quarta-feira, 15 de julho de 2015

Vereadora Fátima confere recapeamento asfáltico que contempla ruas do bairro Baixinha 


A vereadora Fátima da Baixinha reservou parte da sua agenda na manhã desta quarta-feira (15) para conferir as obras de recapeamento asfáltico, que contemplam as principais vias do bairro Baixinha. A parlamentar conferiu in loco a qualidade do asfalto executado pela empresa responsável em colocar a nova camada de asfalto. 

Fátima é moradora do bairro Baixinha há mais de 35 anos. Representante daquela comunidade na Câmara Municipal, a vereadora tem apresentado requerimentos nas sessões legislativas solicitando do Executivo municipal, melhorias na infraestrutura das ruas do bairro e também da qualidade de vida dos moradores.   




Álcool: a droga liberada que mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo 


O álcool mata cerca de 3,3 milhões de pessoas no mundo a cada ano, ou cerca de uma pessoa a cada 10 segundos, de acordo com um comunicado da OMS.

Essa taxa é maior do que as mortes causadas pela AIDS, a tuberculose e a violência combinados.

De acordo com o “Relatório mundial sobre álcool e saúde de 2014″, 5,9% das mortes no mundo são atribuídas ao álcool. O que é ainda mais assustador é que 7,6% de todas as mortes envolvem homens. Essa é uma quantidade enorme, considerando que essa é uma droga legal e comercializada com muita facilidade.

É preciso mudar esse quadro: como o relatório afirma, o abuso de álcool é uma pandemia global e os governos precisam tomar medidas para proteger seus cidadãos. As melhores soluções pensadas são o aumento dos impostos, aumento da idade legal para beber e melhorar a regulamentação do comércio de bebidas alcoólicas. A OMS também chama a atenção dos governos para realizarem campanhas nacionais de sensibilização e prestação de serviços no tratamento para alcoólatras.

“Algo a mais precisa ser feito para proteger a população contra as consequências negativas que o álcool tem para a saúde”, diz o Dr. Oleg Chestnov, diretor-geral adjunto de doenças não transmissíveis e saúde mental. “O relatório mostra claramente que não há espaço para complacência quando se trata de reduzir o uso nocivo do álcool”.

A maioria das mortes por álcool provém de doenças cardiovasculares e diabetes, mas também há a cirrose e a fragilidade do sistema imunológico. A outra porcentagem de 17,1% de todas as mortes relacionadas ao álcool envolvem acidentes de trânsito ou ainda à violência induzida pela bebida.

Regionalmente falando, a OMS aponta que, com o aumento da riqueza global, as nações como Índia e China estão tendo as maiores taxas de consumo de bebida alcoólica, possuindo cada vez mais vítimas dessa droga. Entretanto, a Europa Oriental e a Rússia, batem recordes no exagero. Homens na Rússia chegam a beber em média 32 litros de álcool puro por ano, quase o dobro da média de um consumidor em todo o resto do mundo.

Avaliando esses dados, o preconceito com outras drogas chega a ser antiquado e ínfimo. Incapacidade de reduzir o uso, consequências alarmantes para o indivíduo que consome e para toda uma sociedade são apenas alguns dos argumentos usados para drogas que, em grande parte dos países, são consideradas ilegais.

No entanto, o álcool, mesmo com todos esses índices, é legal, e os governos federais e estaduais dedicam uma atenção exagerada para prevenir as pessoas desse uso de outras drogas. Se os países estão tão empenhados em combater o abuso de substâncias, então o álcool seria um alvo óbvio.

Já houve tentativas, mas não tiveram muito sucesso. É preciso uma campanha com mais ênfase e uma reeducação das pessoas com relação ao consumo de bebidas alcóolicas e colocar um maior controle sobre isso, afinal, elas também são drogas, que mudam a vida de um indivíduo e afeta a vida de toda a sociedade.

Fonte: Policymic
IX Conferência Municipal de Assistência Social 


A Prefeitura de Caxias abriu oficialmente na noite desta quarta-feira (14), a IX Conferência Municipal de Assistência Social. A solenidade de abertura foi realizada  no Assunção Eventos, com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil organizada e dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Conferência, que esta acontecendo durante todo o dia de hoje (15), promete trazer uma ampla discussão sobre a situação atual da Assistência Social no município e traçar propostas para a melhoria do SUAS.



De acordo com a secretária de Assistência Social, Fátima Liguori, o município de Caxias cresceu muito nesta área e conta com diversos equipamentos que vêm dando ampla assistência aos que mais necessitam. Atendendo desde as crianças nas brinquedotecas, aos jovens, idosos, pessoas com deficiência e população de rua, tornando-se referência no Estado do Maranhão.


Mesmo assim, ela reconhece que ainda há o que melhorar e por isso a importância desta Conferência.


Saiba mais



Em 2015, O SUAS comemora 10 anos de implantação e estas conferências municipais têm por objetivo conhecer melhor a realidade de cada região e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento da Assistência Social no país. Apesar dos diversos avanços ao longo desses anos, ainda há o que mudar e por isso em todo o território nacional acontecem conferências como esta.

as informações são da ASCOM 

Rádios comunitárias: 699 municípios serão beneficiados 


Portal Brasil  
O Ministério das Comunicações (MiniCom) lançou nessa terça-feira (14) um novo Plano Nacional de Outorgas (PNO) para emissoras comunitárias e educativas. Ao todo, 699 municípios vão ser contemplados com novas rádios comunitárias e .outras 235 localidades serão beneficiadas com rádios e TVs educativas.

O Plano Nacional de Outorgas apresenta um cronograma com a previsão de lançamento dos editais de seleção pública, que abrem a concorrência entre as entidades interessadas em prestar o serviço em cada cidade. A estimativa do MiniCom é apresentar a relação completa com os municípios contemplados e as datas de lançamento dos editais a partir desta quarta-feira (15).

Na opinião do secretário de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Emiliano José, o lançamento do PNO é um avanço na garantia ao direito à comunicação. "Para que se garanta a pluralidade, é preciso haver a máxima dispersão das emissoras. Isso dá a possibilidade de a sociedade se manifestar, falar e ser ouvida", disse.

O PNO de radiodifusão comunitária vai contemplar 496 municípios brasileiros que, ainda, não possuem nenhuma rádio autorizada e outras 203 cidades que já contam com pelo menos uma emissora. Atualmente, as rádios comunitárias estão presentes em 3.781 municípios. O objetivo com esse novo plano é ampliar o serviço para 4.277 cidades, o que representa 76,7% das localidades brasileiras.

Para o secretário-executivo do MiniCom, Luiz Azevedo, a iniciativa vai facilitar a análise dos processos e a concessão dos serviços. "Nós temos em torno de 80% de todos os pedidos de rádios comunitárias que acabam não se efetivando por causa de exigência de documentação. Nós temos certeza que com essas novas medidas vamos fazer o resultado ser o inverso, que mais de 80% dos pedidos sejam aprovados", afirma.

A definição sobre quais municípios são incluídos no PNO é feita com base na demanda reprimida, ou seja, nas solicitações para abertura de novas emissoras que chegam até o ministério. Já o Plano Nacional de Outorgas para emissoras educativas vai abranger 235 municípios. Serão 205 novas outorgas para rádios FM e 30 para TVs com fins exclusivamente educativos.

Com o PNO, o Ministério das Comunicações, também, vai simplificar os procedimentos para os interessados em obter outorgas para os serviços de radiodifusão. O número de documentos que deverão ser apresentados e as etapas de análise dos processos vão ser reduzidos de forma significativa.

Pelas novas regras, que serão detalhadas em agosto, o número de documentos que as entidades deverão apresentar para concorrer a uma outorga de rádio comunitária vai diminuir de 33 para apenas 7. No caso das emissoras educativas, a relação de documentos também será simplificada e vai cair dos atuais 18 para 8, menos da metade.

O PNO vai garantir um aumento expressivo no número de emissoras que prestam esse tipo serviço. Segundo o MiniCom, já foram concedidas 716 outorgas de educativas, 508 rádios FM e 208 TVs. A intenção é chegar a 951 outorgas em todo o País.
Assaltantes de banco tombam em confronto com policiais na cidade de Riachão 


Uma tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil da cidade de Riachão, a 920 km de distância da capital maranhense, terminou com cinco criminosos mortos em confronto com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) e Polícia Federal, na madrugada desta quarta-feira (15). Um sexto bandido fugiu, ferido.

De acordo com o tenente-coronel Medeiros, da PM-MA de Balsas, no sul do Maranhão, o grupo de mais de 10 criminosos se separou em duas partes: uma se deslocou para realizar um cerco aos policiais militares e outro à agência bancária.

Foram recuperados, na ação, dois automóveis: uma caminhonete modelo Frontier, de cor branca, e um carro de passeio modelo Polo, de cor prata. A PM-MA realiza buscas aos fugitivos.

Nessa terça-feira (14), dois homens foram presos suspeitos de tentar assaltar uma agência do Banco do Brasil em Açailândia, no Maranhão. A polícia armou uma emboscada com base em informações obtidas durante investigação sigilosa. Quando os suspeitos se aproximaram para realizar o assalto, foram abordados por policiais, que efetuaram a prisão.

Com a dupla, foram apreendidos um veículo, três cilindros de gás, uma lixadeira, uma furadeira, um alicate de corte, além de outras ferramentas comumente usadas em arrombamentos. A suspeita é de que os dois integrem uma quadrilha especializada em assaltos a bancos de Santa Catarina.

De acordo com dados divulgados nessa terça-feira pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), já são 53 ocorrências em agências bancárias em 2015, contra 75 em 2014. Do total de ocorrências, 15 são do tipo assalto; 29 casos de arrombamento; e nove saidinhas bancárias.

Homem é preso em Caxias em cumprimento a Lei Maria da Penha 


Policiais Civis da Delegacia Regional de Caxias cumpriram mandado de prisão nesta terça-feira (14), em desfavor de José Pereira dos Santos. 

O homem foi preso em cumprimento de um mandado de prisão preventiva por quebrar medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha.

O acusado foi levado para a carceragem do 1º Distrito Policial. 


Humberto Coutinho prestigia lançamento da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia 


O presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), prestigiou, nesta terça-feira (14), o lançamento da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (AgriTec), feito pelo governador Flávio Dino (PCdoB) no Palácio dos Leões. O governador agradeceu a presença de Humberto e pediu a ele que agradeça aos demais deputados, pelo apoio que o governo recebeu em plenário, no primeiro semestre de gestão.

Flávio Dino disse que a presença do presidente da Assembleia no evento é uma demonstração de que o governo mantém uma parceria democrática com o Legislativo. “Agradeça em meu nome aos demais deputados pelo apoio que nos deram nos primeiros seis meses de governo e pela aprovação dos projetos de interesse da população que enviamos à Assembleia”, afirmou.

Sobre a AgriTec, o governador contou que o exemplo foi retirado de Caxias, administrada pelo prefeito Léo Coutinho (PDT), aliado do presidente Humberto e que também estava presente no lançamento.  Ele enfatizou que as feiras servirão como “uma enorme vitrine para mostrar e comercializar os produtos advindos da agricultura familiar maranhense”.

Humberto Coutinho afirmou que a AgriTec realizada no ano passado pela Prefeitura de Caxias fez tanto sucesso, que o governador resolveu adotar o modelo em âmbito estadual. “Em Caxias, foi um grande sucesso e agora o governador vai melhorar e ampliar a produção da agricultura familiar”, frisou.

A primeira feira acontecerá em agosto, em São Bento, cujo prefeito Carrinhos Muniz estava presente no lançamento; a segunda em Caxias; a terceira em Açailândia; e a quarta em Bacabal, outro prefeito Zé Alberto a prestigiar o evento.

O prefeito Léo Coutinho afirmou que em Caxias foi um ano de preparativos por conta da grandeza do projeto, mas que foi um sucesso por atrair a agricultura da familiar das regionais. De acordo com o prefeito, as feiras podem ajudar o Maranhão a melhorar seu IDH ao valorizar a agricultura familiar.

O projeto foi apresentado pelo secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos tecnológicos aplicáveis à agricultura familiar e acontecerão nas regiões Tocantina, Cocais, Baixada e Vale do Mearim.

O diretor presidente do Sebrae, José Batista Martins; e Valdemício Ferreira, chefe da Embrapa Cocais, também prestigiaram o lançamento da feira, que serão executadas pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Sebrae.