sexta-feira, 5 de maio de 2023

Assembleia Itinerante é realizada com sucesso em Caxias  

A segunda edição da ‘Assembleia Itinerante’ aconteceu nesta sexta-feira (5), em Caxias. A sessão solene de instalação dos trabalhos foi presidida pela chefe do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), na Câmara de Vereadores do município. O evento reuniu a classe política do Leste maranhense e contou, ainda, com sessão ordinária para deliberação de projetos em prol dos maranhenses.

“O Parlamento Estadual está muito feliz de estar na cidade de Caxias. É nossa meta aproximar a Casa Legislativa das demandas do povo do Maranhão. Caxias é uma cidade muito linda, que tem duas grandes representantes na Assembleia, e estamos aqui para mostrar o nosso trabalho e ajudar o município no que for possível. Faço um agradecimento aos vereadores da cidade, que tão bem nos receberam na Câmara Municipal”, afirmou a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB).

Em seu discurso, a presidente da Alema fez uma menção especial aos ex-deputados Humberto Coutinho (in memorian) e Zé Gentil (in memorian), além da ex-deputada Cleide Coutinho, reconhecidas personalidades políticas de Caxias e que foram homenageados pela Assembleia Legislativa na sessão itinerante. “Uma justa homenagem a grandes servidores do nosso Parlamento”, declarou Iracema Vale.

Participaram da sessão itinerante os deputados Yglésio Moisés (PSB), Leandro Bello (Podemos), Osmar Filho (PDT), Wellington do Curso (PSC), Júlio Mendonça (PCdoB), Roberto Costa (MDB), Antônio Pereira (PSB), Rafael (PSB), Davi Brandão (PSB), Glalbert Cutrim (PDT), Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Arnaldo Melo (PP), Fernando Braide (PSD), Ricardo Arruda (MDB), Francisco Nagib (PSB), Ricardo Rios (PCdoB), Zé Inácio (PT) e Florêncio Neto (PSB), além das deputadas Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT), autoras da proposição, Fabiana Vilar (PL), Solange Almeida (PL), Mical Damasceno (PSD) e Ana do Gás (PCdoB).

Municipalismo – Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, Ricardo Rodrigues (PT), destacou a importância do evento para a região Leste maranhense. “É uma honra não só para Caxias, mas para todas as cidades do entorno, que recebem esse evento tão importante. Já mantemos um contanto institucional com a Assembleia, mas agora, sem dúvida nenhuma, esse laço será fortalecido ainda mais, a partir dessa sessão itinerante”, declarou.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, falou da importância do Parlamento Estadual fazer uma gestão participativa e próxima dos municípios. “Fica a gratidão do povo caxiense aos deputados e deputadas que permitiram que essa sessão itinerante acontecesse na nossa cidade”, completou.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Rezende, disse que a iniciativa da Assembleia em prestigiar os municípios maranhenses é fundamental para a efetivação de políticas públicas em prol da população.

“Esperamos que essa ação continue sendo realizada em outros municípios também, porque a gente entende que isso faz com que a Assembleia esteja mais perto do povo e das cidades maranhenses, que é onde tudo acontece, para que a gente possa ouvir as demandas e construir políticas públicas efetivas”, afirmou.

VIDÉO: Câmera de monitoramento registra gritos de  mulher durante assalto, em Caxias

Um câmera de monitoramento registrou os gritos desesperados de uma mulher durante um assalto, em Caxias, Assista ao vídeo abaixo.

O caso foi registrado na tarde desta sexta-feira (05) na Praça Rui Barbosa, setor da Igreja do Rosário.  No vídeo, é possível ouvir ela dizendo: "Socorro", e depois "ladrão, ladrão, ladrão". Na sequência é possível ouvir um disparo.

Aldeias Altas: Vereador Ribinha diz que não é pré-candidato a vice-prefeito; e sim a prefeito

Vereador Ribinha do Zé da Rede 

O vereador Ribinha do Zé da Rede (PP), de Aldeias Altas, em contato com o editor deste blog disse que foi vítima de “fake news” numa postagem de um site que afirmou que o edil aldeias-altense é pre-candidato a vice-prefeito de Aldeias Altas. 

A chapa, segundo a postagem, será encabeçada pelo atual vice-prefeito Marcio Gaido (ver abaixo) como candidato a prefeito, tendo como vice-prefeito Ribinha. 

Porém o parlamentar rechaçou o que foi publicado e afirma: “Não sou pré-candidato a vice-prefeito. Fui vitima de uma fake news"

O vereador afirma ainda: "Sou da oposição, faço parte do grupo oposicionísta  em Aldeias Altas. Meu nome está aí, para o grupo e o povo avaliar. O grupo vai escolher o melhor nome colocado nas pesquisas para encabeçar a chapa para disputar a eleição municipal 

Operação Educação: Tribunal de Contas do Estado encontra irregularidades em escolas de todos os municípios fiscalizados no MA 

Situação de escola no município de Raposa 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Marcelo Tavares, junto com sua equipe técnica, concedeu entrevista nesta quinta-feira (04) apresentando relatório da Operação Educação. Juntamente com 31 Tribunais de Contas de todo o país, o TCE maranhense participou de auditoria que verificou as condições de funcionamento de 1.088 escolas públicas estaduais e municipais. No Maranhão, uma equipe de 22 auditores visitou 99 escolas distribuídas em 31 municípios. Foram fiscalizadas 90 escolas municipais e 9 estaduais.

A fiscalização identificou precariedade em escolas de todos os municípios fiscalizados. As unidades tinham problemas com estrutura escolar seriamente sucateada. Foram checados 200 itens envolvendo aspectos referentes à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos. As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022.

Marcelo Tavares fala sobre operação do TCE que identificou 
situação precária em escolas municipais do Maranhão 

Durante a coletiva, o TCE comunicou que a fiscalização serviu para coletar informações, e a partir de agora cada caso terá um destino, como tomada de contas especial ou abertura de procedimento pelo Ministério Público de Contas para que o gestor regularize a situação.

Para o Tribunal, não existe justificativa para o descaso nas escolas do Maranhão pelo volume de recursos recebidos pelas prefeituras somente com precatórios do Fundef, que é um recurso extra. Desde 2016, quase R$ 1 bilhão em recursos (R$ 955.333.546,08).

Marcelo Tavares afirmou que o TCE teve muita preocupação em adotar critério técnico para a escolha dos municípios fiscalizados com base em métricas que levam em consideração Censo Escolar, logística, níveis de escola e etapa de ensino. Ele afirmou que o método de escolha foi científico e que até o número de escolas fiscalizadas (99) foi feita por base no cálculo da metodologia. Mas que mais municípios serão fiscalizados. “Não estamos falando de forma individual para que o Tribunal não seja acusado de escolher alvos. Nosso único alvo é a boaversação do recurso público na educação”.

A partir de agora, a nova metodologia do TCE será fazer fiscalizações surpresa in loco, com base nessa metodologia de escolha.

Nessa operação foram fiscalizados Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Belágua, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Dom Pedro, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, Morros, Paço do Lumiar, Pinheiro, Pirapemas, Presidente Dutra, Raposa, Rosário, Santa Helena, São Bento, São Domingos do Maranhão, São Luís, São José de Ribamar, São Mateus do Maranhão, Senador Alexandre Costa, Timon, Tutóia, Vargem Grande e Viana.

Situação das escolas de Caxias 

Escola com forro caído em São José de Ribamar 

Forro e parede precários em escola de Grajaú  

Escola de Dom Pedro 
Fonte: Blog do Clodoaldo Correa 
UEMA abre inscrições de vestibular voltado para pessoas com 60 anos ou mais 

Foram abertas, nesta quinta-feira (4), as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Ao todo, são oferecidas 66 vagas para o segundo semestre de 2023.

Os interessados podem se candidatar até o dia 19 de maio, e as provas serão aplicadas no dia 19 de junho. Para se inscrever no seletivo, é necessário que o candidato tenha concluído integralmente o ensino médio e comprovar ter, na data da matrícula, 60 anos ou mais. As 66 vagas são distribuídas nos seguintes campi e cursos:

Confira o edital

Campus São Luís:

Ciências Sociais Licenciatura – 6 vagas
Campus Caxias:

Matemática Licenciatura – 6 vagas
Química Licenciatura – 6 vagas
Ciências Sociais Licenciatura 6 – vagas
Ciências Naturais Licenciatura 6 – vagas
Geografia Licenciatura 6 – vagas
Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – 6 vagas
Campus Timon:

Pedagogia Licenciatura – 6 vagas

Campus Lago da Pedra:

Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – 6 vagas
Ciências Biológicas Licenciatura – 6 vagas
Campus Coelho Neto:

Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas – 6 vagas