quinta-feira, 25 de abril de 2019

Imagens fortes: Briga entre dois moradores de rua termina em tentativa de homicídio 


Uma briga entre dois moradores de rua, na noite desta quinta-feira (25), no centro de Caxias, terminou com uma tentativa de homicídio. A briga aconteceu dentro do setor de autoatendimento da agencia da Caixa Econômica.
A vítima, ainda não identificada, foi atingido por golpes de faca e conduzido por uma equipe do SAMU para a UPA> 
Já o suspeito, Elson dos Santos e Silva (foto abaixo)36 anos, foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
De acordo com informações colhidas do Blog do Ricardo Marques, é grave o estado de saúde do homem esfaqueado. 



Prefeitura de Matões antecipa em quatro dias salários dos servidores que será pago nesta sexta-feira, 26

De acordo com o calendário, folha seria paga no dia 30 de abril; a antecipação faz parte de valorização do funcionalismo municipal colocada em pratica na gestão do prefeito Ferdinando Coutinho 

Ferdinando Coutinho (PSB), prefeito de Matões 
O prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, antecipa em quatro dias o pagamento dos servidores municipais e os salários do mês de abril estarão disponíveis nas contas nesta sexta-feira (26). O cronograma do calendário estabelece a quitação da folha de pagamento dia 30 de abril. Com a antecipação a gestão municipal continua elencando como prioridade a valorização do funcionalismo público municipal.
A medida adotada pelo gestor matoense tem impacto positivo na economia da cidade, pois incentiva o comércio de bens e serviços. A prioridade do "Grandão" é manter em dia o calendário de pagamentos, reconhecendo a importância do servidor municipal para a prestação de um serviço de qualidade à população.  
Adelmo Soares e Paulo Marinho Junior se encontram no Plenário da Assembleia 

Os deputados Adelmo Soares e Zé Gentil, com o vice-prefeito Paulo Marinho
Junior 
O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) postou no Instagram o encontro que teve nesta quinta-feira (25) com o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Junior (PP). O encontro ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa e contou também com a participação do deputado Zé Gentil (PRB). 
   
“Hoje (25), recebi a visita do amigo Paulo Marinho Jr., vice-prefeito de Caxias na sessão plenária! Momento importante de diálogo e participação, ao lado do também caxiense e colega de parlamento, Dep. Zé Gentil. Aqui a gente caminha assim, com trabalho, empenho e mostrando que só com união e trabalho coletivo é que iremos construir juntos um futuro ainda melhor para a grande Princesa do Sertão!,” postou o deputado Adelmo Soares. 
No aniversário de Sarney, o assunto foi o governo Bolsonaro 

Nas rodas de conversa, prevaleceu o tema do momento: os ataques dos filhos
do presidente Jair Bolsonaro ao general Hamilton Mourão, o vice-presidente 
Foi uma festa e tanto a que celebrou, ontem, os 89 anos do ex-presidente José Sarney. A mansão onde ele mora no Lago Sul de Brasília encheu-se de políticos da ativa e da reserva, e de ministros do Tribunal de Contas, além de parentes e amigos do aniversariante.
Nas rodas de conversa, prevaleceu o tema do momento: os ataques dos filhos do presidente Jair Bolsonaro ao general Hamilton Mourão, o vice-presidente. O comentário foi unânime: a continuar assim, o governo acabará mal, e talvez antes do tempo previsto.
Este é um governo que se alimenta de crises e que as produz à farta. Corre o risco de ser engolido por uma a qualquer instante.
IFMA - Alunos de curso EJA visitam pontos históricos de Caxias 

Na atividade, os estudantes aprofundaram sobre a história e arquiteturas locais, acompanhados por professoras de Metodologia Cientifica e História 


Na manhã do dia 13 (sábado), estudantes do primeiro ano do curso técnico em Agroindústria, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram de passeio pelos principais pontos culturais, históricos e religiosos no centro de Caxias.
Como parte da programação, os estudantes visitaram as ruínas do Memorial da Balaiada, a Igreja Catedral, a fábrica têxtil no Centro de Cultura e as praças Gonçalves Dias, Matriz e Duque de Caxias. Na atividade, os estudantes foram acompanhados pelas professoras Cecília Regina Galdino (Metodologia Científica) e Eliane Almeida (História).

De acordo com Eliane Almeida, a proposta da atividade foi proporcionar aos estudantes uma compreensão mais aprofundada da história local através das visitas aos locais históricos. “Após o passeio, os alunos passam a ter outra visão sobre os valores histórico e cultural, sobretudo, de determinados pontos da cidade. Muitas vezes, ao passar por certos lugares, os alunos se deparam com obras importantes, entretanto, não as conhecem da maneira como nós vimos agora”, explicou Eliane Almeida. “Outro objetivo do passeio foi criar uma relação de pertencimento junto ao município”, destacou a professora.

Cecília Galdino também ressaltou a proposta interdisciplinar da atividade, pois, além das disciplinas de Metodologia Científica e História, o passeio envolveu diversas áreas, como Arte, Geografia e Português, temas que, de acordo com a docente, serão retomados tanto no debate quanto na produção programados para a sala de aula.
O aluno Adão Gomes Correia conta que passa diariamente pelos lugares visitados. “Agora, o diferencial será a forma como vou olhar para cada um. Foi uma atividade extremamente enriquecedora para nós como cidadãos caxienses”, concluiu o aluno.

Ascom/IFMA
Missa de 7º Dia da mãe do presidente da Câmara será celebrada nesta quinta-feira (25) 


Nesta quinta-feira, 25 de abril, às 18h, será celebrada na Igreja São Benedito a missa de 7º Dia da senhora Terezinha de Jesus Bitencourt Albuquerque. Dona Terezinha é a mãe do presidente da Câmara, vereador Catulé. 

Dona Terezinha faleceu na ultima sexta-feira (19), com 90 anos de idade. Deixou filhos, netos e bisnetos. 

A família enlutada de já agradece a todos que participarem deste ato de fé e piedade cristã. 
Justiça Federal manda DNIT recuperar Brs 135 e 316, no Maranhão 


O juiz federal José Carlos Madeira, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão, proferiu sentença acolhendo pedido formulado pelo Ministério Público Federal e determinando ao DNIT que efetue a retirada de todas as ondulações transversais (“quebra-molas”) irregulares (de acordo com a Resolução Contran n. 600/2016) nas BRs 135 e 316 (trecho São Luís-Timon) e instale equipamentos eletrônicos para o controle de velocidade – ao longo de todo o segmento das BRs 135 e 316, entre as cidades de São Luís e Timon –, em todos os pontos com ondulações transversais irregulares.
Segundo o juiz Madeira, a Resolução n. 600/2016 do Contran estabelece que a ondulação transversal somente pode ser utilizada onde se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa, nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes, cujo fato determinante seja o excesso de velocidade praticado no local e onde outras alternativas de engenharia de tráfego sejam ineficazes. Assim, a principal consequência da omissão do DNIT em remover as ondulações transversais irregulares ao longo das rodovias é a exposição de todos os seus usuários a iminentes riscos de segurança.
A sentença proferida pelo juiz José Carlos Madeira determina, ainda, que o DNIT realize previamente estudos técnicos individualizados de engenharia de tráfego e, caso seja apontado um índice significativo ou risco potencial de acidentes no ponto, cujo fator determinante seja o excesso de velocidade praticado no local e que outras alternativas de engenharia de tráfego se mostrem ineficazes, reconstrua as ondulações transversais em conformidade com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito.
Embora ainda sujeita a recurso, a decisão do juiz Madeira deverá ser cumprida pelo DNIT no prazo de 180 dias, sob pena de multa.