domingo, 1 de março de 2020

Alegria cede lugar para preocupação



A quaresma chegou e deixou para trás o Carnaval de 2020, que em Caxias, pela quantidade de eventos que produziu, a grande maioria financiados pela Prefeitura Municipal, com certeza já entrou para o livro dos recordes do município, em termos de festividades por toda a cidade e nos povoados da zona rural. E, melhor: há muito tempo não se assistiu e participou de uma festa tão animada e segura como foi o período momesco caxiense deste ano; há muito tempo não se via tanta gente brincando animadamente na cidade, em seus diversos circuitos de folia.
No corredor da avenida Alexandre Costa, situada no Morro do Alecrim, ponto central dos eventos diários que concentraram maior número de pessoas, pelo menos, de 30 a 40 mil brincantes compareceram diariamente nos cinco dias da folia, para se deleitarem ao som das renomadas bandas contratadas para moverem e garantirem o sucesso do evento. No sábado, no já consagrado Cantafolia da praça Vespasiano Ramos, outra apoteose de alegria, assim como no circuito da praça Gonçalves Dias, no domingo de carnaval; no Largo de São Sebastião, na segunda-feira gorda, onde o Bloco das Bonecas concentrou mais de 20 mil foliões, e também no centro histórico, onde o bloco Gentil Folia, partindo do bairro Seriema, arrastou cerca de 30 mil foliões.
O Balneário Veneza também foi muito procurado e correspondeu no decorrer da festa, bem como o Bar do Ibinha, um novo sítio que se firma para os lados do Olho d’Água, no perímetro central da Princesa do Sertão. O comércio, de um modo geral, assim como os vendedores ambulantes, não tiveram do que reclamar.
Os visitantes que para cá acorreram, inclusive velhos amigos confrades radicados em outros centros urbanos do país, voltaram para casa com seus corações banzeados numa nostalgia revigorante, agora talvez até mais ansiosos a retornarem com a maior brevidade possível a outros eventos do calendário festivo da terra natal.
Certamente saíram daqui com a concepção formada de que algumas coisas ainda estão fora de ordem na Princesa do Sertão, e a lamentarem, por exemplo, o estado de ruína em que se encontram atualmente as sedes de três velhos grandes palcos dos carnavais do passado, os clubes sociais Cassino Caxiense, Associação Recreativa Alecrim e União Artística Operária Caxiense. Contudo, é inegável dizer-se que um novo espírito de autoestima voltou a mostrar força em Caxias.
Texto extraído da coluna do jornalista Silvio Cunha (Portal Noca)  
Cesar Sabá diz que pretende focar na saúde, educação e agricultura do município 

Cesar Sabá sendo entrevistado pelo jornalista Ricardo Marques no #SQN 
Cesar Sabá, empresário que atua no ramo de medicamentos é pré-candidato a prefeito de Caxias. Ontem ele concedeu uma entrevista ao jornalista Ricardo Marques no programa #SQN que vai ao ar todos os sábados na Radio Sinal Verde FM. O pré-candidato foi questionado pelo entrevistador sobre as iniciativas que pretende tomar, caso seja eleito prefeito de Caxias no dia 04 de outubro. 

Sabá disse que Caxias precisa discutir desenvolvimento para que isso possa ser revertido em benefícios para a população. Acrescentando que seu projeto pretende ouvir as comunidades para poder preparar um plano de governo solidificado com os anseios da população, especialmente nos setores da educação, saúde e agricultura. 

Clique no link abaixo e confira a entrevista completa. 

Maranhão ocupa 6º lugar no ranking dos 10 estados brasileiros que mais avançaram nos índices educacionais, destaca O Globo 


Entre os 10 estados brasileiros que mais avançaram na qualidade da educação, medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Maranhão ocupa o 6º lugar no ranking. O dado foi apresentado pelo site de notícias O Globo, em reportagem que destaca como estados da região Nordeste são os que mais têm conseguido avançar no Ideb, desde 2005.

Os dados apresentados pela reportagem fazem parte de estudo realizado pelo Instituto Unibanco. Para o Maranhão, os dados são positivos, principalmente na área educacional. O Estado conseguiu saltar da antepenúltima posição no ranking entre 27 unidades federativas do país para a 14ª posição no ranking geral do Ideb do Ensino Médio, desde a criação do Índice, em 2005, até 2017, ano da última nota divulgada.

“No ranking, o avanço nordestino se dá em saltos. O Ceará era o 11º em 2005 e subiu para quarto em 2017. Pernambuco saltou da 20ª posição para a terceira, e o Maranhão, da 25ª para a 14ª. Já o Piauí saiu da penúltima posição para a 16ª”, aponta a reportagem.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que o resultado é fruto de um trabalho responsável que vem sendo executado na rede pública estadual, com foco absoluto na aprendizagem dos estudantes maranhenses. 

“O estudo realizado pelo Instituto Unibanco levou em consideração todo o período, desde a criação do indicador, em 2005, até a última nota já obtida. No Maranhão, olhamos com muito orgulho para os avanços, pois refletem o compromisso com o trabalho que estamos desenvolvendo nesta que é a etapa escolar mais desafiadora para todos que fazem educação no país. Nesse período, saímos de um Ideb 2,4, para 3,4. E temos muito orgulho em observar que desde que o governador Flávio Dino assumiu, tivemos um crescimento percentual de 0,6”, destacou o titular da pasta da Educação no Maranhão. 

O secretário destaca, ainda, que na região Nordeste, a posição do Maranhão é ainda melhor, pois o estado encontra-se em 3º lugar, ficando atrás apenas de Pernambuco e Ceará, que possuem notas 4,0 e 3,8, respectivamente. 

“São estados que há anos começaram a fazer o dever de casa na educação, com iniciativas que todo o país já conhece como a oferta da Educação em Tempo Integral, entre outras ações de fortalecimento do ensino que há cinco anos foram incorporadas à educação maranhense. Usamos os exemplos das boas práticas executadas nesses estados e desde 2015 estamos adequando à realidade maranhense, para que possamos garantir que nossos estudantes saiam de nossas escolas com aprendizado verdadeiro”, reforçou Felipe Camarão. 

Blog da Silvia Teresa 
Noite violenta em Caxias com dois assassinatos; as duas vitimas morreram alvejadas por tiros 

Léo foi vitima de tiros no bairro João Viana 
Homem identificado como Creu tombou na Avenida 06 (COHAB)
com disparos de arma de fogo 
Homicídios ocorreram na noite deste sábado (29). Em um dos casos a motivação teria sido uma discussão em mesa de bar, conforme relatos de integrantes de um grupo de WhatsApp. 
No bairro João Viana um homem identificado como Léo foi morto a tiros nas proximidades do Bar da Eduarda. Na Avenida 06 na COHAB, um homem identificado apenas por Creu tombou vitimado por disparos de arma de fogo. Ambos tiveram mortes constadas no local onde ocorreram os crimes. 
A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias dos dois assassinatos. 

Matéria corrigida às 12h20min: O homem identificado como Creu foi morto com vários golpes de faca, e, não vitima de tiros como noticiamos primeiramente. A vitima foi perseguida e morta na Avenida 06, na COHAB, onde ele residia com seus familiares.