segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Maranhão tem 7ª melhor segurança publica do pais 

Segundo a edição mais recente do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Maranhão demonstra um progresso significativo na área de segurança pública, classificando-se como o sétimo estado com melhor desempenho nesse quesito em todo o Brasil e como o segundo no Nordeste, perdendo apenas para a Paraíba.

“Esta conquista reforça nosso compromisso em investir cada vez mais na implantação de políticas públicas em prol do bem-estar dos maranhenses”, afirmou o governador Carlos Brandão (PSB), ao destacar o resultado nas redes sociais.

Destacando-se na região Nordeste, o Maranhão ascendeu notáveis cinco posições em comparação ao ranking do ano anterior, evidenciando seu compromisso com melhorias contínuas.

O Centro de Liderança Pública (CLP) aponta que os principais avanços ocorreram nas categorias de solidez fiscal, com um avanço de nove posições em relação a 2022, e segurança pública, na qual houve um avanço de sete posições.

O estado também registrou um desempenho positivo em outras áreas essenciais, como infraestrutura, educação, sustentabilidade social e potencial de mercado.

Apesar desses avanços, alguns desafios ainda se apresentam para o Maranhão. O CLP destaca a necessidade de focar na sustentabilidade ambiental, com uma queda de três posições nesse quesito. O combate ao desmatamento e o investimento na recuperação de áreas degradadas são aspectos que demandam atenção.

Outro desafio apontado é o capital humano, com uma perda de 15 posições. Esse declínio se deve principalmente aos custos da mão de obra e à subocupação.

Conforme o CLP ressalta, o Ranking de Competitividade dos Estados se configura como uma ferramenta essencial para orientar as ações dos líderes públicos do Brasil, incentivando-os a promover melhorias consistentes na competitividade de seus respectivos estados.

 “A partir da análise do conjunto de 10 pilares, o Ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública estadual”, diz a entidade

Dignidade:Família Costa Pinto já doou mais de 1.000 escrituras de terrenos para famílias aldeienses

A mais de 50 anos a Família Costa Pinto vem contribuindo em muitos aspectos para o crescimento e desenvolvimento da cidade de Aldeias Altas, seja através das ações empresariais da Itapecuru Bioenergia, que gera emprego e renda com os mais 2.000 contratos diretos e quase 5.000 indiretos, seja em ações sociais e humanitárias como a doação de dois terrenos para a construção das sedes da Apae e Caps na cidade. 

Para a Itapecuru Bioenergia o ano de 2023 tem sido cheio de grandes conquistas, com a safra que segue a todo vapor e alcançando bons números. Para a Família Costa Pinto o ano tem sido de reafirmar as parcerias que tem gerado bons frutos e transformado a realidade de muita gente. 

A parceria firmada nos 03 anos  entre a Prefeitura Municipal e a Família Costa Pinto vem rendendo grandes mudanças na vida dos Aldeienses e a principal delas chegou com o REURB- Programa de Regularização Fundiária Urbana, que já concretizou a posse de terrenos para mais de 1.000 famílias na cidade, que foram entregues pelas mãos do Diretor Presidente Humberto da Costa Pinto Neto.

“Como empresa, garantimos que a atenção esse tema: regularização fundiária, que é tão relevante será redobrada e continuada. Como família, reafirmamos nosso profundo respeito a cada cidadão dessa cidade.Estamos aqui, com a mente e o coração abertos, para ajudar a tornar isso uma realidade porque essa terra e seu povo merecem o melhor de nós.”, afirmou Humberto Neto.

No sábado (19), foram entregues mais 300 novos títulos e a meta será fechar o ano com 2.000 novos escrituras doadas.

Prefeitura de Caxias inaugura escola no povoado Porto do Paiol 

A Prefeitura de Caxias, por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura e de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), inaugurou no ultimo sábado (26), uma escola com 4 salas de aulas no povoado Porto do Paiol, 1º distrito do Município. A unidade recebe o nome de UEM José Osmar Fernandes.

Na solenidade de inauguração, o prefeito municipal Fábio Gentil; a deputada estadual Daniella; Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura; Ana Célia Damasceno, secretária da Semect; vereadores e a comunidade, estiveram presentes para receber a 17ª unidade de ensino construída pela atual gestão.

Hoje estamos entregando uma escola novinha para a comunidade. Nós acreditamos que por meio da Infraestrutura contribuímos com a educação da rede pública municipal”, frisa Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

Estamos no Povoado Porto do Paiol, e é uma grande alegria de estar com essa população, com esse povo e com as crianças. Estamos entregando uma escola, entregando o que a gente acredita. Nós acreditamos que somente através da educação é que podemos contribuir com o nosso povo. Parabéns Caxias, parabéns ao Povoado Porto do Paiol”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

A construção da escola foi iniciada no mês de abril e realiza o sonho da comunidade, alimentado há mais de 30 anos. A escola conta com quatro salas, dois banheiros, laboratório, refeitório, cantina, vestuário masculino e feminino e um pátio grande central. A unidade foi uma solicitação da população da região e vai oportunizar ensino de qualidade aos alunos que atualmente estudam no povoado Baú.

As crianças, podendo ficar onde elas moram para poder estudar, é uma segurança a mais para elas e para suas famílias. O prefeito Fábio Gentil atendeu ao pedido dessa comunidade e hoje temos uma escola inaugurada. A escola é um bem social, é uma referência. Mas, junto com a escola vem a água, a iluminação, a educação e dentre tantos outros benefícios. É um trabalho em rede. Já foram reformadas e construídas 17 escolas novas”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.



Energia mais cara a partir de hoje no Maranhão 

Os maranhenses amanheceram a segunda-feira (28) sabendo que a partir de hoje terão que pagar mais caro na conta de energia elétrica.

É que começou a valer o reajuste de 10,79% na tarifa residencial de energia elétrica do Maranhão. O Reajuste Tarifário Anual (RTA) foi anunciado na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Vale ressaltar que os consumidores de baixa tensão, como casas, comércios e propriedades rurais, o aumento médio será de 11,09%. Já para os de alta tensão, o efeito médio será de 9,60%.

De acordo com a ANEEL, os fatores que mais impactaram nos índices foram a retirada dos componentes financeiros anteriores, os encargos setoriais e os custos com compra e transmissão de energia elétrica.

A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão.