segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Conta de luz continua com bandeira verde em outubro  

Expectativa é que bandeira verde fique até o fim do ano 

A bandeira tarifária para o mês de outubro continuará verde, o que significa que não haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores brasileiros. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia mais barata reflete a melhoria nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

As condições favoráveis de geração hidrelétrica, que possui um custo mais baixo do que outras fontes de energia, têm mantido a sinalização verde desde abril de 2022.

Com os dados apurados até o momento, a expectativa da Aneel é de que a tarifa não sofra nenhum acréscimo até o final do ano.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.(Agência Brasil) 

Resultado da eleição para Conselheiros Tutelares de Caxias é divulgado; confira nomes 

Débora Mendonça foi uma das conselheiras eleitas;
ela obteve 614 votos 

Os resultados das eleições para o Conselho Tutelar em municípios do Maranhão foram divulgados nesse domingo (1°). Em Caxias, a eleição eletrônica ocorreu em 22 locais de votação, distribuídos em nas zona urbana, contou com 5.606 eleitores.

A votação foi uma realização do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a participação da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), e do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA).

A votação teve o apoio da Justiça Eleitoral e do Ministério Público do Maranhão e foi realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o território nacional.

Confira a lista com os nomes dos candidatos e resultado apurados dos votos: 

 Titulares

1 – Marly – 1048
2 – Daenys – 659
3 – Débora Mendonça – 614
4 – Carlene Aragão – 448
5 – Ecenilde – 429

Suplentes

Patrícia Magna – 389
Prof Francisco 365
Rita Cassia – 347
Karolyne – 324
Mauriane Oliveira – 317

Não classificados

Lucy Anne – 249
Jane Oliveira – 128
Claudia Salazar – 199

Piso: profissionais que corrigiram informações devem receber pagamento nos próximos dias 

O Ministério da Saúde programou recursos complementares para o pagamento do piso de enfermagem para os profissionais que ainda não receberam, principalmente para os que estavam com alguma inconsistência no cadastro e ela já foi sanada.

O secretário estadual de saúde do Maranhão, Tiago Fernandes (foto), anunciou que a nova portaria do Ministério da Saúde já foi publicada e o documento indica que o Maranhão receberá recursos para contemplar também os profissionais que corrigiram suas inconsistências.

Fernandes afirmou que assim que a plataforma do MS estiver disponível para consulta, dará as informações mais detalhadas sobre o pagamento.

Campanha Setembro Amarelo encerra em Caxias com balanço positivo de ações que valorizaram a vida  

Depois de um mês de atividades, foi encerrada na ultima sexta-feira (29), a Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da vida. O evento de encerramento foi na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com celebração e um café da manhã para os colaboradores do órgão.

Nando Fernandes, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, destacou as ações realizadas na campanha. “Nós encerramos esse mês com o coração muito feliz, sabendo que fizemos nosso trabalho. Essa campanha onde a gente fala da valorização da vida, foi bem diferente das outras, porque além das palestras e rodas de conversa, nós tivemos também a preocupação de colocar nossos profissionais a disposição, para não só abrir a ferida, mas também sarar, esse foi nosso diferencial”, disse.

A secretária de Saúde, Mônica Gomes, destacou os avanços da Campanha. “Caxias teve a maior e melhor campanha de sensibilização a todas as pessoas envolvidas com algum tipo de sofrimento, pois abrimos as portas de todos os serviços para que eles se sentisse melhor acolhidos. Estamos aqui hoje celebrando exatamente esse mês que precisamos valorizar a vida”, ressaltou.

“Quero parabenizar a Secretaria de Saúde, o departamento de Saúde Mental, que realizou uma belíssima campanha de Setembro Amarelo e, de fato, Caxias foi a cidade mais amarela do Brasil. Fazer esse encerramento da campanha com uma celebração da palavra é um ato muito importante, uma vez que saúde é um bem estar físico, psicológico e espiritual”, ressaltou o ministro da palavra, Luís Fernando.

“Hoje sabemos que os problemas envolvendo a saúde mental estão em cada vez mais evidência, são altos os números de pessoas com problemas mentais, e essa campanha é de suma importância para lembrarmos que nossa saúde mental precisa estar sendo bem cuidada”, finalizou Antônio Melo, assessor jurídico.

Durante todo mês de setembro, a Rede de Atenção Psicossocial de Caxias realizou palestras, rodas de conversas e atendimentos psicológicos em diversos órgãos e empresas públicos e privados, além de escolas, Centros Comunitários, Centros de Referência da Assistência Social, Centros de Convivência, dentre outros espaços.