terça-feira, 3 de julho de 2018

Presos quatro suspeitos de envolvimento em assassinato no Povoado Brejinho 


Policiais militares do 2° BPM prenderam, por volta de 21h de segunda-feira (02), quatro suspeitos de envolvimento em um homicídio no povoado Brejinho.

A vítima foi identificada como Paulo Isidório Carvalho, de 31 anos, ajudante de pedreiro. O crime ocorreu por volta de 17h15, nas proximidades de um posto de combustível.

A polícia acredita que o homicídio possa ter como motivação um acerto de contas relacionado ao tráfico de drogas.

Dois homens em um carro teriam abordado a vítima, dispararam seis tiros de uma pistola calibre .40, e depois se evadiram. A dupla foi detida pela Polícia Militar, no momento da fuga. Duas mulheres, suspeitas de envolvimento no crime, também foram presas.

No deslocamento para o povoado, os PMs identificaram um veículo Corsa Sedan, de cor branca, placas NIG-2226, de Teresina/PI, que estava sendo utilizado para fuga pelos dois autores do homicídio.  De imediato, foi realizada a abordagem e dado voz de prisão aos dois criminosos.

Já no povoado Brejinho, os policiais identificaram e prenderam duas mulheres suspeitas de envolvimento no crime.

Os presos foram identificados como Sandra Cristina Costa Pereira, de 46 anos, residente no povoado Brejinho; Samara Pessoa de Sousa, de 36 anos, residente no povoado Brejinho; Antônio dos Reis, morador na rua 100, n° 16, bairro Centro Operário, em Timon; e José dos Reis, de 31 anos, morador no povoado Perucas, em Matões.

Na operação, os policiais apreenderam uma pistola PT 100, calibre .40, com dois carregadores; um carregador de pistola calibre 380; três cápsulas de munição .40; e uma balança de precisão.

As quatro pessoas presas foram conduzidas e entregues na delegacia de Polícia Civil de Caxias para os procedimentos necessários.
Ex-presidente Lula acusa ministro Edson Fachin de fazer manobras contra ele 


A presidente do PT, senadora Gleisi Hofmann (PR), leu nesta terça-feira (03) uma carta na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirma sua pré-candidatura à Presidência da República e acusa o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de fazer manobras na tramitação processual dos habeas corpus protocolados por seus advogados.
Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba há mais de 80 dias em função da condenação a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato. Por determinação do juiz Sérgio Moro, Lula foi preso para começar a cumprir a pena após ter os recursos rejeitados pela segunda instância da Justiça Federal.
Na carta lida pela senadora, durante reunião da Executiva Nacional do PT, Lula diz que foi condenado sem provas e afirma que o “comportamento público de alguns ministros da Suprema Corte é a mera reprodução do que se passou na primeira e na segunda instâncias”.
“Primeiro, o ministro Fachin retirou da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal o julgamento do habeas corpus que poderia impedir minha prisão e o remeteu para o plenário. Tal manobra evitou que a Segunda Turma, cujo posicionamento majoritário contra a prisão antes do trânsito em julgado já era de todos conhecido, concedesse ohabeas corpus. Isso ficou demonstrado no julgamento do plenário, em que quatro dos cinco ministros da Segunda Turma votaram pela concessão da ordem”, diz Lula na carta.
Na sexta-feira (22), Fachin enviou pedido de liberdade ou prisão domiciliar do ex-presidente para julgamento pelo plenário, e não na turma, como queria a defesa. Ao justificar o envio, o ministro disse que a questão deve ser tratada pela Corte por passar pela análise do trecho da Lei da Ficha Limpa que prevê a suspensão da inelegibilidade “sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal”.
Em outro trecho da carta lida por Gleisi, o ex-presidente Lula disse que não cometeu nenhum crime e reafirma sua pré-candidatura às eleições presidenciais de outubro.
A Agência Brasil entrou em contato com o gabinete do ministro Edson Fachin e ainda não recebeu retorno.
(Agência Brasil)
Definida as quartas de final da Copa do Mundo 


Definidas as quartas de final da Copa do Mundo da Rússia.
Os últimos classificados foram conhecidos nesta terça-feira (3). A Suécia eliminou a Suiça ao vencer por 1 a 0 e a Inglaterra que empatou por 1 a 1 com Colômbia no tempo normal e prorrogação e venceu nos pênaltis por 4 a 3.
As quartas de finais terão duas seleções sul-americanas e seis seleções européias.
O Brasil que eliminou o México ao vencer por 2 a 0 vai enfrentar a Bélgica. Os belgas se classificaram após vencer o Japão por 3 a 2.
Das seleções que já foram campeãs ainda continuam Brasil (5), Uruguai (2), Inglaterra (1)  e França (1). As outras seleções nunca conquistaram uma Copa do Mundo.
A menos que Brasil e Suécia cheguem à decisão, assim como em 1958 quando o Brasil foi campeão, a Copa da Rússia terá uma final inédita
06/07 – Sexta-feira
11h – Uruguai x França
15h – Brasil x Bélgica

07/07 – Sábado
11h – Suécia x Inglaterra
15h – Rússia x Croácia

Foto:  Lucas Figueiredo/CBF
Marcio Jerry e Cleide Coutinho farão dobradinha  


Do site do Elias Lacerda – O ex-secretário de Comunicação do governo do Maranhão e pré-candidato a deputado federal pelo PC do B, jornalista Márcio Jerry, vai fazer dobradinha na sua cidade natal , Colinas, com a médica Cleide Coutinho .

A viuva do ex-deputado Humberto Coutinho é apoiado pelo grupo Brandão em Colinas, que tem no atual vice-governador Carlos Brandão e o ex-prefeito Zé Henrique, os seus maiores expoentes.

Os Brandão também vão somar no apoio a Márcio Jerry para federal.



Delegada fala sobre a tragedia que deixou 05 pessoas mortas em São João do Sóter


A delegada Marília Vasconcelos, de São João do Sóter, município que foi marcado por uma tragédia nesse fim de semana, onde cinco pessoas foram assassinadas, falou sobre o que de fato aconteceu na madrugada de sábado (30/06) e início de domingo (01/07).

Marília Vasconcelos (foto abaixo) disse que terá muito trabalho pela frente e que todos os envolvidos no homicídio e tentativa de homicídio, que já foram identificados pelas câmeras de segurança, serão indiciados e responderão processo judicialmente. 

O relato de como aconteceram como aconteceram as mortes dos cinco envolvidos

“O secretário de cultura e o organizador do evento, Cícero Rocha, ele insistiu pra Polícia Militar não encerrar o evento no horário que determina a licença, que era as 03 horas da manhã, e a festa continuou até as 03h50min. Nesse momento, dois grupos iniciaram uma discussão, e o José Walison, mostrou um revólver, Cícero Rocha que tentou desarmar José Walison, acabou levando um tiro na cabeça, que foi efetuado pelo Marlon, que pegou a arma do José Walison, eles estavam juntos, e, em seguida, o vereador conhecido como Totonho, tentou desarmar o Marlon, e também foi atingido com um disparo e faleceu imediatamente no local onde acontecia a festa. Os criminosos Marlon e José Walison tentaram fugir, e o José Walison foi contido por populares que o lincharam. O Marlon foi perseguido por algumas pessoas e efetuou mais alguns disparos, atingindo uma vítima conhecida como Júnior da Nasa. O José Walison foi socorrido e continua internado, até o momento, em estado grave, mas o Marlon fugiu e se escondeu no matagal, logo após efetuar todos esses disparos. No dia 1º (domingo), por volta de 01 hora da manhã, o sobrinho da vítima, Cicero Rocha, o Tárcio Rocha, foi informado por alguns moradores de São João do Sóter, que o Marlon estaria escondido em uma residência abandonada na cidade. E ao invés de acionar a Polícia, o Tárcio se deslocou a essa casa, onde supostamente o Marlon estaria escondido, e acabou travando uma luta corporal com ele, mesmo sabendo que o Marlon estaria armado, e tendo matado três pessoas, inclusive o tio dele, e, nessa luta corporal que eles travaram, Tassiio acabou sendo atingido na cabeça, e também faleceu no local. Os populares que acompanharam toda essa cena, invadiram a casa e eles lincharam até à morte, o Marlon. Então,Sandro, em 24 horas aconteceram cinco mortes.”

Sobre as providências que serão adotadas pela polícia

“No sábado (30/06) pela manhã, eu me desloquei pra São João do Sóter, juntamente com o Dr. Veloso, que é o delegado titular da Delegacia de Homicídio e lá, chegando, o Dr. Jair Paiva, que é o delegado regional de Caxias, já se encontrava no local, e ele já havia inquerido algumas testemunhas. Nós permanecemos na delegacia inquirindo outras testemunhas, até o sábado à noite, e nós protocolamos o pedido de prisão preventiva do Marlon, que até àquele momento se encontrava em local incerto, e também pedimos a preventiva do José Walison que está, até o presente momento, internado no hospital. Além disso nós estamos, também, identificando os autores dos dois linchamentos, através dos vídeos e dos áudios que estão sendo divulgados nas redes sociais, acho que até vocês devem ter recebido fotos, áudios e vídeos. Nós já estamos identificando essas pessoas, que serão inquiridas, posteriormente, e as vítimas foram encaminhadas para o IML de Timon. A arma será periciada, pois o Marlon, ele também é suspeito de praticar outros homicídios, inclusive um na cidade de Colinas, que ele já foi até reconhecido, mas pra poder comprovar a participação dele nesses outros crimes, nós precisamos do exame de confrontação balística.”

Sobre os linchamentos

“Eu lamento muitíssimo que as pessoas que se consideram (entre aspas) cidadãos de bem, elas se igualam aos criminosos pra tentar fazer um justiçamento. A Polícia está trabalhando, e trabalhando de forma incansável pra elucidar todos esses crimes que aconteceram em São João do Sóter, nos últimos dias. Nós não podemos criar as nossas próprias leis pra punir da forma como a gente acha adequada, a gente tem que confiar nas instituições; tem que confiar na Polícia, tem que confiar no Ministério Público e tem que confiar no Poder Judiciário, e o nosso trabalho está sendo feito de forma muito célere, o juiz plantonista já estava ciente da situação, já estava com os pedidos em mãos para apreciar. E, o correto, naquela situação, deveria ser acionar a Polícia, ele ser preso e encaminhado pra Justiça, pra responder pelos atos dele.”

Nesta segunda-feira (02), a delegada Marília Vasconcelos confirmou a participação de Marlon no assassinato do irmão da Prefeita Consuelo Lima, da cidade de Jatobá, no Maranhão.

O empresário Antônio Alves de Morais, conhecido por Dêjá, foi morto por dois elementos no dia 28 de junho, na Pousada de propriedade dele, na cidade de Colinas, no Maranhão. Ele exercia o cargo de secretário-adjunto de Fazenda e Planejamento.

Com informações do Blog do Sandro Vagner