terça-feira, 28 de maio de 2013

REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO NÃO DISPÕE DE MÉDICO NEUROCIRURGIÃO.

Uma paciente(que não teve o nome revelado) moradora do bairro Fazendinha, sofreu um AVC hemorrágico e encontra-se em estado de coma, internada na UTI do Hospital Geral de Caxias. Segundo nos informou a amiga da enferma, a mesma trabalha como manicure, tem 39 anos de idade é casada e tem filhos.
Ela (amiga)  falou que já foram varias as tentativas de conseguir transferir a paciente para Presidente Dutra ou Coroatá, mas não há leitos disponíveis nas unidades de Saúde destes municípios. E o vizinho Piaui não recebe mais os doentes do Maranhão, chegaram até leva-la e voltaram sem lograr nenhum resultado positivo.
E a cada dia que passa a situação da paciente se agrava, um AVC hemorrágico quando não mata deixa sequelas até o final da vida de quem  passa por um momento idêntico a este. O Acidente Vascular Cerebral aconteceu na madrugada de domingo pra segunda-feira, portanto há dois dias e sem previsão da paciente ser submetida a algum tipo de cirurgia.
A situação desta paciente que estou relatando poderia  ter sido resolvida se o município de Caxias disponibilizasse de um neurocirurgião, a intervenção cirúrgica seria feita e o risco de morte diminuiria.
É este o destino de quem não dispõe de recursos financeiros para tratamento de saúde em Caxias, ficar padecendo na UTI do Hospital Geral aguardando um milagre de Deus para solucionar o problema.
Uma cidade do porte de Caxias não poderia faltar um médico especialista em neurocirurgia, diariamente acontece casos iguais a este e aqueles que dispõe de uma condição financeira melhor, tem planos de saúde e conseguem escapar da morte.
Mas nem todos tem condições, enquanto isso o Prefeito Léo Coutinho esta trazendo a Fundação Don Cabral, deveria trazer para Caxias era médicos neurocirurgiões, pediatras e cuidar melhor da saúde do povo caxiense que o elegeu.
Fachada do Hospital Geral de Caxias.
        

COM O DEGASTE POLITICO DA FAMÍLIA COUTINHO EM CAXIAS, TENDÊNCIA DO PRÉ CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO LUIS FERNANDO É CRESCER NO MUNICÍPIO.

Luis Fernando Silva atual secretário de Infraestrutura do Estado.
Ainda é muito cedo, mas não tem como evitar de falar na sucessão Estadual de 2014. As redes sociais estão abarrotadas de propaganda politica de A ou de B, é aquela adrenalina de período eleitoral, alguém faz um comentário elogiando ou criticando, o outro em um lugar diferente devolve na mesma moeda. E mais uma vez a eleição vai ficar polarizada entre dois grupos políticos, sarneysmo e o comunismo.

Em Caxias não é diferente, quem frequenta e assiste as sessões ordinária na Câmara Municipal podem fazer esta observação. Em quase todos os debates, acalorados por sinal, os vereadores da situação e oposição direcionam os discursos no rumo do Palácio dos Leões.

Os governistas arranjam um jeito de iniciar sempre o debate atacando a administração da Governadora Roseana Sarney, o discurso é repetido inúmeras vezes em qualquer situação e principalmente quando estão encurralados, como foi na segunda-feira quando o líder do governo Mario Assunção deixou de lado as copias do processo de licitação dos carros compactadores e a merenda estragada, e começou atacar as obras do governo do Estado em nossa região, direcionando as palavras, não citou o nome, mas o alvo era Luis Fernando Silva que é o secretário de Infraestrutura e pretenso candidato a governador  do Estado nas próximas eleições.

Cinco vereadores dos 19 que compõe o parlamento caxiense já manifestaram apoio ao pré candidato Luis Fernando, nas varias oportunidades que o braço forte da governadora Roseana Sarney esteve na Princesa do Sertão inspecionando o andamento das obras, do hospital e o asfaltamento da MA 127.

O vereador Catulé é o maior entusiasta na pré campanha de Luis Fernando em Caxias, os dois são amigos de longas datas e uma certa ocasião o parlamentar disse que o secretário tem laços em nossa cidade ou parentesco com alguém, alguma coisa nesse sentido.
O caxiense sabe da competência de Luis Fernando em administrar. Caxias estava  um verdadeiro colapso administrativo, foi preciso na época uma intervenção e o nomeado como interventor foi José Teixeira, quê trouxe na equipe  para a Secretaria de Fazenda e Administração o jovem Luis Fernando então com 37 anos de idade, com um excelente trabalho desenvolvido as finanças foram reorganizadas e a Casa foi colocada em ordem.

De lá pra cá o secretário de Infraestrutura Luis Fernando ocupou vários cargos em diversas administrações que ocuparam o Palácio dos Leões, estando sempre do lado da Governadora Roseana Sarney. Por duas vezes foi eleito prefeito de São José de Ribamar, com 48,03% venceu em 2004 e teve uma histórica votação nas eleições de 2008 quando se reelegeu com 98,69% dos votos validos, tornando a maior proporção de votos no Brasil.

Foi o reconhecimento pelo trabalho sério a frente da Prefeitura de São José de Ribamar e como premiação foi escolhido como melhor Prefeito do Brasil. E é esta competência que o pré candidato Luis Fernando pretende levar para administrar o Estado caso vença as eleições em 2014.

Em Caxias o degaste politico da família Coutinho tem favorecido o crescimento da pré candidatura de Luis Fernando Silva. Quando o assunto é eleição estadual o grupo liderado por Humberto Coutinho não obteve exito nas duas ultimas eleições,2006 e 2010  foi fragorosamente derrotado pela Governadora Roseana Sarney, e é bom observávamos que naquela oportunidade o ex-prefeito realizava uma razoável administração e contava com o apoio do Governador José Reinaldo que destinava milhões de reais para o nosso município.

Por esta razão a tendencia é Luis Fernando melhorar sua performance como pré candidato ao governo cada vez mais. Pois a família Coutinho esta mergulhada em uma crise politica desde quando o controle do município passou do tio pro sobrinho.    

VEREADDR ANTONIO LUIS E O BISCOITO ESTRAGADO EM UM SUPER-MERCADO.

Vereador Antonio Luis quase foi as vias de fato com o gerente de um super-mercado.
Ainda repercute nas ruas de Caxias o assunto da sessão de ontem na Câmara Municipal. Em foco o discurso do vereador Catulé afirmando que Humberto Coutinho ainda é o prefeito, e mais três membros da família dão as cartas dentro do Palácio da Cidade. O atual gestor que foi indicado pelo ex serve apenas para assinar documentos.

Citei aqui que a minoria de vereadores da oposição saíram fortalecidos do debate ocorrido na segunda-feira. Os robustos edis da situação deitaram e rolaram na sessão anterior, leram suposto relatório de Diretora de Escola, acusaram colegas de invasão a órgão publico e teve até BO contra integrante do bloco contrario aos comandantes do município de Caxias.

Quando ocupou a tribuna e começou a falar, a vereadora Benvinda primeiro se justificou da ausência na sessão passada, o motivo foi uma viagem para o Sudeste do pais a serviço da Empresa da família. De repente ela dirigiu a palavra ao vereador Antonio Luis e disse ter ficado pasma quando soube que o edil apóia distribuição de merenda escolar estragada nas Escolas publicas do município.

Benvinda relembrou ao vereador Antonio Luis o episódio ocorrido com o mesmo e o gerente de um Super-mercado, quando o edil quase vai as vias de fato com o funcionário do estabelecimento comercial, por causa de um pacote de biscoito estragado. A parlamentar perguntou e pediu explicações. "como o Senhor explica esta situação, pra sua filha você não da merenda estragada, mas para as crianças de nosso município tanto faz como tanto fez consumir alimento com o prazo de validade vencido?"  indagou a vereadora.

Diante das acusações o vereador não pronunciou uma palavra sequer, nem parecia ser o parlamentar que acusou a vereadora Taniery de estar a serviço do ex-prefeito Paulo Marinho na sessão do dia 22/05. Quando a vereadora Benvinda o questionou ele ficou estatizado na cadeira, recebendo os disparos por defender merenda vencida aos alunos da rede municipal de ensino.

VEREADOR MARIO ASSUNÇÃO E A ÁRDUA MISSÃO DE DEFENDER UM GOVERNO INOPERANTE.

É um processo de esturricamento pro líder do governo Mario Assunção, a cada sessão realizada podemos observar a dificuldade da base aliada liderada pelo parlamentar argumentar contra as ponderações de uma minoria de vereadores oposicionistas. 
Ontem mais uma vez a oposição saiu do embate fortalecida, pelo simples fato da maioria ter desaprovado o requerimento da vereadora Taniery Cantalice no qual solicitava copias do processo licitatório do aluguel dos carros compactadores de lixo. Não precisava haver o embate acalorado, se há transparência nas ações desta administração intitulada de honesta, é desnecessário haver debate, em muitos das vezes como tem acontecido com frequência parte para o campo da vida pessoal dos parlamentares.
Esta chegando em nossa cidade uma Fundação conhecida em todo o Brasil pelo seus métodos em fazer planejamentos e organizar administrações, foi assim que aconteceu em varias prefeituras do pais por onde essa instituição passou. Mas há um porém a vinda  pra Caxias, em decorrência do atual momento vivido pelo governo de Léo Coutinho se torna impopular porquê tem muito dinheiro nesse processo todo. E mais uma vez a situação vai ser presa fácil para a oposição. Pelo motivo das cifras que serão pagas pelos contribuintes a esta empresa.
A população de Caxias quer saber é do emprego que o atual prefeito tirou dos quase dois mil contratados, prejudicando o comercio que tiveram em suas vendas uma queda  vertiginosa, o povo não quer saber de Fundação Don Cabral e sim da saúde e de uma melhor qualidade de vida. Essas ações é a causa da administração Léo Coutinho ter a pior avaliação dos últimos tempos em nosso município.
Sentindo o momento difícil da base aliada, o vereador Neto do Sindicato conseguiu se sair bem na sessão de ontem, da tribuna ele falou que vai continuar no Governo,mas quando perceber a falta de politicas publicas na atual administração cai fora do barco dos Coutinho. 1º mandato e uma longa carreira como sindicalista, o edil do PT já esta sentindo a necessidade e o anseio da população por dias melhores.
Voltando ao vereador Mario Assunção, foi preciso ele varias vezes estocar os colegas de oposição durante o seu pronunciamento na sessão de segunda-feira.É o reflexo da grande responsabilidade a qual foi nomeado, defender um governo sem transparência em um ato no processo de licitação como este dos carros compactadores de lixo.