terça-feira, 20 de março de 2018

Carro oficial da Prefeitura de Caxias é flagrado pegando filho do prefeito em escola particular 


Circula em grupos de WhatsApp a foto de um carro oficial da Prefeitura de Caxias sendo utilizado para fins pessoais. O flagrante foi registrado no momento em que o motorista aguarda o filho do prefeito sair da escola particular onde estuda, no centro da cidade. O registro da imagem foi feito no final da manhã desta terça-feira (20) e o veiculo está a disposição da Secretaria de Assistência Social. 

"É criminosa a utilização de veículo oficial do município para fins particulares do prefeito. Esse transporte deve ser exclusivo para o atendimento à população da cidade e não ser utilizado em proveito do prefeito para transportar familiares para escola. Enquanto isso, os estudantes de nosso município sofrem com o transporte escolar sucateado, sem manutenção, apesar do transporte escolar ser um direito dos estudantes” – disse ao Blog via mensagem de texto de WhatsApp um advogado que prefere não ter sua identidade revelada.. Ele ainda continuou dizendo que: “Usar o veículo público e combustível gasto no trajeto pago com recursos públicos para proveito e fins particulares do prefeito e familiares é uma ofensa para toda nossa sociedade". 
Esse tipo de pratica, quando qualquer servidor publico utiliza um veiculo funcional para buscar filhos na escola, fazer compras em super-mercados ou se divertir, é condenável sobre todos os aspectos.  
Michel Temer admite pela 1ª vez a sua candidatura: 'Não é improvável' 


Após insistentes negativas, o presidente Michel Temer (DEM) admitiu nesta terça-feira (20) que poderá ser candidato à Presidência da República este, mas que ainda não decidiu o seu destino político.
O presidente foi questionado sobre o assunto, em almoço no Itamaraty. Eles respondeu: “Ainda não decidi. Não é improvável, mas ainda não decidi”. Perguntado ainda quando tomará essa decisão, Temer afirmou que “o tempo dirá”.
O presidente acrescentou que sua candidatura está sendo objeto de “conversações”, inclusive com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, “que é uma grande figura”.
No Itamaraty, Michel Temer e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, participaram de um seminário internacional sobre políticas públicas para a primeira infância. No evento, ocorrido em Brasília, Temer parabenizou as políticas sociais voltadas à infância adotadas na Colômbia e fez um paralelo com a atuação de seu governo.
(Com dados da Agência Brasil e Exame)
Vereadora Irmã Nelzir participa de palestra sobre os direitos da mulher 


A missionária e vereadora Irmã Nelzir esteve na noite de sábado (17) na Congregação da Igreja Assembleia de Deus do bairro Volta Redonda para participar de uma palestra. O evento fez parte das atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 08 de março. A palestra foi ministrada pela advogada Mércia.   

Além da vereadora Irmã Nelzir, estiveram presentes o pastor Raimundo Coelho e sua esposa missionária Francisca Coelho, a coordenadora geral do Circulo de Oração do Templo Central da Assembleia de Deus, missionária Hilda e demais mulheres evangélicas membras da instituição religiosa. 


Em seu pronunciamento, a vereadora Irmã Nelzir  destacou os avanços nas conquistas das mulheres. “Vocês sempre realizaram importantes serviços prestados à sociedade. E temos apoiado as ações de empoderamento e de luta pela conquista dos direitos da mulher na política, no trabalho, na saúde e na sociedade”, ressaltou a missionária. 


Um dos principais momentos do evento foi a palestra ministrada pela advogada Mércia. Ela falou sobre a garantia dos direitos das mulheres, destacou a necessidade da prevenção de doenças e do combate a violência contra a mulher. Mércia também discursou sobre os avanços da mulher no campo político. “Há 80 anos a mulher não votava. Hoje, 52% do eleitorado brasileiro é composto por nós, mulheres. Há 50 anos, as mulheres só trabalhavam dentro de casa. Hoje, mais de 40% das famílias são sustentadas por mulheres. Mas precisamos avançar!”, disse.
Ao fim do evento foram entregues rosas, em homenagem às mulheres presentes na congregação da Assembleia de Deus. 
Roseana Sarney perde dois prefeitos para Flávio Dino 

Flávio Dino e prefeito Claudio Cunha selaram importantes acordos para
Apicum-Açu 
Na última sexta-feira (16) o governador Flávio Dino recebeu no Palácio dos Leões o prefeito de Apicum-Açu, Cláudio Cunha (PV), aliado de primeira hora do Ministro, Sarney Filho. O  prefeito apresentou prioridades que terão o apoio e incentivo com obras do Governo do Estado. O governador assegurou ao gestor que um conjunto de novas obras serão executadas em Apicum -Açu e toda região. 
Cláudio Cunha saiu muito satisfeito da reunião e na certeza que no campo político irá ser parte integrante no palanque de Dino nestas eleições, não somente em Apicum-Açu, como também, em toda da região que contempla os municípios do Conguaras (Consórcios da Região do Litoral Ocidental Maranhense – Consorcio da Floresta dos Guarás), no qual o prefeito é atual presidente.
“Solicitei a construção da estrada que liga Serrano a Santa Helena, diminuindo dessa forma, a distância para o Estado do Pará e a BR de Maracaçumé, essa obra feita irá beneficiar as cidades de Bacuri e também Apicum, unindo cerda de 100 mil habitantes”, explicou Cunha.
Porto Franco 
Nelson Horácio (PSD) foi levado ao Palácio pelo deputado Rogério Cafeteira
Nelson Horácio (PSD), prefeito do município de Porto Franco que ganhou notoriedade na semana passada por recepcionar a ex-governadora Roseana Sarney na sua cidade, mudou de postura nesta segunda-feira (19) e esteve com o governador Flávio Dino no Palácio dos Leões.
O gestor não poupou elogios ao comunista e saiu na certeza que Dino irá participar do aniversário de Porto Franco.
“A presença do governador no interior do Maranhão é muito forte desde o início do mandato. Ele vai até a zona rural do município, o que não é muito comum. Isto fortalece o vínculo do governador com o interior. Deixa não só os prefeitos, mas o cidadão mais feliz quando vê o governador na sua cidade”, disse Horácio.
Inscrições para o curso de Química Elementar seguem até o dia 06 de abril 

O curso será realizado na modalidade presencial, nas tardes de sábado. As vagas são destinadas a estudantes de licenciatura em Química e do Ensino Médio  

Pratica de Química em laboratório, com estudantes da graduação  
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias prorrogou as inscrições para o módulo II do curso de Química Elementar. Agora, estudantes do ensino médio e da educação superior podem se inscrever até dia 06 de abril. Para alunos do Instituto, o valor da inscrição será de R$50 e para o público externo R$60. Estão sendo ofertadas 100 vagas, destinadas preferencialmente a estudantes de licenciatura em Química.

Os interessados em realizar inscrição podem se inscrever presencialmente na Coordenação do Curso de Licenciatura em Química ou com a professora Ana Júlia Rêgo Vieira Luz. A previsão é que o curso inicie em 07 de abril.

Sobre o curso

O objetivo é oportunizar canais necessários à busca pela qualidade da educação por meio de aulas de Química com conteúdos do Ensino Médio. O curso está dividido em quatro módulos semestrais (Química Geral, Físico-Química, Química Orgânica e Fundamentos de Termodinâmica, respectivamente). Cada um deles terá uma carga horária total de 45 horas, cumprida em 9 (nove) encontros com duração de 4 horas. No último encontro, os alunos farão um simulado contendo 30 questões para avaliação do aprendizado. Terá direito ao certificado o aluno que cumprir o mínimo de 75% de frequência em cada módulo.

“Ao final do primeiro módulo, observou-se uma evolução considerável. Por meio do simulado, percebemos que houve um crescimento da quantidade de questões acertadas em relação ao realizado no primeiro encontro”, avaliou Ana Júlia Vieira. A professora também lembra que o curso surgiu das dificuldades observadas nos ingressantes da licenciatura em Química do Campus Caxias. “Essa realidade cria um ambiente bastante heterogêneo relacionado à base dos conteúdos, o que promove coeficiente de rendimento variado, sobretudo nas turmas de primeiro período, o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem. O professor, na tentativa de minimizar essas dificuldades, revisa assuntos da Química elementar que fazem parte do Ensino Médio. Contudo, acaba comprometendo a carga horária da disciplina para essa atividade”, explica.
O professor Joaldo da Silva Lopes, coordenador do curso de licenciatura em Química, afirma que as maiores dificuldades observadas estão nas disciplinas especificas iniciais, em que são abordados conteúdos relacionados à Química do primeiro e segundo anos do ensino médio. “Os alunos, em sua maioria, não dominam conhecimentos básicos. Quando aprovados na média final, a deficiência em conteúdo específico afeta diretamente o desempenho das disciplinas que virão.  Acredito que essa realidade não deve ser diferente nas demais instituições do município de Caxias”, argumenta.
Roseana Sarney e a "caravana dos ex" 


Não dá pra dizer o contrário: a “Caravana da Guerreira” não decolou. Olha, o fiasco que vem sendo a passagem de Roseana Sarney (MDB) pelo interior do Maranhão, marcada por mentiras, falta de povo/público, discursos chulos, polêmicos e controversos, e uma característica curiosa – que já até abordamos aqui no blog: é basicamente uma “caravana dos ex”.
Roseana é ex-governadora, Edinho Lobão é ex-senador (suplente), Lobão pai ex-governador e ex-ministro e o “Carcará” João Alberto, ex-governador. Engrossam o caldo os ex-secretários de Roseana, Cláudio Trinchão (aquele da Máfia da Sefaz) e Hildo Rocha.
Por onde passa, a Caravana é recebida por ex-vereadores, ex-prefeitos, ex-poderosos, ex-mamadores-do-dinheiro-público. Todo mundo doido pra voltar a se dar bem às custas do povo.
Roseana e seus asseclas, que no passado eram mandatários de importantes cargos públicos, sonham em retomar o poder no Maranhão. Mas a tarefa não é fácil. Pela frente o grupo político da família Sarney terá que enfrentar os números positivos e a popularidade da gestão de Flávio Dino (PCdoB), que tem se mostrado, segundo todos os levantamentos, franco favorito à reeleição, podendo arrematar o pleito no primeiro turno.
É, rapá, a “guerreira” vai precisar de um exército de “guerreiros” bem maior e mais aguerrido do que essa meia dúzia que ela consegue juntar em varandas e tendas na caravana pelo interior do estado.
Blog do Jeisael