segunda-feira, 23 de abril de 2018

Confirmado: Grupo Sarney odeia a Policia Militar 


A armação construída pela oligarquia para macular a imagem da Polícia Militar do Maranhão só confirma uma coisa que todos os policiais do estado já sabiam: o Grupo Sarney odeia a PM.
Durante as décadas do regime oligárquico, os policiais maranhenses eram mal tratados pelo governo, sobretudo durante a gestão de Roseana Sarney. O salário dos soldados era um dos mais baixos do Brasil, e a falta de diálogo com a cúpula da Segurança fazia com que greves estourassem periodicamente.
A maldade com os policiais era tão grande que alguns ficavam até 20 anos sem receber uma promoção, o que desmotivava a corporação. A estrutura física de batalhões era deficitária, viaturas caindo aos pedaços e até falta de colete à prova de balas era uma realidade vergonhosa da PM no regime oligárquico.
A única serventia da Polícia para a família Sarney era para fins políticos de perseguição aos adversários. Como no caso da armação perpetrada à véspera da eleição de 2014 na tentativa de comprometer a candidatura de Flávio Dino.
Na época, o comandante da PM realizou uma blitz especialmente para fazer a abordagem a Saulo Dino, irmão de Flávio Dino, na saída de São Luís, acreditando que encontraria recursos de campanha no veiculo do irmão do então candidato a governador. No carro, entretanto, foram encontrados apenas cartazes, bandeiras e materiais de campanha.
A conduta da família Sarney junto à PM quando estava no poder, e agora, só confirma que eles odeiam a Polícia Militar do Maranhão.
Alunos sofrem por falta de carteiras escolares em Caxias 


Os alunos das escolas do município de Caxias estão vivenciando em 2018 um dos piores cenários já vistos na educação caxiense, que o digam estudantes da Unidade Integrada São Raimundo, localizada no povoado Nova Chapada (3º Distrito). Na unidade de ensino citada os alunos são obrigados a improvisar cadeiras como carteira escolar para fazerem suas atividades na sala de aula. Comentários dão conta que o prefeito Fábio Gentil e sua prima, Ana Célia, que ocupa o cargo de Secretaria de Educação do município, prometeram há mais de 20 dias solucionar o problema, mas só pra variar, a promessa não foi cumprida pelo governo Gentil. 

Essa é a educação que o Cabeludo quer e oferece para os estudantes da rede municipal de ensino.  



Ambulância de São Benedito do Rio Preto colide em arvore na BR-135 



Por volta das 21h de domingo (22), no km 92 da BR 135, povoado de Picos, município de Itapecuru Mirim-MA, uma ambulância da prefeitura de São Benedito do Rio Preto, saiu da pista e colidiu lateralmente em uma árvore.
O condutor perdeu a direção ao derrapar na pista molhada. Ato continuo saiu de pista e colidiu com uma árvore. O condutor e uma enfermeira tiveram ferimentos graves. Ela teria quebrado a bacia.
A ocorrência foi atendida por uma equipe PRF da Unidade Operacional de São Francisco.
Blog do Neto Ferreira 
Adelmo Soares recebe homenagem por atuação pela agricultura familiar do Maranhão  


O ex-secretário de Agricultura Familiar do Maranhão, Adelmo Soares, foi homenageado pelo Fórum dos Gestores Estaduais Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste e Minas Gerais, um espaço de debate entre os estados participantes visando a construção de soluções que busquem fortalecer a agricultura familiar no território em questão.

O reconhecimento deu-se em função da grande contribuição de Soares para a consolidação do fórum como espaço legítimo para troca de experiências e compartilhamento de informações, documentos, instruções normativas e legislações referentes ao apoio e desenvolvimento de políticas públicas próprias à Agricultura Familiar, com grande foco em assistência técnica especializada e de qualidade, acesso aos recursos hídricos, regularização fundiária e comercialização – temas que estão na pauta da sociedade civil organizada e de entidades ligadas à defesa da terra e ao desenvolvimento rural. E que foram os pilares fundamentais durante os anos em que Adelmo Soares esteve à frente da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

A iniciativa – O fórum nasceu da experiência comum, entre os estados participantes, de lidar com a adversidade do semiárido brasileiro, que se estende desde o leste do Maranhão, passando por todos os estados do Nordeste e seguindo até o norte de Minas Gerais. Criado em 2015, ele tem reuniões periódicas para tratar de temas pertinentes ao desenvolvimento da agricultura familiar.

De acordo com Adelmo Soares, muitas das experiências do Governo do Maranhão em prol da agricultura familiar do estado foram levadas para conhecimento do fórum, num compartilhamento sadio de experiências que se mostraram exitosas por aqui.

Dentre as grandes iniciativas da gestão de Adelmo Soares na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar estão a criação do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Lei 10.327/15) e do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Lei 10.444/16), que transformou a realidade de muitos produtores familiares do Maranhão.

Além da articulação para a criação e aprovação de leis que fomentam o desenvolvimento do segmento no Estado; mais de R$ 50 milhões foram investidos na agricultura familiar maranhense, por meio de ações que desenvolveram as cadeias produtivas ligadas ao segmento, além de pautas como educação rural, tecnologias sociais de acesso a água, comercialização da produção e regularização fundiária.

“Foram três anos e três meses de muito trabalho à frente de uma secretaria nova e pioneira no Maranhão, e posso afirmar que alcançamos experiências de sucesso, em função da parceria que estabelecemos com a sociedade, com o homem e a mulher do campo, com os nossos agricultores familiares. Tudo foi feito por eles e para eles e o reconhecimento do Fórum de Gestores Estaduais da Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais também é uma homenagem a toda a equipe que esteve comigo, ao governador Flávio Dino que reconheceu a importância dessa reivindicação e principalmente a todas as famílias que atendemos no Maranhão durante esse período, a todos os invisíveis que tornamos visíveis”, comemorou o ex-secretário, que deixou a gestão da SAF no início do mês de abril para concorrer a uma cadeira no legislativo estadual pelas eleições de outubro.

SAIBA MAIS

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) foi criada em 2015, através da promulgação da LEI Nº 10.205. A pasta, até então pioneira dentro do Estado do Maranhão, tornou-se um dos principais pilares da gestão Flávio Dino, ao priorizar eixos como Renda, Produção e Educação; comandada durante os últimos três anos pelo caxiense Adelmo Soares, a SAF conquistou feitos importantes, como a captação de recursos internacionais em parceria com o FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), além da revitalização de programas como o PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), Cisternas, bem como a criação das AGRITEC (Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão) – espaço importante de troca e compartilhamento para a população.
Por meio de sua atuação, o ex-secretário construiu um legado que deixa de ensinamento, mostrando que com empenho e dedicação o Maranhão pode sim construir um caminho diferente.
Flavio Dino chama adversários de "demônios" e diz que gostaria de disputar a eleição deste ano com Roseana Sarney, a "princesa da oligarquia" 


AQUILES EMIR
Indignado pela veiculação de uma reportagem, neste domingo (22), no programa Fantástico, da Rede Globo, sobre a suposta ordem de dentro da Polícia Militar para fichar e monitorar adversários políticos do governo que “podem criar embaraços no pleito eleitoral”, o governador Flávio Dino (PCdoB) usou as redes sociais para atacar a família Sarney, proprietária da filiada da Globo no Maranhão.
Na reportagem, assinada por Alex Barbosa, foram ouvidos os deputados Sousa Neto (PRP) e Eduardo Braide (PMN), ambos da oposição, e o secretário de Segurança Publica, Jefferson Portela. O oficial que seria o autor das ordens não quis se pronunciar e a defesa do governador foi feita com reprodução de imagens de suas postagens sobre o caso no Twitter.
Num dos trechos mais violentos do seu desabafo, Flávio Dino chama seus adversários de “demônios” e diz que gostaria de disputar a eleição deste ano, quando tentará a reeleição, com a “princesa da oligarquia”, numa referência à ex-governadora Roseana Sarney, "Terei o maior prazer de debater todos os temas na TV do Sarney, já que eles só me entrevistam no período eleitoral”.
Flávio Dino, mais uma vez, disse que a operação da polícia é “uma armação ridícula”, e garante que jamais ordenou ou concorda com esse tipo de monitoramento dos adversários. “Estamos dizendo e provando isso há mais de 3 dias”, disse ele, embora a polícia tenha pedido um prazo de 20 dias para apresentar a versão oficial deste caso.
O governador também reclamou porque a emissora não faz cobertura dos seus eventos, tampouco das ações do seu governo, e queixou-se até porque as manifestações de carnaval em que ele aparecia não foram mostradas em rede nacional. “Essa tal TV do Sarney não faz reportagem sobre um único programa governamental”, reclamou.
Eis a íntegra da nota:
Globo no Maranhão é a TV do Sarney, que faz essas reportagens veiculadas nacionalmente. Chamam isso de “jornalismo” e “democracia”. No caso, imputar a mim um papel assinado por um tenente-coronel que nem sei quem é. E sobre algo que jamais ordenei ou concordei.
Estamos dizendo e provando isso há mais de 3 dias. Que eu jamais ordenei, concordei ou autorizei a assinatura do tal papel. Que isso é mais uma armação ridícula. Mas do que adianta ? Os pequenos interesses coronelistas e delírios fascistas insistem nesse “jornalismo”.
TV do Sarney todas as semanas produz material distorcido sobre o Maranhão e tenta veicular na Globo. Isso desde 2015. Acham que isso vai devolver o poder a eles? Ou é só maldade mesmo?
Essa tal TV do Sarney não faz reportagem sobre um único programa governamental. Nada. Até eventos como carnaval tentam esconder. Só maldade e perseguição todos os dias, o dia inteiro. E chamam isso de “jornalismo”.
Mas não me abato com nada. Tenho muita fé em Deus e por isso não tenho medo desses demônios. E tenho muita confiança no trabalho sério e honrado que fazemos e divulgamos nas redes sociais. Já que a TV do Sarney esconde.
Espero que a princesa da oligarquia dispute a eleição para o governo. Terei o maior prazer de debater todos os temas na TV do Sarney, já que eles só me entrevistam no período eleitoral, quando são obrigados por lei.