quarta-feira, 14 de maio de 2025

Presidente da Famem convida prefeitos e prefeitas do MA para a MARCHA A BRASILIA 

Roberto Costa, presidente da Famem 

Prefeitas e prefeitos maranhenses, a MARCHA A BRASÍLIA é o momento de acessar oportunidades e apresentar nossas demandas ao âmbito federal, às autoridades dos três Poderes: o presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado Federal, os ministros do Executivo, além de todos os deputados e senadores da bancada federal maranhense.

A MARCHA conta com uma programação de orientações técnicas, incluindo palestras, oficinas e debates, elaborados de acordo com as necessidades das prefeituras.

Prefeitas, prefeitos e gestores maranhenses, juntos, fortalecendo o municipalismo.

A MARCHA A BRASÍLIA representa oportunidades e a chance de qualificação e acesso a políticas públicas. Conto com a presença de vocês, prefeitas, prefeitos e gestores municipais, neste grande evento que busca soluções para ajudar as pessoas do nosso querido Maranhão.

'Reclame Aqui' recebeu mais de 29 mil queixas contra descontos indevidos em benefícios do INSS 

Um levantamento da Polícia Federal revela que, entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2024, o site Reclame Aqui registrou 29.280 denúncias de aposentados e pensionistas contra descontos associativos não autorizados em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os dados fazem parte do inquérito conduzido pela Polícia Federal sobre fraudes previdenciárias e integram também o relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), e foram revelados pela CNN Brasil.

Entre as entidades mais citadas nas reclamações estão a Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (Ambec), com 7.568 registros; a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares Rurais e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), com 3.726 queixas; e a Associação dos Aposentados Pensionistas dos Regimes Geral e Próprio de Previdência Social (Universo), com 2.736 denúncias. Todas estão sob investigação da PF e da CGU por envolvimento em esquemas de descontos irregulares.

Aibda segundo a CNN, diante da dificuldade para obter explicações dos órgãos competentes, muitos beneficiários recorreram à Lei de Acesso à Informação (LAI) em busca de esclarecimentos, que só começaram a surgir após a deflagração da operação “Sem Desconto”. Segundo a emissora, ao menos 553 ocorrências foram registradas na CGU desde 2022, sem respostas efetivas do INSS até o início das investigações.