sábado, 7 de maio de 2022

Bolsonaro destaca nas redes sociais operação da PF contra Felipe dos Pneus em Santa Inês 

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), usou a suas redes sociais para destacar a operação Free Rider, deflagrada pela Polícia Federal contra desvios milionários da saúde de Santa Inês.

A notícia sobre a ação policial foi publicada no feed e nos stories da conta do chefe do Executivo federal no Instragam.

No comentários, seguidores de Bolsonaro elogiaram a operação e afirmaram que seria bom se Polícia Federal realizasse o trabalho de investigação em todos os municípios do Brasil.

Free Rider foi deflagrada no dia 27 de abril e teve com alvos o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (Republicanos), alguns de seus auxiliares e a empresa piauiense Droga Rocha Distribuidora.

Eles são acusados de montar um esquema criminoso de cobrança de propina, lavagem de dinheiro, fraude licitatória no âmbito da Prefeitura de Santa Inês para desviar verbas federais da saúde.

Felipe dos Pneus foi afastado do cargo e chegou a ter a prisão pedida pela Polícia Federal, mas foi negada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1.

Os investigadores também identificaram que o prefeito recebeu R$ 761 mil em propina via empresa fictícia, aberta para “facilitar” as transações financeiras ilícitas, decorrentes das contratações irregulares, originadas de procedimentos licitatórios viciados, promovidos pela Prefeitura de Santa Inês.

Lideranças religiosas e rurais se dizem decepcionadas com a falta de respostas sobre o assassinato de Edivaldo Rocha ...

Lideranças religiosas e rurais se dizem decepcionadas com a falta de respostas das autoridades sobre o assassinato de Edvaldo Pereira Rocha (foto), o sétimo quilombola assassinado no estado do Maranhão desde o ano de 2020.

Presidente da Associação de Quilombolas do povoado Jacarezinho, Edvaldo foi morto com vários tiros, disparados por dois homens desconhecidos, no dia 29 de abril passado, no povoado Bom Jesus, zona rural de São João do Sóter.

Dia 05 de maio passado foi realizada a missa de sétimo dia em memória de Edvaldo Pereira Rocha, seguida de um ato público com participação da Comissão Pastoral da Terra, de entidades regionais e de comunidades locais. Desde o ano de 2020, esse foi o sétimo assassinato de quilombolas apenas no Maranhão.

Ao todo, em 2021, foram 43 ocorrências de conflitos contra quilombolas no estado, conforme consta na publicação Conflitos no Campo Brasil 2021, divulgada no dia 18 de abril deste ano.

Explicação da Polícia

O titular da Regional de Caxias, delegado Alcides Neto, explicou que os trabalhos estão em curso e não pararam desde o dia do ocorrido. “Colhemos informações sobre o caso e que serão mais aprofundadas após as oitivas das testemunhas. Também solicitamos exames periciais técnicos. O trabalho é intenso para que tenhamos, o quanto antes, a identificação dos envolvidos neste crime”.

Com os interrogatórios, a polícia pretende identificar os envolvidos no caso e outras lideranças da comunidade que tenham recebido ameaças. A polícia analisa, também, estojos e projéteis de arma de fogo coletados no local e já repassados ao Instituto de Criminalística (Icrim).

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mantém equipes em São João do Sóter para garantir agilidade nas investigações e identificar os suspeitos. Foi reforçado o policiamento na região, para prevenir novos ataques.

Jotonio Viana 

Prefeitura de Aldeias Altas intensifica campanha nacional de vacinação contra Influenza e Sarampo 

Caxias é a primeira cidade do Brasil a pagar a 1ª parcela do 13º salario 

A Prefeitura de Caxias, antecipou para maio a primeira parcela do 13º terceiro salário para aposentados, pensionistas e funcionários do município, que estava prevista para julho.

Segundo o Poder Executivo municipal, a antecipação da primeira parcela do 13º salário de 2022, visa continuar movimentando a economia da cidade.

A antecipação só é possível porque a prefeitura tem mantido o equilíbrio das contas do município pela administração pública. O compromisso que o prefeito, Fábio Gentil (Republicanos) tem com seus funcionários nunca falhou, para os aposentados, pensionistas e funcionários do município virou rotina ter sua conta recheada sempre antes do dia previsto do pagamento.

A segunda parcela do 13º até o momento, está prevista para dezembro, mas vindo de Fábio Gentil e sua gestão competente, não será surpresa caso for antecipado. Fábio Gentil faz história na administração pública do Maranhão.