sexta-feira, 19 de novembro de 2021

ItaBio inicia escoamento de produção via linha férrea

A ItaBio é uma empresa com olhar voltado para o futuro,  atua na cadeia produtiva da cana, que inclui comercialização, logística e distribuição de combustível. Produz etanol e energia limpa que o mercado precisa hoje, investe em soluções que contribuam para a agenda global e sustentável. 

Nas últimas duas semanas, a ItaBio passou a realizar o carrego do etanol que produz, via linha férrea para o Porto de Itaqui, álcool com a marca de qualidade da Itapecuru Bioenergia sendo levado para todo o país, com a possibilidade de atender também o mercado externo. A logística do transporte só é possível graças a parceria da empresa com a Transnordestina, responsável por transportar o etanol.


“Transportar via linha férrea para terminal de Itaqui é um importante marco logístico e econômico para a nossa região e para a nossa empresa. Em um momento tão incerto que enfrentamos atualmente, essa nova operação irá gerar empregos e movimentará o setor positivamente, ajudando a economia, reduzindo custos e otimizando processos”, comemora Leonel Coelho, Gerente Executivo da Itapecuru Bioenergia.

Assista o vídeo abaixo:


 Quem é o pai da criança?

*Joaquim Viana

Assim como na dramaturgia exibida em novelas da globo, em que o autor põe em suspense fatos visando assegurar audiência, acontecimentos similares presenciamos com personagens reais em busca de popularidade.

Antes, porém, de notificar o acontecido, faço uma narração hipotética e metafórica sobre o assunto: “Certo dia apareceu, à porta de uma empresa, um bebê recém-nascido, e logo foi instaurado sindicância objetivando apurar a possível participação de um funcionário no fato. Nesse sentido, rapidamente foi decifrado o enigma. Disse a comissão não haver participação de colaboradores da firma, uma vez que nenhum funcionário compartilhava de ideias comuns, como também nada naquele local de trabalho era feito com amor.” 

Portanto seria impossível responsabilizar alguém pelo feito daquela criança. Nesse entendimento, senhores, quem será o pai da criança? 

Assista os vídeos abaixo.



* Joaquim Viana é Bacharel em Direito e filiado ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)

Mais de 9 mil beneficiários do programa Tarifa Social de Energia Elétrica deixaram de atualizar o cadastro em Caxias

Muitos clientes maranhenses de baixa renda, cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica, não realizaram a atualização do cadastro junto ao CRAS no prazo de dois anos conforme as regras do programa. Somente em Caxias, 9.345 beneficiários estão com o NIS (Número da Identificação Social) vencido e podem perder o benefício do programa do Governo Federal que dá até 65% de desconto na conta de energia.

Frente a essa realidade, a Equatorial Maranhão traz esse importante alerta: até o fim do ano 1.334 famílias caxienses ainda precisarão fazer essa atualização cadastral, antes que o número da identificação social também vença. Renato Mendes, Gerente de Relacionamento Com o Cliente da Equatorial Maranhão, explica que “atualmente, as faturas de energia vêm com um informativo em forma de selos, para que as famílias de baixa renda possam acompanhar a situação do seu cadastro. Os selos mostram se é beneficiário do programa, se o NIS está prestes a vencer ou se o benefício foi cancelado, indicando a regularização dos dados”, pontua.


Renato esclarece também que a Distribuidora vem fazendo constantes treinamentos com as equipes dos CRAS dos municípios, para que eles tenham todas as ferramentas necessárias para instruir e cadastrar essas famílias no programa. “Recentemente realizamos em Caxias o I Whorkshop da Tarifa Social de Energia Elétrica, onde reunimos as assistências sociais de Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter. Na oportunidade, apresentamos a nossa plataforma SOMOS, que estamos implantando nos CRAS para que o cliente não precise mais entrar em contato com a Equatorial para ter o desconto na conta de energia. Com isso, no próprio CRAS, na hora do cadastro, o cliente baixa renda já se torna beneficiário do programa tarifa social, automaticamente”.

Kiara Braga, secretária Adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias, reforça o empenho em cadastrar cada vez mais famílias. “Agradecemos a parceria com a Equatorial para que a gente possa, cada vez mais, aumentar o número de beneficiários no programa. O nosso papel é trabalhar para garantir esse direito para quem precisa. Por isso, realizamos mutirões de cadastros para que mais famílias possam fazer parte e usufruir desse benefício”, ressalta a secretária.

Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.


Maior natal do Maranhão e um dos maiores do Nordeste será aberto oficialmente pela Prefeitura de Caxias na próxima sexta-feira (26)

O clima do Natal já está presente em toda a cidade de Caxias. A Prefeitura de Caxias já preparou uma iluminação especial para receber os visitantes que prestigiam a cada ano a maior festa natalina do Maranhão e uma das maiores do nordeste. O Natal Iluminado de Caxias já tem data marcada para começar, a abertura será na próxima sexta-feira (26) e segue até 06 de janeiro de 2022.

“Nós vamos abrir o Natal Iluminado no dia 26 de novembro de 2021. Toda estrutura está sendo preparada e testada para que possamos oferecer aos nossos turistas o melhor Natal Iluminado da história de Caxias”, destaca o prefeito Fábio Gentil. 

A casa do Papai Noel recebe os últimos retoques, as árvores de natal já estão sendo instaladas, os arcos já estão prontos, o Mirante também já recebeu iluminação especial, além do grande corredor da Avenida Senador Alexandre Costa e a BR-316. Uma programação especial está sendo pensada para tornar o Natal mais atrativo para os caxienses.

“Depois de tantas dores, nós precisamos tentar restabelecer a vida normal, e a gente oferecer um Natal Iluminado é uma das formas de gerar esperança, empregos e oportunidades para o nosso turismo, para as vidas de milhares de pessoas, afinal o Natal ajuda a movimentar a economia de Caxias, pois recebemos pessoas de várias cidades do Brasil e do Maranhão",  disse o gestor caxiense.

Ascom

Finalmente, PL deve acertar filiação de Bolsonaro 

A novela da filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL caminha para mais um capítulo. Depois de anunciar, em tom de cancelamento, o adiamento do ato de filiação, o partido parece que vai acertar a entrada dele na legenda.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, teria recebido total aval para resolver o impasse e acertar tudo.

Porém, as divergências nas negociações com as seções estaduais permanecem. Bolsonaro já deixou claro que não quer alianças com siglas rivais. O PL já afirmou que está “pronto e alinhado” para receber Bolsonaro, que resolverá as “arestas” regionais e que “todo mundo vai fazer o seu sacrifício para poder receber o presidente”.

Para concorrer à reeleição, Bolsonaro precisa estar filiado a um partido político, pelo menos seis meses antes do pleito, ou seja, até abril do ano que vem.