terça-feira, 31 de março de 2020

Irmão da ex-vereadora Fátima da Baixinha morre após infarto 


Morreu na tarde desta terça-feira (31) devido a um infarto, Evandro Rocha, mais conhecido como Pinto da Granja (foto acima). Ele era irmão da ex-vereadora Fátima da Baixinha.

Pinto tinha diabetes e problemas no coração. Recentemente ele passou por cirurgia cardíaca em um hospital de São Luis, mas não resistiu, vindo a falecer hoje a tarde na capital maranhense..  

Ainda não há informações do local onde acontecerá o velório. 

O Blog manifesta a família enlutada os mais sinceros votos de pesar. 
Vereador Neto do Sindicato pede desfiliação do PCdoB 


O vereador e candidato a reeleição Neto do Sindicato (foto) protocolou nesta terça-feira (31) no TRE-MA sua desfiliação do PCdoB. Ele deverá se filiar num partido que fará parte do arco de aliança de apoio ao prefeito Fábio Gentil que vai tentar se reeleger. Não há informações sobre o nome do partido para onde migrará o edil governista. 

Neto foi eleito para o 1º mandato de vereador em 2012 pelo PT. Em 2016 se reelegeu pelo PCdoB.

O ex-comunista tem até sexta-feira (03) para ingressar numa nova sigla e assim ficar apto para buscar o 3º mandato na Casa do Povo. 

Ao que tudo indica, baseado nas movimentações dos partidos chamados de nanicos, o destino de Neto do Sindicato deve ser o Republicanos do prefeito Fábio Gentil. A nanicada não quer dar guarida a nenhum vereador da atual legislatura.  

É aguardar e conferir. 
Professor Arimatéa se desfilia do PSL e filia-se ao MDB de Cesar Sabá 


O professor Arimatéa (foto), militar reformado da Marinha Brasileira, nesta terça-feira (31) se desfiliou do PSL e filiou-se ao MDB de Cesar Sabá. 

O educador chegou a lançar sua pré-candidatura a prefeito de Caxias pelo PSL, mas diante da mudança repentina nos rumos do partido, o agora pré-candidato a vereador decidiu reforçar o grupo do MDB que tem o empresário Cesar Sabá como candidato a prefeito de Caxias pelo sigla emedebista. "Único partido que tem idéias definidas para Caxias é o MDB", disse o professor Arimatéa. 

Flávio Dino: 'o governante já não consegue demitir seus ministros'


Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, já não há dúvida que o País enfrenta uma “crise de governabilidade”. Para ele, uma das evidências do problema é a contestação aberta entre as posições defendidas por Jair Bolsonaro para lidar com o coronavírus que são contrariadas pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com apoio de outros ministros expressivos como Sérgio Moro e Paulo Guedes.
Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras autoridades médicas, Mandea tem defendido a adoção do maior isolamento possível para deter o avanço do coronavírus e recebeu apoio maciço dos governadores e prefeitos. Bolsonaro, ao contrário, ficou praticamente sozinho na defesa do relaxamento da quarentena. E mesmo contrariado pela linha adotada por seu subordinado Mandetta sabe que seria um desastre político demiti-lo nessa situação.
“Mais um grande sinal de crise de governabilidade: o governante já não consegue demitir seus próprios ministros. Não os coordena, não os suporta, mas não tem força para fazer substituições. Passada a crise sanitária, Brasil vai ter que encontrar saída para a crise instucional”, afirma Flávio Dino.
Do BR Político
Só alegria...


Subtenente Oliveira (2ºBPM) e Francisco Santana 
Quem anda sorrindo à toa é o senhor Francisco Santana, que teve sua motocicleta CG 150, cor preta,  tomada de assalto no dia 25/03/2020, por volta do meio-dia, quando o referido veiculo era conduzido pela irmã do proprietário e vítima. Para piorar ainda mais a situação os meliantes também levaram o CRLV. Mas, a providência divina não falha, através da brilhante atuação dos Policiais Militares do 2° BPM, a motocicleta do cidadão Francisco Santana foi recuperada e tirado de circulação mais um meliante, graças ao trabalho incansável de abordagens realizadas pela Polícia Militar. A recuperação da motocicleta aconteceu nas imediações do condomínio Village, no bairro Itapecuruzinho, por volta das 16 horas do dia 28/03/2020, praticamente 72 horas após ser roubada, segundo informações da vítima.

Esta foi mais uma das atuações dos agentes de Segurança Pública da Polícia Militar, que, bem como os Bombeiros Militares e demais funcionários públicos que atuam na saúde, educação, entre outros órgãos das áreas essenciais, que batalham dia e noite, faça sol ou faça chuva, para cuidar e proteger a sociedade brasileira, seja qual for o Estado da Federação. 


As vezes incompreendidos pelos governos nas três esferas e dos três poderes e até pela sociedade que juramos defender com risco da nossa própria vida! Infelizmente, somos poucos compreendidos e valorizados, quando não, somos acusados de onerar as contas do Estado. Precisamos reconhecer a importância dos funcionários públicos, sobretudo da segurança e saúde, com o perigo de se infectar com o Covid-19, que continuam seu trabalho de salvaguarda da população.  

É bom lembrar, o caso da antiga reivindicação do piso salarial nacional, quando nós da PMMA (Caxias), eu liderando a AMAIC-PMBM, junto a outros Polícias Militares e Corpo de Bombeiros dos 27 Estados, em 2013, no Governo Dilma, ocupamos o Salão Verde do Congresso Nacional em Brasília, no movimento PEC-300. Se neste e em outros momentos de tensão histórica entre o capital e o trabalho tivéssemos o apoio da sociedade que protegemos e servimos, teríamos êxito em nosso movimentos por direitos trabalhistas e quem sabe, viveríamos momentos de mais educação, saúde e segurança, ou seja, menos violência. Continuaremos a luta para ver respeitados nossos direitos e conquista por melhores condições de trabalho e salários, enfim, de vida. Pra frente e sempre! 

Subtenente Oliveira (2ºBPM) 
Cuidados com a energia devem ser redobrados durante a pandemia do coronavírus 


Energia é um item indispensável na vida dos maranhenses, especialmente nesse momento de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. A energia elétrica é necessária para que as pessoas consigam trabalhar, entreter as crianças e se manter informado.  E nesse período em que a melhor forma de combater a disseminação da COVID-19 é evitar espaços com aglomeração de pessoas e permanecer mais tempo em casa, é importante seguir algumas dicas da Equatorial Maranhão sobre como utilizar a energia de forma segura para todos.

Para o executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Francisco Ferreira, “’os cuidados no uso da energia elétrica devem ser mantidos sempre. As suas instalações elétricas devem estar em boas condições. É importante evitar improvisos e ter o cuidado de não ligar muitos aparelhos na mesma tomada, e nem ao mesmo tempo. Lembre-se de não utilizar o celular enquanto o carregador estiver ligado à tomada, ” enfatiza Francisco.

Confira abaixo as orientações para utilizar a energia de forma segura:

Água e energia

A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e realizar consertos em instalações elétricas em locais úmidos e molhados;

Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que ele esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança;

É preciso cuidado em relação a resistências dos chuveiros elétricos. Nunca altere o tamanho nem reaproveite resistências queimadas.

Lâmpadas e tomadas

Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;

Atenção ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;

Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.

Instalações de antena e reformas

Não instalar antenas próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque;

Ao fazer pequenos reparos, também é necessária atenção e respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial. Dessa forma é possível evitar contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Francisco ressalta ainda sobre o uso racional de energia elétrica. “Lembre-se: é importante economizar energia neste período para não ter surpresas desagradáveis quando a conta chegar”, destaca Francisco.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão
Maranhão alcança 31 casos de coronavírus 


O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, nas redes sociais, confirmou na noite de ontem, 30, que o número de casos do novo coronavírus voltaram a subir no estado.

O Maranhão já soma 31 casos. Somente nesta segunda-feira foram 206 casos descartados e mais 8 confirmados.
Todos os oito novos casos foram registrados em São Luís. São eles: homem, 48 anos; mulher, 43 anos; mulher, 60 anos; homem, 35 anos; mulher, 27 anos; mulher, 33 anos; homem, 41 anos, e mulher, 35 anos. Dos novos casos confirmados nesta segunda (30), dois estão internados. Os demais seguem em isolamento domiciliar.