quarta-feira, 7 de março de 2018

Sistema SAF participa de Encontro Regional da FETAEMA do Médio Sertão 


Na manhã desta quarta-feira, 07, o Governo do Estado, por meio do Sistema SAF, representado pelo secretário da SAF, Adelmo Soares e o secretário adjunto, Chico Sales, participou  do Encontro Regional da FETAEMA do Médio Sertão, realizado no STTR do município de Colinas. 

O Encontro reuniu representantes de STTRs de 12 municípios da região (Aldeias Altas, Paraibano, Parnarama, Mirador, Lagoa do Mato, Sucupira do Riachão, Buriti Bravo, São João dos Patos, Sucupira do Norte, Caxias, Colinas e Nova Iorque). 

O presidente da FETAEMA, Chico Miguel, informou que só este ano já é a 5° edição do Encontro Regional realizado em cinco Regional da FETAEMA ( Alto Turi, Pindaré, Baixada, Cocais e agora Médio Sertão). "Os encontros são uma oportunidade para dialogarmos com nossos representes sindicais as políticas públicas voltadas para agricultura familiar da região", explicou Chico Miguel.

"Só podemos fazer uma gestão de excelência quando ouvimos e dialogamos com nossos agricultores familiares. Somos servidores públicos e precisamos servir bem o povo", enfatizou, Adelmo Soares. 

Estiveram presente no evento a prefeita de Colinas, Valmira Miranda; a secretária da Mulher da FETAEMA, Lígia;  secretário de jovem, Jeová; o vice-presidente da FETAEMA e Presidente do STTR de Colinas, Antônio Vieira; coordenador regional da FETAEMA do Médio Sertão, Edison Barbosa e a senhora Consola, assessora da FETAEMA; vereadores de Colinas Valterli, Régia, Eleozilda, José Nilto; e vereador de Caxias Neto do Sindicato*.

Estiveram também o gerente de Negócio do Pronaf do Banco do Nordeste, Nilmatison Pereira; gestor da Agerp de São João dos Patos, Edinaldo Quirino; ex prefeito de Colinas Zé Henrique; superintendente da SAF, Pedro Bello; assessora da SAF, Sheron; além de representantes de STTR dos 12 municípios do Médio Sertão.
Maranhão tem a maior taxa de mães adolescentes do Nordeste, segundo IBGE


Mesmo com os avanços sociais conquistados nos últimos, o Maranhão ainda mantém alguns tristes indicadores, fruto de décadas de atraso econômico e social. Dentre esses indicadores, está o fato de que o estado possui a maior taxa de fecundidade entre meninas do Nordeste.
De acordo com dados do IBGE, a cada 1.000 mulheres que dão à luz no estado, 84,5 são adolescentes entre 15 e 19 anos. O percentual o maior da região, e perde apenas para o registrado nos estados da Região Norte. Acre é o estado da federação onde mais meninas e adolescentes se tornam mãe.
Os dados fazem parte de um estudo sobre gênero no país e se baseiam numa projeção de taxa de natalidade entre nos 2.000 a 2060. A nível nacional, a taxa de fecundidade entre essa faixa etária é de 56 nascimentos a cada 1.000 mulheres.
Segundo o estudo, as desigualdades raciais e geográficas, aliadas a falta de equiparação entre homens e mulheres contribuem para a alta taxa de mães adolescentes.Facebook
Coronel Ruy Fernandes deixa comando do policiamento do Leste maranhense 

Na tarde desta terça-feira (6), o coronel Alexandre Araújo de Brito assumiu o Comando do Policiamento de Área do Interior 4 (CPAI-4) em substituição ao coronel Ruy Fernandes Rodrigues Júnior.

A passagem e assunção do comando aconteceu no Salão de Atos no Quartel do Comando Geral da PMMA e foi presidida pelo coronel Jorge Luongo, subcomandante da Corporação. Participaram também do evento os coronéis; Zózimo, Sá, Pedro Ribeiro, Barcellos, Lisboa, Honório e Edvaldo, além de comandantes de unidades da capital e oficias e praças da PM.


Durante sua fala de despedida o coronel Ruy Fernandes agradeceu imensamente o apoio do comando da Corporação e da sua tropa que sempre se dedicou na segurança da população maranhense em especial a da Região dos Cocais.

O subcomandante geral da PM, coronel Jorge Luongo, elogiou o trabalho desenvolvido pelo coronel Ruy durante o período que esteve à frente do CPAI-4, onde obteve resultados significativos para a redução da criminalidade naquela região. O oficial finalizou desejando sorte ao coronel Alexandre, pois a Instituição confia no seu trabalho e profissionalismo.

Coronel Alexandre Araujo de Brito 
Perfil do coronel Alexandre

Alexandre Araújo de Brito, é natural de São Luís e ingressou na PMMA em 1991. Trabalhou em várias unidades da Corporação na capital e no interior exercendo funções administrativas e operacionais. É Bacharel em Direito e foi promovido ao posto de coronel em agosto de 2017.

Mais

O CPAI-4 é responsável pelo policiamento na região Leste Maranhense (cocais) e conta com a estrutura das seguintes unidades 2º BPM (Caxias), 11º BPM (Timon) 17º BPM (Codó) e 24º BPM (Coroatá).


Fonte: www.pm.ma.gov.br
Sem Lula na disputa presidencial, Jair Bolsonaro lidera em todos os cenários, segundo pesquisa CNT/MDA 


A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) ao Instituto MDA, divulgada ontem (06), mostra que sem o ex-presidente Lula na disputa eleitoral, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida presidencial em todos os cenários, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Lula pode ser impedido de participar do pleito pela Leia da Ficha Limpa.

Vale destacar que na pesquisa espontânea (em que não são apresentados os nomes dos candidatos), Bolsonaro tem 12,3% das menções, com 6,3 pontos atrás do líder, o ex-presidente Lula, que tem 18,6%. 

Confira os números, nos cenários em que Lula não é incluído:

Primeiro turno:
  • Cenário 1: Jair Bolsonaro 20,0%, Marina Silva 12,8%, Geraldo Alckmin 8,6%, Ciro Gomes 8,1%, Álvaro Dias 4,0%, Fernando Haddad 2,3%, Fernando Collor 2,1%, Manuela D´Ávila 1,3%, Michel Temer 1,3%, Rodrigo Maia 0,8%, Branco/Nulo 28,2%, Indecisos 10,5%.
  • Cenário 2: Jair Bolsonaro 20,2%, Marina Silva 13,4%, Geraldo Alckmin 8,7%, Ciro Gomes 8,1%, Álvaro Dias 4,1%, Fernando Haddad 2,4%, Fernando Collor 2,2%, Manuela D´Ávila 1,4%, Rodrigo Maia 1,0%, Branco/Nulo 28,4%, Indecisos 10,1%.
  • Cenário 3: Jair Bolsonaro 20,9%, Marina Silva 13,9%, Ciro Gomes 9,0%, Álvaro Dias 4,7%, Fernando Haddad 2,9%, Fernando Collor 2,1%, Manuela D´Ávila 1,7%, Rodrigo Maia 1,4%, Michel Temer 1,3%, Branco/Nulo 30,5%, Indecisos 11,6%.
Segundo turno: 
  • Cenário 1: Jair Bolsonaro 26,7%, Geraldo Alckmin 24,3%, Branco/Nulo: 41,6%, Indecisos: 7,4%.
  • Cenário 2: Jair Bolsonaro 27,7%, Marina Silva 26,6%, Branco/Nulo: 39,0%, Indecisos: 6,7%.
  • Cenário 3: Jair Bolsonaro 36,0%, Michel Temer 5,7%, Branco/Nulo: 50,2%, Indecisos: 8,1%.
  • Cenário 4: Jair Bolsonaro 32,2%, Rodrigo Maia 9,4%, Branco/Nulo: 49,6%, Indecisos: 8,8%.
Limite de voto - Presidência da República
  • Jair Bolsonaro é o único em que votaria (13,3%); é um candidato em que poderia votar (22,1%); não votaria nele de jeito nenhum (50,4%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (10,7%).

SOLIDARIEDADE: jovem precisa com urgência da doação de uma válvula para o coração  


O jovem Dieliton Silva Pereira, de 27 anos, morador do povoado “Papagaio”, município de Santa Rita (MA), está precisando da doação, urgente, de uma válvula para o coração. Segundo informações de sua mãe, Maria José Cunha Silva, que é professora do município e está sem trabalhar para cuidar do filho, tudo começou com uma suadeira no mês de outubro do ano passado e que após varias idas aos hospitais, este ano veio a triste noticias que seu filho precisaria colocar uma válvula no coração. O médico que deu o ultimo diagnostico, disse que caso ela conseguisse a válvula, ele prontamente faria a cirurgia gratuitamente. Esta Válvula custa o valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), segundo dona Maria José. 

Caso você possa fazer uma simples doação de qualquer valor ou mesmo possa doar esta válvula, ligue para (98) 9 8866-6560 Oi ou (98) 9 9186-8233 Vivo.
Bradesco Conta Corrente:
Agencia – 6995, Conta – 0520927-7
Maria José Cunha Silva – Mãe de Dieliton.
Veja imagens dos exames que diagnosticaram o problema no coração de Dieliton. 







Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


A Câmara Municipal de Caxias realiza sessão solene nesta quarta-feira, 07, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, por solicitação da vereadora Aureamélia Soares, do PCdoB.
A atual legislatura conta três parlamentares do sexo feminino, Aureamélia Soares, Thais Coutinho e Irmã Nelzir. O presidente Catulé deve transferir o comando da sessão para uma das vereadoras citadas. 
A sessão solene está prevista para iniciar às 18h, com a presença de representantes de entidades civis e deverá ser marcada por discursos dos parlamentares, alusivos ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo universo no dia 8 de março. 
Vale ressaltar que a Câmara Municipal de Caxias, nos últimos anos, tem realizado sessão solene no mês dedicado a mulher, para homenagear as mulheres caxienses e do Brasil. 
  

Alta rejeição obriga Roseana Sarney a fazer visitas relâmpagos em pré-campanha 

Emedebista pretende percorrer 30 municípios em 10 dias. Maioria das reuniões começa próximo ou após o meio-dia 


Com alta rejeição popular, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) resolveu que sairá mesmo do sofá e levará às ruas sua pré-campanha ao Palácio dos Leões. Ou melhor, às ruas não. Segundo agenda divulgada pela assessoria da emedebista, Roseana levará sua caravana para reuniões fechadas, apenas com lideranças políticas.
Os encontros estão marcados para começar por Santa Inês, nesta quinta-feira 8, e devem ser encerados no próximo dia 17, em Peritoró.
A programação inclui ainda as cidades de Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia, Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene, Campestre, Porto Franco, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, São Pedro dos Crentes, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, São Domingos do Azeitão, Nova Iorque, Pastos Bons, São João dos Patos, Paraibano, Colinas, São Domingos do Maranhão, Presidente Dutra, Dom Pedro, Santo Antonio dos Lopes e Capinzal do Norte.
Todas as visitas serão relâmpago, sendo a maioria próximo ou após o meio-dia — Roseana não gosta de acordar cedo.
Alguns trajetos serão de até cinco municípios por dia, o que aponta para conversas rápidas e, consequentemente, desprestígio às lideranças políticas que ensaiam se movimentar para receber a chegada da pré-candidata do MDB com grandes recepções. Ela estará mais atenta ao relógio, para não furar a agenda, do que aos assuntos que serão discutidos nos encontros.
As reuniões apressadas, porém, tem como objetivo principal evitar que Roseana seja exposta por muito tempo aos protestos já preparados contra ela por grupos políticos contrários à sua tentativa de retorno aos Leões e, principalmente, populares.
Foi por medo de enfrentar protestos da população, inclusive, que ela mudou a agenda de pré-campanha, marcada inicialmente para começar em Imperatriz — e furada logo depois, praticamente em cima da hora.
É que, apesar de bem recebida pela classe política e empresarial, e de já ter se elegido a deputada federal, senadora e quatro vezes governadora do Maranhão, Roseana ainda não sabe lidar muito bem como o povo.
do Atual 7