quarta-feira, 23 de março de 2022

Homem é executado com 4 tiros na Rua do Matadouro 

Paulo (foto acima) foi executado na noite desta quarta-feira (23), com 4 tiros na Rua do Matadouro, nas proximidades da ponte sobre o riacho São José. 

De acordo com testemunhas, Paulo foi surpreendido pelos criminosos quando fechava sua oficina onde trabalhava consertando ventilador. O atirador chegou em uma motocicleta, desceu e atingiu a vítima no peito, ombro e no antebraço e fugiu na sequência com o comparsa. Até o fechamento dessa matéria a dupla não havia sido localizada pela polícia. 

A Polícia Militar e Civil foram acionadas. A vitima veio a óbito no local antes de receber atendimento médico. 

Morre a ex-servidora da Prefeitura de Caxias Raimunda Lopes 

Raimundinha Lopes (blusa roso) com a cunhada Roseane
Medeiros e o irmão jornalista Evilásio de Souza  

Faleceu em São Paulo na noite desta quarta-feira, 23, a ex-funcionária da Prefeitura de Caxias Raimunda Lopes, mais conhecida como Raimundinha. Ela não resistiu a complicações decorrentes de um câncer. 

Segundo seu irmão o jornalista Evilásio de Souza, Raimundinha, que tinha 64 anos, descobriu a doença há uns 8 meses atrás. Por conta do avanço da doença que rapidamente se espalhou pelo seu corpo, ela foi levada pra São Paulo, passou por cirurgia, permanecendo internada com inchaço pelo corpo até falecer. 

Raimundinha foi servidora da Prefeitura de Caxias lotada na Secretaria de Assistência Social na administração do ex-prefeito Humberto Coutinho. 

Ela deixa um casal de filhos e netos. 

Aos familiares os nossos sinceros sentimentos. 

Dra. Cleide Coutinho destaca entrega de obras do governo em Caxias 

Deputada Cleide Coutinho durante pronunciamento na sessão plenária
dessa terça-feira (22) 

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa dessa terça-feira (22), a deputada Cleide Coutinho (PDT) destacou ações e obras realizadas pelo Governo do Estado em diversas áreas, nos municípios de Caxias, Aldeias Altas, Timon e Coelho Neto.

Segundo a parlamentar, uma delas foi a inauguração da nova Avenida Beira Rio, às margens do Rio Itapecuru, no  centro de Caxias. “O novo espaço de lazer e turismo conta com bancos, iluminação em led, área de estacionamento, academia ao ar livre, totens com homenagens a poetas caxienses, arquitetura de época da cidade e quiosques”, destacou.

Cleide Coutinho disse que destinou emenda de R$ 1 milhão para a reforma do Mercado Central de Caxias. "A medida atende aos anseios da população caxiense e dos trabalhadores que atuam no local", ressaltou.

Ela informou, também, que solicitou a ampliação do programa de equoterapia desenvolvido no 2º Batalhão de Polícia Militar de Caxias. A indicação prioriza a implantação de um núcleo de equoterapia moderno e mais amplo para atender não somente a população policial, mas toda a comunidade.

“O método terapêutico e educacional usa cavalos para implementar uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e da própria equitação. Com ele, é possível alcançar um desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais e viabilizar atendimento a pessoas com paralisia cerebral, autismo, hiperatividade, deficiência auditiva, Síndrome de Down, Síndrome de Asperg, Síndrome de West, dentre outras", finalizou.

Ascom/Dep Cleide Coutinho 

Justiça Eleitoral anula candidaturas do PSDB em Caxias por fraude em cota de gênero 

Chapa com os candidatos do PSDB que disputaram o pleito 2020
para o cargo de vereador 

Até agora, dos processos das chamadas candidaturas laranjas já analisados pelo magistrado, o juiz Paulo Afonso Vieira Gomes resolveu anular os votos de todos os candidatos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) contabilizados na eleição de 2020 em Caxias.

A legenda disputou o pleito com 09 candidatos (ver chapa acima) ao cargo de vereador, sendo três mulheres. 

O caso em especifico foi o da candidata Bruna Laise Santos Novais, que o magistrado considerou comprovada a fraude de sua candidatura ao cargo de vereadora e determinou a sua inelegibilidade pelo prazo de 8 anos, contados da eleição municipal de 2020.

Retotalização de votos

Paulo Afonso marcou para amanhã, às 10 horas, na Cidade Judiciária, a realização da nova totalização dos votos, por meio do Sistema de Gerenciamento da Totalização – SISTOT, tendo em vista a alteração jurídica da sentença proferida e a consequente mudança do quociente eleitoral do resultado das Eleições de 2020 em Caxias.

São João do Sóter retornam às atividades presenciais para crianças da pré-escola 2

As creches da rede municipal de São João do Sóter retornaram as atividades presenciais para crianças da pré-escola 2. A retomada está sendo possível, mesmo que gradativamente, por conta da cobertura vacinal do público adulto da cidade. 

Assista o vídeo abaixo:

Justiça julga improcedente denúncia de 'candidaturas laranjas' em Caxias 

Fachada principal do Fórum Eleitoral de Caxias 

O juiz da 4ª Zona Eleitoral de Caxias, Paulo Afonso Vieira Gomes, julgou improcedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apurava denúncias de candidaturas laranjas nas eleições proporcionais de Caxias, em 2020. 

A ação apontava que candidatas do Partido dos Trabalhadores não tiveram nem mesmo os próprios votos em 2020. A legenda apresentou 22 candidatos ao Legislativo, sendo 7 mulheres. Pela sigla petista foi eleito vereador o candidato Ricardo Rodrigues. 

Por lei, cada partido precisa ter pelo menos 30% de mulheres ou homens. 

Na sua decisão o juiz Paulo Afonso assevera o seguinte: "Por outro lado, não se pode esquecer que o ônus da prova compete ao autor da demanda, que deve trazer aos autos elementos comprobatórios de suas alegações, o que no presente caso não ocorreu. Da inicial não se extrai qualquer prova das alegações de fraude. O que torna impossível a procedência da ação. Diante disso, pelos fatos e fundamentos expostos, JULGO IMPROCEDENTE a presente Ação de Investigação Judicial diante da ausência de provas do alegado”.