terça-feira, 5 de março de 2024

Alexandre de Moraes deve ser homenageado pela Assembleia Legislativa do MA 

Gilberto Leda

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve receber nos próximos meses uma homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Nesta terça-feira, 5, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa deu parecer favorável a um requerimento do deputado Othelino Neto (PCdoB) propondo a concessão da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao magistrado.

A comenda é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo maranhense.

Apenas o deputado Yglésio Moyses (PSB) votou contra a proposta. O texto agora vai a plenário.

Confirmada 1ª morte por dengue no Maranhão; Outras 10 estão sendo investigadas 

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira, em boletim epidemiológico divulgado em seu portal, a primeira morte por dengue no Maranhão este ano.

A vítima residia em São Luís.

Outras dez mortes estão sendo investigadas nos municípios de Arari, Bela Vista do Maranhão, Brejo, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pinheiro, além da própria capital.

Até o momento, segundo o documento, 1.643 casos prováveis de dengue foram computados até o momento, sendo que 573 foram confirmados.

Dos 217 municípios do Estado, 61 tiveram casos confirmados e em 129 os pacientes estão em observação e podem ser considerados como infectados.

163 casos foram confirmados em São Luís, de um total de 256 classificados como prováveis.

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

O cuidado começa dentro de casa. Separe pelo menos 10 min para inspecionar sua residência e eliminar focos de água parada, pois é nela que o mosquito se reproduz.

Expectativa para abertura da Janela Partidária de 2024  

A partir do dia 07 de março será aberta a Janela Partidária, período em que políticos do Legislativo podem trocar de partidos sem o risco de perda de mandato.

Neste ano, a Janela Partidária serve apenas para os vereadores. A migração pode ser feita até 5 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024.

Vale ressaltar que a escolha do partido político, no atual modelo eleitoral brasileiro, é fundamental para quem busca lograr êxito nas eleições, afinal a montagem das chapas, por conta do quociente eleitoral, pode definir quem se elegerá no pleito.

Sendo assim, é aguardar e conferir, afinal nestes próximos 30 dias a movimentação deve ser intensa.

Blog do Jorge Aragão 

Vereadores assinam manifesto de apoio para Ricardo Rodrigues ser vice na chapa de Gentil Neto 

O nome do presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Ricardo Rodrigues, há dias vem sendo ventilado para ser candidato a vice-prefeito na chapa do secretário de Infraestrutura Gentil Neto candidato a prefeito de Caxias. A possibilidade é defendida pelos vereadores da base governista que assinaram um manifesto de apoio pela indicação do nome do chefe do Legislativo para compor a chapa como candidato a vice de Gentil Neto. 

Na sessão ordinária desta segunda-feira (04), Ricardo Rodrigues agradeceu aos colegas a manifestação de apoio e pela assinatura por unanimidade do manifesto defendendo a indicação do seu nome para concorrer como companheiro de chapa de Gentil Neto. 

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, o vereador Ricardo Rodrigues foi alçado ao comando da Mesa Diretora com o voto da maioria dos edis. O petista se abdicou de disputar a reeleição para um novo mandato na Casa do Povo. 

Assista no vídeo abaixo Ricardo Rodrigues agradecendo o apoio dos vereadores aliados.  

S.J. do Sóter: entrega de kits para as bailarinas Nota Dez; um passo em direção à transformação 

Na última quinta-feira (29), um momento de alegria e realização marcou a vida das crianças participantes do programa de balé Bailarinas Nota Dez, promovido pela  Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria da Mulher. A entrega dos kits teve como objetivo  incentivar a arte, a cultura e o desenvolvimento  das crianças que integram o projeto. 

O kit entregue às bailarinas continha uniforme de balé e livros educativos. Com isso, o programa, que vai além dos passos de dança, aprimora valores sociais, a leitura e a construção de cidadãs conscientes.

A proponente do projeto e instrutora de dança, Karoline Gomes, expressou sua felicidade ao ver as meninas recebendo os kits. “É emocionante testemunhar o brilho nos olhos delas ao segurar o uniforme e os livros. Esses materiais não são apenas objetos, mas portas para o conhecimento e para a autoconfiança”, disse Karoline.

O professor Nando Santos, responsável por conduzir as aulas, destacou a importância do projeto para a formação cidadã das crianças. “O balé transcende o movimento físico. Ele ensina disciplina, trabalho em equipe e respeito mútuo. Esses valores moldam não apenas bailarinas, mas futuras líderes”, afirmou Nando.

Para a secretária da Mulher, Julinha Magalhães, a entrega dos kits representa um marco. “Ver a felicidade nos rostos das crianças é a maior recompensa. A dança traz não apenas benefícios para o corpo, mas também constrói um futuro promissor na vida das meninas. Esses resultados gratificantes são fruto do comprometimento de todos os envolvidos”, declarou Julinha.



A Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo, 14.150/2021, na categoria de dança, possibilitou a aquisição desses kits. Ela é um instrumento poderoso para impulsionar projetos culturais e sociais, como o Bailarinas Nota Dez.

Criada para incentivar e reaquecer o setor cultural gravemente afetado pela pandemia da COVID-19, de modo a garantir que artistas, produtores e organizadores culturais pudessem retomar a produção cultural. A Lei destinou R$ 3,86 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios para o fomento da área.(Ascom/PMSJS)