quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Deputada Cleide Coutinho vai ocupar 2ª Secretaria na Mesa Diretora da Assembleia  


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, que deve ser reeleito nesta sexta-feira (1º), definiu as duas ultimas vagas que estavam em aberto na composição da Mesa Diretora.

A deputada estadual Cleide Coutinho vai ocupar a 2ª Secretaria da Mesa Diretora. 

A 1ª Secretaria será ocupada pela deputada Andreia Rezende, aliás as mulheres serão maioria no comando do parlamento estadual. Detinha ocupará a segunda-vice-presidência; Thaysa Hortegal vai ocupar a terceira vice-presidência; Daniela Tema será a quarta secretaria e Ana do Gás ocupará a Procuradoria da Mulher. 

A forte presença das mulheres, mostra que as deputadas podem desempenhar um papel de protagonismo na atual legislatura.

Paulo Castro de olho em 2020...

Paulo Castro ( de camisa amarela) ladeado por amigos no povoado Pedras 
O funcionário aposentado da CEMAR, Paulo Cesar Castro, filho do ex-prefeito de Caxias Zé Castro (in memoriam), disse ao titular do Blog que vai disputar a eleição em 2020. Paulo Castro tem pretensões politicas e concorrerá ao cargo de vereador pelo município de São João do Sóter nas eleições municipais do próximo ano. Em visita que fez no inicio do mês de janeiro a amigos que moram no povoado Pedras o futuro candidato recebeu as bençãos e a confirmação de que terá o apoio na empreitada vindoura.

"Tenho tudo para me encontrar com o povo de São João do Sóter. Lá era a principal base eleitoral do meu saudoso pai quando o lugar se chamava São João dos Poleiros. Serei candidato a vereador com as bençãos das pessoas de saudosas lembranças como Sóter Mendes, Eugênia Campos, Aluísio Lobo e José Castro", disse Paulo Castro. 

Paulo Castro informou que a ex-prefeita Luiza Rocha já o procurou e manteve com ele os primeiros contatos sobre a candidatura ao legislativo sotense. "Fiquei encantado com a cidade, como cresceu, se desenvolveu e vai continuar crescendo. Eu quero contribuir com esse crescimento exercendo na Câmara um mandato de vereador. Tudo isso, claro, se o povo me conceder essa oportunidade em 2020", disse 

Paulo Castro ainda não está filiado a nenhum partido politico em São João do Sóter, mas disse que está estudando o melhor caminho que deve seguir para poder ingressar numa agremiação partidária.    
Vereador Edílson Martins cobra do prefeito Fábio Gentil reajuste salarial dos professores 


Na sessão extraordinária desta quarta-feira (30) o vereador Edílson Martins (PSDB) utilizou a palavra no pequeno expediente para cobrar do prefeito Fábio Gentil o reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino. O oposicionista quer que o reajuste aos educadores caxienses seja superior ao piso nacional dado aos professores pelo Governo Federal. 
Edílson Martins também parabenizou a classe e destacou a luta dos professores contra as injustiças que o prefeito Fábio Gentil vem fazendo contra os profissionais da educação. O edil abordou o não pagamento dos 15 dias trabalhados pela categoria no mês de fevereiro do ano passado. 
Ainda de acordo com Edílson Martins a volta as aulas marcada para acontecer em Caxias no mês de março, fazendo paralelo com o município vizinho Aldeias Altas, deveria ser no inicio do mês de fevereiro.   
Ainda na sua fala, o parlamentar ainda cobrou o pagamento do abono salarial dos professores, que não tem nem previsão de quando o mesmo será efetuado.  
Edílson Martins vem se destacando como oposicionista ao governo Cabeludo. Ele foi contundente ao sair em defesa da classe de professores e se posicionar mais uma vez contra Fábio Gentil.

EM ganha força e cresce politicamente a cada dia.
Drª Cleide comemora vitoria da chapa "Humberto Coutinho - A FAMEM é NOSSA"


Foi no Palácio dos Leões, ao lado do governador Flávio Dino, do vice-governador Carlos Brandão e de diversos secretários de estado que a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT) comemorou a vitória do prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), como novo presidente da FAMEM – Federação dos Municípios do Maranhão.


Presença decisiva na articulação e mobilização dos prefeitos para a eleição que aconteceu nesta quarta-feira, 30/01, Drª Cleide esteve no café da manhã que reuniu os prefeitos e também na apuração do resultado, no final da tarde, e foi aclamada pelos prefeitos como sendo “pé quente” e por exercer sua liderança agregadora e conciliadora na política maranhense em torno da chapa Humberto Coutinho - A FAMEM É NOSSA.


A nova direção da Famem conta com prefeitos da base eleitoral, que deu à deputada Cleide Coutinho uma das votações mais consagradoras na eleição de 2018, como os prefeitos Miltinho Aragão de São Mateus e Idan Torres de Santa Filomena.

O mandato da nova direção da Famem vai até janeiro de 2021. 

Câmara de Vereadores adia votação do PL que dispõe sobre reajuste salarial dos professores municipais 



Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (30), o plenário do parlamento caxiense decidiu adiar a votação do Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a concessão de reajuste do piso salarial do magistério público municipal da educação básica para o ano de 2019. O adiamento atendeu pedido de vistas ao projeto solicitado pelo vereador Jerônimo (PMN).
Conforme mensagem emitida pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), “o valor proposto, correspondente a 4,17%, se encontra em patamar superior as perdas inflacionárias apuradas no período e observou os contornos definidos na legislação federal, além de obedecer a capacidade financeira, orçamentária e fiscal do Município, e inquestionavelmente refletirá em benefício a essa categoria profissional que tanto mercê reconhecimento do Poder Público”.
“Precisamos rever algumas questões no Projeto de Lei em virtude de que o município de Caxias tem um Plano de Cargos e Carreiras determinando o valor do salário dos professores. E pelo que eu pude observar, o Projeto de Lei apresentado está de acordo com o Piso Salarial Nacional, mas nós estamos deixando à parte um Plano de Cargos e Carreira do magistério do município de Caxias que já está aprovado”, defendeu Jerônimo.
Manifestaram-se a favor do pedido de vistas os seguintes vereadores: Thaís Coutinho (PSB), Edilson Martins (PSDB), Magno Magalhães (PSD), Sargento Moisés (PSD), Repórter Puliça (PRB), Darlan (PHS) e Tevi (SD).
“Com o apoio de toda esta Casa, o vereador Jerônimo tem o Projeto de Lei para análise até a volta do recesso, que provavelmente será na próxima semana”, disse o presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB).
ASCOM/CMC