sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Unesco condena morte de blogueiro do MA e policia diz ainda não ter solução para o caso 

O Estado
Unesco condena morte de blogueiro do MA e polícia diz ainda não ter solução para o caso
Ítalo Eduardo Diniz Barros foi assassinado no mês passado (Foto: Reprodução)
A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, condenou a morte do blogueiro Ítalo Eduardo Diniz Barros, de 30 anos, que foi assassinado a tiros na cidade de Governador Nunes Freire, no Maranhão, no dia 13 de novembro.

“Eu apelo às autoridades para que investiguem esse crime e levem os perpetradores rapidamente à justiça. A liberdade de expressão é um direito humano básico e temos que fazer tudo para aprimorar a segurança dos jornalistas”, afirmou Bokova. A diretora-geral condena, regularmente, as mortes dos profissionais de mídia em todas as partes do mundo.

Apesar do pedido de elucidação da Unesco, o delegado titular da Superintendência de Homicídios da Polícia Civil do Maranhão, Leonardo Diniz, disse que o caso continua sem solução. Ele informou que a polícia continua seguindo as mesmas linhas de investigação, entre elas a de que o crime tenha sido motivado por desentendimentos políticos. O delegado disse, ainda, que este é um crime de difícil elucidação, pela falta de informações que possam levar aos suspeitos.

Entenda o caso

O crime aconteceu por volta de 18h30. A vítima caminhava na Rua do Evangelho com um amigo, identificado como Werbeth Matheus Castro, quando duas pessoas em uma motocicleta abordaram a dupla e efetuaram vários disparos. Ítalo Diniz foi atingindo com cerca de quatro tiros. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas morreu antes de dar entrada na unidade de saúde. Weberth Matheus também foi alvejado com alguns disparos, mas está fora de perigo.

Após o crime, os assassinos fugiram e ainda não foram identificados. As policias Civil e Militar iniciaram as buscas, mas até o fechamento desta edição não haviam localizado os criminosos. As imagens das câmeras de vigilâncias dos estabelecimentos comerciais devem ajudar a polícia no trabalho de identificação dos criminosos.

O profissional mantinha um blog onde publicava notícias locais. Diniz também trabalhava como assessor de imprensa do prefeito do município.

Outras mortes
Décio Sá foi assassinado em 2012 (Foto: Biaman Prado / O Estado )
Poucos dias depois do assassinato de Ítalo Diniz, o blogueiro Orislandio Timóteo Araújo, o Roberto Lano, foi morto a tiros na cidade de Buriticupu, 407 quilômetros de São Luís. Assim como o homicídio em Governador Nunes Freire, o crime ainda continua sem elucidação.

O caso de maior repercussão do estado foi o da morte do jornalista Décio Sá. Ele que foi assassinado no 23 de abril de 2012, na Avenida Litorânea, com vários tiros.
Humberto Coutinho receberá alta neste sábado, diz assessoria 

                                                                        (foto F. Portela)
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, deixará o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste sábado, de acordo informações de sua assessoria. Ele está internado desde a metade do mês de novembro.  

Coutinho  recupera-se de uma cirurgia realizada no último dia 1º de dezembro, para retirada de uma lesão na região do intestino.

As equipes que assistiram ao presidente Humberto Coutinho são coordenadas pelos professores doutores Paulo Hoff (oncologista clínico), Roberto Kalil Filho (cardiologista) e Ademar Lopes (cirurgião-oncologista).
 
Neste período de internação no Sírio Libanês, Humberto Coutinho recebeu visitas de familiares, amigos e correligionários políticos. 
 
O Blog desde já deseja o pronto restabelecimento da saúde do maior líder político do estado do Maranhão. 
 
 
Dilma Rousseff diz que PSDB é 'base' do pedido de impeachment 


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (11) que a base do pedido de abertura do processo de impeachment aceito pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é o PSDB. Dilma deu a declaração após participar da 21ª edição do Prêmio Direitos Humanos, no Palácio do Planalto.

Nesta quinta (10), após reunião entre integrantes da alta cúpula do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que há "razão consistente para o impeachment" de Dilma. No encontro, os tucanos fecharam acordo para unificar o discurso em torno da defesa do processo de impedimento da presidente.

Apesar de integrantes do PSDB, maior partido da oposição ao governo de Dilma, virem se posicionamento favoravelmente ao impeachment, FHC ainda não havia defendido o processo publicamente. Nesta quinta, FHC ponderou que, mesmo com razões para impeachment, é preciso ter “clima político” favorável ao processo.

"Não é nenhuma novidade. Não é possível que os jornalistas aqui presentes tenham ficado surpreendidos. Aliás, a base do pedido [de impeachment] e das propostas do presidente da Câmara é o PSDB, sempre foi. Ou alguém aqui desconhece esse fato?", questionou Dilma, ao ser indagada sobre o posicionamento do PSDB.
Vereador é preso com 3,5 kg de crack 


O vereador de Apicum-Açu (MA), Lenon de Jesus Ferreira Castro (PTB) foi preso na manhã desta sexta-feira (11), durante operação da Superintendência de Investigações ao Narcotráfico (Senarc), por suspeita de tráfico de drogas.

Segundo a Polícia, ele foi interceptado no Centro de São Luís com 3,5 Kg de crack que levaria numa van para a Baixada Maranhense.

O vereador disse à Polícia que não sabia o que estava transportando dentro de uma caixa, mas conhecia a pessoa que receberia a encomenda com a droga.

Lenon Castro está preso na Senarc.
Câmara Municipal participa da entrega de duas mil casas do Programa Minha Casa Minha Vida na Vila Paraiso
 

A Prefeitura de Caxias entregou, em parceria com a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, na manhã de quarta-feira (09), duas mil unidades residenciais do Programa “Minha Casa Minha Vida” (MCMV) na Vila Paraiso. A entrega das casas foi acompanhada pela Câmara Municipal, com a presença da presidente do Legislativo, Ana Lucia Ximenes, e os vereadores Elias do Gesso, Irmã Nelzir, Genival Moto Peças, Manoel da Caçamba, Luis Lacerda, Paulo Simão, Mario Assunção e os licenciados do cargo, Edilson Martins (sec de Limpeza Publica) e Léo Barata (sec. de Cultura).

Junto com os representantes do Legislativo Municipal e o prefeito Léo Coutinho, participaram do ato diversas autoridades, o presidente do Banco do Brasil, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), secretários municipais e outras autoridades.

Pres. Ana Lucia Ximenes (ultima da esq p/ direita) e o pref. LC 
Em Caxias são milhares de famílias beneficiadas pelo programa do Governo Federal com o apoio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A presidente do Legislativo, Ana Lucia Ximenes em contato com o titular do Blog disse: "Este empreendimento feito em parceria com o Governo Federal é um marco para a administração pública de Caxias e uma conquista de uma dimensão ainda maior, para a população local".
Seminário encerra a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres 

Agencia Assembleia

A campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi encerrada nesta quinta-feira (10), no Maranhão, com um seminário realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento foi de iniciativa da deputada Francisca Primo (PT), que é também presidente da Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher.

Segundo Francisca Primo, o principal objetivo do seminário foi debater e denunciar as diversas formas de violência contra as mulheres, mobilizando órgãos de atuação, sociedade civil e entidades em torno da temática. A campanha se encerra justamente no Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado neste dia 10 de dezembro.

“Durante as campanhas, sempre aumenta o número de denúncias. Então, o trabalho de combate à violência contra as mulheres tem que se permanente, pois isso leva as mulheres a denunciarem mais”, destacou.

Ainda de acordo com Primo, o último levantamento realizado apontou a cidade de São Luís como a sétima capital com maior índice de violência contra a mulher. A deputada ressalta que um caminho importante para a mudança desse cenário é o investimento em infraestrutura não só em delegacias, mas também no atendimento à mulher vítima de violência.

“O machismo ainda é a principal causa dessa violência. As mulheres muitas vezes deixam de denunciar justamente por sentirem falta de apoio e pela demora no processo de saída das medidas protetivas. Por isso, precisamos juntar as forças federais, estaduais e municipais para combater esse cenário”, assinalou a parlamentar.

SOBRE A CAMPANHA  
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. No Brasil, a campanha acontece desde 2003.

Mundialmente, a mobilização se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A campanha tem sido utilizada como uma estratégia de mobilização de indivíduos e grupos ao redor do mundo para pedir a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres.