sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Prefeito de Timon vai ao evento de Lula mesmo tendo apoiado Aécio Neves 

O prefeito Luciano Leitoa e seu grupo politico apoiaram o senador Aécio Neves nas eleições de 2014 


Mesmo tendo apoiado Aécio Neves (PSDB), que foi derrotado por Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições de 2014, o prefeito Luciano Leitoa (PSB) vai participar do evento organizado por petistas para receber o ex-presidente Lula neste domingo (03), em Timon.

Neste quinta-feira (31), o prefeito Luciano Leitoa oficializou sua ida ao evento petista através de uma rede social. Leitoa recebeu alguns petistas de Timon além do coordenador nacional da caravana 'Lula pelo Brasil' na região Nordeste que foram oficializar o convite ao prefeito. “Com alegria, recebi o convite para participar do ato de entrega do Título de Cidadão Timonense que o ex-presidente receberá no próximo domingo (03), às 16h, no Centro de Convenções Maranhense”, disse Leitoa.

“Irei prestigiar a entrega do título ao ex-presidente por reconhecer o papel importante que ele teve no desenvolvimento de nossa cidade ao longo do seu governo. Convido todos os amigos para estarem conosco neste evento”, frisou o prefeito Luciano Leitoa.

do Blog do Ludwig 
André Fufuca não teria sido eleito se "Distritão" estivesse em vigor em 2014 

Hoje presidente interino da Câmara, Fufuquinha poderia nem ser deputado se
o sistema que está prestes a ser implantado estivesse valendo em 2014  
O deputado federal André Fufuca (PP-MA) é, desde a manhã da ultima terça-feira (29), o presidente em exercício da Câmara dos Deputados do Brasil. Ele deve ficar interinamente no posto até a próxima semana, período em que deve ser votada pelo menos uma parte da reforma política em discussão na Casa. Curiosamente, se já estivesse em vigor o sistema eleitoral que os deputados estão tentando aprovar no plenário, Fufuca não teria sido eleito em 2014.
Aos 28 anos, completados no último domingo (27), o médico André Luiz Carvalho Ribeiro foi o 19º candidato a deputado federal mais votado do seu Estado nas eleições de 2014, com 56.879 votos. Como o Maranhão tem 18 cadeiras na Câmara, ele não teria sido eleito caso o sistema eleitoral em vigor fosse o “distritão”, que pode ser escolhido pelo Congresso para valer nas eleições do ano que vem.
Além de Fufuca, outros 44 deputados em exercício teriam o mesmo destino. Isso porque, no modelo aprovado pela comissão que analisou a PEC 77/2003, relatada pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), e que está na pauta para ser votado no plenário da Câmara, apenas os mais votados de cada Estado se elegeriam.
Já no sistema atual, o proporcional, os votos de cada coligação de partidos são somados e divididos por um número, chamado quociente eleitoral, que determina o número de cadeiras que o grupo de legendas terá.
Dessa forma, um candidato com menos votos pode acabar eleito. O atual ocupante da Presidência da Câmara, por exemplo, foi superado em número de votos por quatro candidatos maranhenses que, por causa do quociente, não se elegeram. Um deles, Cláudio Trinchão (PSD), teve 87.793 votos, 54% a mais que Fufuca.
UOL procurou a assessoria do deputado para saber se ele é favorável ou não ao distritão, mas sua equipe informou que ele não se manifestou anteriormente sobre o assunto e que prefere não se posicionar sobre temas em votação enquanto estiver na Presidência.
fonte: UOL 

DNIT atualiza bancada do Maranhão sobre obras das BRs  135 e 226 

Terraplanagem da BR 226, trecho Timon/Presidente Dutra (foto internet)  
O coordenador da bancada do Maranhão e deputado federal, Rubens Júnior (PCdoB), solicitou novo relatório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre o andamento das obras das BRs no Maranhão. “Além de destinar emendas por meio da bancada, também estamos monitorando todas as obras, visto a importâncias dessas rodovias para o estado”, explicou o parlamentar.

De acordo com o DNIT, a obras de duplicação da BR-135 entre a Estiva e Bacabeira (km 25 ao km 51,3) estão 90% concluídas. Foi finalizado aproximadamente 10 kms de duplicação. Os serviços de coluna de brita restantes estão em fase de finalização na cabeceira da ponte da saída de São Luís. “O viaduto sobre a linha Férrea da VALE está concluído e o tráfego já foi desviado, e os serviços de terraplenagem e pavimentação na região do Campo de Perizes reiniciaram após o término do período chuvoso”, explicou.

Ainda segundo o órgão federal, está em andamento a construção do viaduto em Bacabeira (km 51). A previsão de liberação da pista dupla nos 26 km é para até dezembro de 2017. A partir de novembro, inicia a restauração da pista antiga (pista esquerda, sentido São Luís-Bacabeira).

As obras de duplicação da BR-135 entre Bacabeira e Outeiro (km 51,3 ao km 95,6) já tem contratos assinados e aguardam licença de instalação para o início das obras. O mesmo acontece para o trecho entre Outeiro e Miranda do Norte (km 95,6 ao km 127,75).

Por fim, o DNIT informou que as obras de pavimentação e melhoramentos da BR-226 e implantação e pavimentação da alteração de traçado da BR-316 (contorno de Timon – km 0 ao 100 da BR-226 e km 609,4 ao km 620,9 da BR-316), estão em andamento em fase de terraplanagem em 25 kms. A previsão do início da execução do revestimento é setembro de 2017.


Vereadora solicita operação tapa-buraco no Mutirão, Ponte e Vila São José 

A vereadora Aureamélia Siares (PCdoB), solicita ao Executivo municipal através de indicações, operação tapa-buracos ou recapeamento asfáltico nos bairros Mutirão, Ponte e na Vila São José  


Na sessão legislativa realizada quarta-feira (30) no plenário da Câmara Municipal, a vereadora Aureamélia Soares (PCdoB), solicita ao Executivo através de 03 Indicações, operação tapa-buracos ou recapeamento asfáltico nas ruas Edson Vidigal (Mutirão), Travessa 1º de Agosto (Ponte) e na rua da Igreja (Vila São José). 
A parlamentar justifica que moradores e motoristas que utilizam as vias públicas indicadas nos requerimentos reclamam das péssimas condições em que se encontra a camada asfáltica e pedem as providências cabíveis para solucionar os problemas, considerando que é dever do Poder Publico zelar pelo bem estar dos munícipes.