quarta-feira, 1 de maio de 2024

Maranhão freia avanço da dengue após 4.093 casos e 4 mortes 

Dados do Ministério da Saúde apontam cenário de estabilidade da doença no estado na 17ª semana epidemiólogica da doeça 

O Maranhão conseguiu frear o avanço dos casos de dengue, segundo dados atualizados sobre a doença divulgados na noite dessa terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde. A estatística corresponde à 17ª semana epidemiológica de 2024.

Neste momento, o Maranhão e outros 20 estados brasileiros e o Distrito Federal apresentam tendência de queda ou de estabilidade na incidência de dengue. Apenas cinco unidades federativas ainda apresentam alta. Os dados foram atualizados, nesta terça-feira (30), pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista coletiva a jornalistas. 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Maranhão apresenta tendência de estabilidade da dengue entre a sua população. Até agora, o estado registrou 4.093 casos confirmados da doença e quatro mortes comprovadas. Há, ainda, 10.070 casos prováveis, e nove óbitos sob investigação.

O coeficiente de incidência de dengue do Maranhão, no momento, é de 147 casos por grupo de 100 mil habitantes, o que coloca o estado na 25ª posição nesse índice.

Panorama nacional

Até o momento, o país registra 4,1 milhões de casos prováveis da doença, sendo 44,7 mil graves e de sinal de alarme. Os óbitos totalizam 2 mil. 

Para evitar a dengue, no entanto, a eliminação dos focos do mosquito segue como medida mais eficaz. As larvas do transmissor se desenvolvem em água parada. Dessa forma, é preciso empenho da sociedade para eliminar os criadouros com medidas simples e que podem ser implementadas na rotina, como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água de animais de estimação, tampar ralos e pias, entre outras.

Saiba mais aqui.

Reta final para regularizar ou tirar o titulo de eleitor 


Termina no próximo dia 08 de maio, ou seja na próxima quarta-feira, o prazo para a regularizar, tirar o título de eleitor ou mesmo pedir transferência de domicílio eleitoral para as eleições de 2024.

Além disso, a data é limite para quem precisa cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral mais próximo. Porém, o Tribunal Superior Eleitoral esclarece que mesmo que o eleitor que não tenha a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito deste ano.

Após o dia 08 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. O cadastro somente será reaberto após as eleições, em novembro deste ano.

A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a procurar o seu cartório eleitoral o quanto antes, a fim de evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no período próximo ao final do prazo.

Alfredo do Sabiá deseja a todos os trabalhadores um 'Feliz Dia do Trabalhador'


Neste 1°de maio quero desejar ao engenheiro civil, ao mestre de obras, ao pedreiro, ao servente de pedreiro, ao servidor público, ao comerciante, ao agricultor, ao microempreendedor, ao professor, ao médico, à todo e qualquer trabalhador muita coragem, força e determinação para realizar um trabalho digno e de confiança e vencer todos os obstáculos. Parabéns a todos, um feliz dia do trabalho.

Dia do Trabalhador. Mais do que um dia, uma conquista de todos!

Alfredo do Sabiá 

 Ayrton Senna vive!

Arnaldo Rodrigues*

Não sou daqueles que costuma fazer idolatria a pessoas, bem como cantores, artistas,  políticos,  escritores desportistas. Resumindo não sou fã de ninguém, simplesmente admiro algumas personalidades,  meu único ídolo é somente Jesus Cristo filho do Senhor.

Hoje faz 30 anos que o piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, faleceu, num trágico acidente automobilístico em um domingo inesquecível,  coincidentemente no Dia do Trabalhador. Um dia festivo em todo universo.  

Como de praxe pra quem gosta do automobilismo durante a temporada anual da F1, muitas pessoas,  assim como eu, reservávamos as manhãs de domingo para assistir o Grande Prêmio de Fórmula1, mas as vezes acontecem até as madrugadas e tardes, por conta dos fusos horários de alguns países, aonde são realizadas as provas.  

Senna nasceu no dia 26 de março de 1960, em São Paulo (SP) e morreu, aos 34 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, no circuito de Ímola, na Itália, em 1º de maio de 1994, e se estivesse vivo estaria hoje com 64 anos de idade. 

Aquele fim semana que antecederia a corrida já dava sinais que seria trágico marcado por acidentes na Fórmula-1. O piloto austríaco Roland Ratzenberger faleceu durante os treinos da véspera. E, antes disso, o brasileiro Rubens Barrichello sofrera um acidente na curva Tamburello, mesmo local no qual Senna, a 320 km por hora, perderia o controle de seu carro, chocando-se violentamente contra um muro. 


Eu com meus 16 anos de idade assisti ao vivo na TV, quando ocorreu o exato momento em que Senna bateu forte no muro, às 9:18, horário de Brasília.  A corrida foi interrompida, por conta do grave acidente. Dali em diante com a remoção do corpo de Senna para o hospital, começavam as especulações sobre o estado de saúde do piloto brasileiro. 

Após alguns minutos a corrida é reiniciada, a quase todo momento o narrador Galvão Bueno, juntamente com o comentarista Reginaldo Leme e o repórter Roberto Cabrini nos mantinham informados sobre o acidente. Uma nuvem de dúvidas pairou sobre os telespectadores. 

A corrida prova foi vencida pelo piloto alemão Michael Schumacher, completariam o pódio Nicola Narini em segundo lugar e Mika Hakinnen em terceiro. 

Naquela época não havia redes sociais,  às notícias não circulavam de forma instantânea como hoje em dia, nada viralizava. Éramos reféns das emissoras de TV e do velho e bom rádio. 

Foi que então às 13h:40, do domingo 1° de maio de 1994, a TV Globo anunciou a morte de Senna para os milhões de telespectadores que aguardavam ansiosamente alguma notícia do ídolo e tricampeão. mundial de Formula 1. Essa era a notícia que ninguém queria ouvir. 

Uma verdadeira comoção tomou conta do Brasil. O domingo de lazer, já não foi mais o mesmo, o churrasco ficou ficou sem graça, os jogos de futebol, sem muita vontade de assistir, os apresentadores de programas de TV, tiveram que mudar suas programações. A tristeza era visível no rosto dos apresentadores de todas emissoras. 

A morte de Ayrton Senna foi uma comoção nacional. O governo brasileiro declarou três dias de luto oficial e concedeu ao piloto honras de chefe de Estado.

Lembro-me bem que no  mesmo dia em Caxias à tarde faleceria,  um ilustre caxiense chamado José Emanoel Compasso, "O Zé Pretinho", grande mestre de obra e também um grande futebolista. Morria Senna e Zé Pretinho. Meu pai José Rodrigues de Sousa,  nasceria nesse dia, pois já não havia motivos para comemorar. 

Caxias  por sua vez faz uma singela homenagem ao piloto, dando nome a uma via publica, à Avenida Ayrton Senna, no bairro Dinir Silva. A citada via de forma pejorativa é conhecida por Rua da Carniça.

Senna deixou um grande legado social, através Instituto Ayrton Senna nasceu movido pelo sonho do tricampeão de Fórmula 1 e ídolo nacional em criar mais oportunidades para que todos possam desenvolver seu potencial.

Ficou na memória de todo o mundo o duelo com seu companheiro de equipe Mclaren, o francês Alain Prost e seu compatriota Nelson Piquet, havia ordem vinda dos boxes para deixar o companheiro ultrapassar e vencer a corrida ganhava-se  no braço. 

Era contagiante ouvir o tema da vitória e a narração  de Galvão Bueno, dizendo Ayrton! Ayrton! Ayrton! Senna  do Brasil vence de ponta a ponta. 

*Arnaldo Rodrigues, é professor de formação em licenciatura em Geografia, pelo CESC-UEMA Especialista  em Educação Ambiental, pelo IESF., membro da Comissão de Criação da UEMALESTE e filiado ao Partido Socialismo e Liberdade - Psol.

Dia do Trabalhador 

1º de maio 

1º de maio. Dia de celebrar o esforço e trabalho de todos os profissionais! O Alô Gás parabeniza todos os trabalhadores. 

Um agradecimento em especial aos nossos funcionários e colaboradores! O trabalho de vocês faz a diferença e somos muito gratos pela dedicação e compromisso de cada um! Juntos somos mais fortes sempre!

Alô Gás