou sua carreira política falando cobras e lagartos da oligarquia Sarney e se dizendo oposicionista, mas tão logo teve seu desejo contrariado de ser candidato a senador com o apoio do governador Flávio Dino inventou que o chefe do Executivo nada teria feito pelo seu município e se jogou nos braços do oligarca a quem tanto criticava e acusava pelos males existentes no Estado.
A bem da verdade, o que Madeira queria mesmo era ser candidato com as bênçãos de Flávio Dino, um governador popular que caminha firme para renovar o mandato e com potencial para eleger mais um “sem voto”. O ex-prefeito de Imperatriz, diante da confiança da população em Dino, queria aproveitar a carona, a exemplo do intragável Roberto Rocha, o “Asa de Avião”, eleito na sombra do governador, em 2014. Diante da recusa do Palácio dos Leões inventou uma história sem sentido, passou a flertar com a oligarquia e vai ser, provavelmente, mais um que Sarney para perto para matar de faca.
Segundo um experiente político, profundo conhecedor do tabuleiro político local, Sebastião Madeira criou todo tipo de dificuldade para ser chamado no Palácio dos Leões, mas como o governador não deu bolas para a sua pretensão de ser candidato ao Senado, resolveu tomar outro rumo e dever ser mais um a se agarrar no fracassado projeto da oligarquia Sarney retornar ao poder para continuar massacrando o povo do Maranhão e dragando as riquezas do Estado para algumas famílias que se viveram as custa do Erário.
Além de ambicioso, Madeira tem se revelado um político desleal. Foi para imprensa dizer que Dino não ajudou Imperatriz quando quem acompanha a política local sabe perfeitamente que até o último dia da administração de Madeira na Prefeitura de Imperatriz, o município recebeu recurso do Governo do Estado. O ex-prefeito, na realidade, tentou criar um ambiente de pressão para ser chamado, como ninguém deu bola para seu teatro, resolveu sair atirando a esmo, mesmo sabendo dos benefícios que Dino levou para toda a região, um gesto típico de político provinciano querendo dá um passo maior que as pernas.
Nos bastidores das eleições de 2018, são forte s comentários de que o ex-prefeito é o preferido de Roseana para compor a chapa majoritária da oligarquia como candidato ao Senado. É bom lembrar que em 2014, Madeira só aderiu a campanha de Dino quando viu que a candidatura de Edinho Lobão não tinha futuro.
Urgente! Maranhense em estado grave precisa de ajuda para voltar a São Luis. Vamos ajudar!


De um leitor do blog. Vamos divulgar e ajudar.

“Amigos e amigas, estamos iniciando uma campanha para trazer um maranhense de volta para sua terra. Estamos falando de Janilson Eduardo Aragão Diniz (meu irmão), de 34 anos, e que teve, em abril deste ano, que se submeter a uma cirurgia intracraniana para a retirada de um tumor cerebral em São Paulo.

Apesar da cirurgia ter sido bem sucedida, ele teve complicações pós cirúrgicas e pela gravidade do caso, Janilson segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista, necessitando de suporte médico avançado e, infelizmente, sem prazo de alta hospitalar.

A família de Janilson, por questões clínicas, humanitárias e financeiras, está tentando sua transferência para São Luís. Só que infelizmente o plano de saúde (Sul América), negou a transferência por via aérea, assegurando apenas a transferência por via terrestre, o que seria uma temeridade devido à gravidade do paciente. Além disso, a própria equipe médica que lhe acompanha em São Paulo, já assegurou que só liberará o paciente em uma eventual transferência aérea.

Por conta desse impasse, a família de Janilson resolveu iniciar uma campanha nas redes sociais para tentar arrecadar o valor de R$ 67 mil, que seria o custo de uma UTI móvel para efetivar a transferência do paciente de São Paulo a São Luís.

Quem puder e quiser ajudar, pode entrar em contato com Janaína Aragão (98-987332474 ou 98- 982695701 e/ou depositar nas contas bancárias ( #Bco do Brasil: Agência 2953-X, Conta Poupança: 28.747-4, Variação: 51 ou #Caixa Econômica Federal: Agência: 1739, Operação: 013, Conta Poupança:000.333.78-9). Obrigado a todos p atenção e qualquer quantia é válida. #vamosajudarjanilson #Janilsondevoltapcasa"
Multidão recebe Flávio Dino em Paulino Neves


Obra histórica para um dia histórico. Assim foi a inauguração a nova ponte sobre o Rio da Fome, em Paulino Neves, nesta sexta-feira (13). A obra garante uma maior segurança na ligação deste município, localizado no Delta das Américas, com os Lençóis Maranhenses, o que deve fomentar o turismo da região. A nova ponte, de concreto, mede 140 metros de extensão e 12 de largura, possibilitando a passagem de vários veículos por vez e suportando transportes de carga, caminhões e outros de grande porte. Foram construídas ainda duas pistas, ciclovia e área protegida para pedestres. A construção faz parte das ações integradas que visam facilitar o acesso à Rota das Emoções, um dos roteiros turísticos mais desejados do país, ligando a cidade à Barreirinhas.
– E mais… 
Além de Paulino Neves, o governador visitou Araioses, Água Doce, Barreirinhas, Paulino Neves e Chapadinha. Em Araioses, inaugurou uma unidade do Viva/Procon, assinou ordem de pagamento do fomento da cadeia produtiva da mandioca e da ovinocaprinocultura, beneficiando 28 famílias de produtores; e visita as obras em andamento do Hospital Regional. No povoado Carnaubeiras, entregou  vias totalmente recuperadas pelas ações do Mais Asfalto,  o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) e anunciou o início das obras do Mutirão Rua Digna na comunidade Ilhas Canárias; e ainda visitou os serviços de reestruturação da MA 312, na estrada que liga Araioses ao povoado Carnaubeiras.