sábado, 3 de janeiro de 2015

Homem morre afogado no balneário Veneza 


O IML de Caxias registrou a primeira morte do ano de 2015. A vítima foi identificada por Tonny Roger da Silva Barbosa, 26 anos, que morreu por afogamento na madrugada deste sábado (3) no lago do balneário do Complexo Turístico da Veneza.

De acordo as informações, ele teria mergulhado na águas do lago por volta das 3h da madrugada e não retornou mais. Os colegas que o acompanhavam mergulharam para tentar localizá-lo, mas não obtiveram êxito. O corpo só foi visto na manhã deste sábado.

Até pelo horário em que mergulhou na agua do balneário, tudo leva a crer que a vitima tenha ingerido uma grande quantidade de bebida alcoólica. A pericia investiga o que causou a  morte de Tonny Roger. 
Força Nacional permanecerá por mais 3 meses em Pedrinhas

Homens da FN estão em Pedrinhas desde o ano passado
O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo prorrogou por mais 90 dias o período de permanência das tropas da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no sistema prisional de São Luís, aumentando para um ano e três meses o tempo de estada dos agentes federais no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A medida foi aprovada por meio da portaria n.º 2.323 publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de dezembro de 2014, disponibilizado ontem.

A portaria prorroga o prazo de atuação da FNSP a contar da última quarta-­feira, data de publicação do documento no DOU. Segundo o texto assinado pelo ministro, o objetivo é manter a “atuação em ações de manutenção da ordem em estabelecimentos prisionais na Região Metropolitana de São Luís”.

O documento também prevê apoio logístico e supervisão dos órgãos de segurança pública do governo maranhense no que diz respeito à cooperação entre as partes e permissão de acesso aos sistemas de informações.

O pedido de prorrogação havia sido feito pelo ex­-governador Arnaldo Melo (PMDB) no dia 17 de dezembro de 2014. O reforço na segurança foi solicitado pela primeira vez em outubro do ano passado, pela ex­-governadora Roseana Sarney (PMDB), após uma briga entre facções criminosas rivais que deixou nove mortos e 20 feridos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Desde então, a permanência das tropas vem sendo renovada a cada 90 dias.

Nas ruas ­ – Em setembro de 2014, o Ministério da Justiça aprovou novo envio de tropas federais, desta vez, para reforçar a segurança pública na Região Metropolitana de São Luís. O pedido do governo estadual foi atendido depois que 17 veículos, incluindo ônibus, micro-ônibus, viaturas da polícia e carros particulares, foram incendiados em apenas um fim de semana.

No documento, o Ministério da Justiça afirma que a aprovação se deu por causa dos “momentos de tensão e terror em face de atos de violência e vandalismo praticados por facções criminosas”.

Na época, o reforço foi autorizado pelo período de 30 dias com o objetivo de “preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio na cidade de São Luís e Região Metropolitana”.

Informações de O Estado do Maranhão
Festejo de São Sebastião

Levantamento do mastro de São Sebastião em Caxias - arquivo
Começa a contagem regressiva dos devotos de São Sebastião para o inicio do festejo que homenageia o santo em Caxias. O marco principal do evento religioso é o levantamento do mastro que será realizado no domingo, dia 11. Os fiéis acordam cedo para a alvorada com foguetes, depois dos fogos partem unidos para a reserva ecológica do Ihanmun,  retiram à arvore que simboliza a festa em homenagem ao santo e saem em direção, em um percurso de mais de 5km, ao Largo de São Sebastião onde o mastro é fincado.

Devido ao grave acidente ocorrido em 2007, desde então o festejo passou a ser organizado por uma associação denominada de: Amigos e devotos de São Sebastião. O mastro, que antes era erguido nos braços dos fiéis, por medida de segurança, passou a ser levantado por um guincho. Mas, tudo sem os fiéis perder a fé e religiosidade em São Sebastião, que foi um mártir e santo cristão.

Além do levantamento do mastro, o festejo prossegue na capela de São Sebastião, localizada no largo que tem o nome do santo, com rezas de terços e celebrações de missas, encerrando-se no dia 20 de janeiro com a solene procissão pelas principais ruas do centro da cidade.
Homem é baleado após briga no transito

Em São Luis um homem foi baleado na noite desta sexta-feira (2), na Avenida dos Africanos, durante discussão de trânsito. A vítima foi identificada como Berlison de Souza Luz, 25 anos. O disparo atingiu de raspão o rosto do motorista e o fez perder o controle do veículo, que só parou ao colidir em uma árvore no canteiro central.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), informações obtidas com testemunhas constatam que houve uma discussão entre um motociclista e o motorista da van por causa de uma manobra. O Motociclista teria perseguido a van e cometido o atentado.

O condutor da van foi levado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Djalma Marques, no Centro. Ainda segundo a polícia o estado de saúde da vítima não é grave. O autor do disparo fugiu logo após atentado.

Violência no transito  

Segundo um especializado em comportamento de trânsito da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o risco de se envolver num ato de violência é potencializado quando o veículo se torna um meio para que a pessoa libere sua agressividade e assim facilite a provocação do outro.

A belicosidade pode começar com uma simples troca de olhares, seguindo para cara feia, gestos obscenos, palavrões, chegando à agressão. “O motorista, muitas vezes, não sabe o que vai causar ali, como um dano ao carro ou à pessoa, mas ela precisa se afirmar. Depois vem o arrependimento. Ou não.”

Não há estatísticas para agressões no trânsito no Brasil, nem punição específica no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O crime que ocorre no trânsito é julgado pelo Código Penal. Já o crime de trânsito é analisado por meio do CTB. Esta realidade não é diferente nos outros países. Os envolvidos em agressões de trânsito deveriam ser submetidos a avaliações psicológicas para, caso exista necessidade, realizar tratamento e ter a habilitação suspensa