sexta-feira, 7 de abril de 2017

Católicos participam da Procissão do Encontro 


O encontro de Nossa Senhora das Dores com Jesus Bom dos Passos (foto WN) 
Ocorreu, na tarde desta sexta-feira (07), na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), a tradicional Procissão do Encontro. O ato religioso marca o inicio das celebrações da semana santa na Diocese de Caxias.  Durante a procissão os devotos vivem sua espiritualidade meditando sobre o encontro doloroso do Cristo Salvador com sua mãe, a Santíssima Virgem Maria.

A imagem do Bom Jesus dos Passos saiu da Igreja do Rosário, enquanto que a de Nossa Senhora das Dores foi conduzida a partir da Paroquia de São Benedito. As duas procissões saíram ontem a noite na tradicional celebração da fugida de Jesus e se encontraram em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Antes do encontro houve a Celebração da Santa Missa.
Maranhão tem a 2ª melhor situação fiscal do Brasil, diz Federação das Industrias do RJ 


Um estudo divulgado nesta semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que o Maranhão tem a segunda melhor situação fiscal em todo o Brasil. Isso significa que as contas do Maranhão estão em ordem num momento em que o país atravessa uma crise econômica e muitos Estados atrasam ou não fazem os pagamentos obrigatórios.

De acordo com a pesquisa ‘A situação fiscal dos estados‘, que consolida os dados de 2016, o Maranhão tem desempenho de destaque no que se refere a gastos com pessoal, dívida e investimentos. O estado aparece bem acima da média em todos os critérios analisados.

O estudo também mostra que a Dívida Consolidada Líquida de 2016 ficou bem abaixo do limite legal. Isso quer dizer que o Maranhão tem a dívida sob controle.

Ainda de acordo com o estudo, o Maranhão tem, proporcionalmente, a melhor disponibilidade de caixa entre todos os Estados. “Destaque positivo para Maranhão e Tocantins, estados em que os recursos em caixa são suficientes para cobrir as despesas postergadas e ainda resultam em um crédito que supera 60% da RCL (Receita Corrente Líquida)”, afirma o estudo. O Maranhão também se destaca no ranking de investimentos.

“Os cinco estados em melhor situação fiscal combinaram gasto com pessoal e dívida baixos”, acrescenta o levantamento.

A pesquisa foi feita com dados oficiais disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Foram analisadas quatro variáveis fundamentais ao equilíbrio de um ente público: Dívida, Despesa com Pessoal (ativo e inativo), Disponibilidade de Caixa e Investimentos.
Idoso passa mal na Prefeitura de Caxias 

Equipe do SAMU foi acionada para socorrer o idoso       (foto Blog do V. Rios)
Uma das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada na manhã desta sexta-feira (07) para socorrer um homem, identificado como Antonio Luiz, de 65 anos de idade que passou mal e foi encontrado caído no banheiro do Palácio da Cidade. De acordo com informações do Blog do Valdir Rios, o homem reside no povoado Nazaré do Bruno e estava desde às 7 horas no prédio da Viúva aguardando para falar com o prefeito Fábio Gentil. Ás 11 horas ele passou mal. 

Após passar mal, imediatamente o idoso foi atendido pelo SAMU. Depois de socorrido e realizado os primeiros procedimentos médicos o paciente foi encaminhado para a UPA e depois foi aconselhado a pegar o transporte de volta para Nazaré do Bruno. 

Em tempo

Este senhor deve ter sido mais um dos milhares de caxienses que foi ludibriado pelo prefeito mais mentiroso da história de Caxias. Um pobre coitado que acreditou nessas palavras: "Vou resolver os problemas de Caxias e de vocês, me ajude. Vote em mim. A esperança vai vencer o medo", dizia Fábio Gentil em suas andanças pelo município. 

O resultado, todos nós caxienses estamos assistindo.


Mato toma de conta de via publica no Cangalheiro e traz risco para saúde 


A época de constantes chuvas tem contribuído para o crescimento do matagal nos espaços públicos da cidade. Aliado a falta de manutenção, roçada e limpeza das ruas em alguns pontos da cidade, o matagal tomou conta das ruas dificultando a passagem até mesmo de pedestre. Nessa rua Porto da Pólvora, o mato invadiu o passeio colocando os moradores em sérios riscos de contrair doenças, especialmente os idosos e as crianças. Nessa extensão (foto) não há nenhum espaço para o trasfego de veículos, tanto faz ser carro ou moto. obriga as crianças arriscar suas vidas, disputando na rua o espaço com os veículos que trafegam no local.

Seria muito importante se algum vereador pedir através de indicação ao departamento "competentíssimo" da Administração Municipal, para que seja feito roçada e retirada de lixos, na rua Porto da Pólvora e adjacências no bairro Cangalheiro. Os moradores estão sendo vencidos pelo medo do mato invadir suas casas.  

Um morador, que não quis se identificar, explicou para reportagem do Blog que o mato e o lixo praticamente invadiram calçadas, dificultando a passagem dos pedestres. “Fizemos a solicitação para um aliado desse prefeito que mora aqui próximo, estamos encontrando dificuldades de andar pela rua que esta tomada pelo mato”, alertou o morador

São Luis entre as cidades mais violentas do mundo 


A cidade de São Luís está entre as 50 mais violentas do mundo em 2016, segundo dados divulgados pela pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal.

Nessa lista estão 19 cidades brasileiras. A capital maranhense aparece no 33º lugar.

“Das 50 cidades da lista, 19 estão no Brasil, oito no México, sete na Venezuela, quatro nos Estados Unidos, quatro na Colômbia, três na África do Sul, duas em Honduras, uma em El Salvador, uma na Guatemala e uma na Jamaica”, afirmou a ONG.

Com 130,35 homicídios por 100 mil habitantes, Caracas, na Venezuela, aparece no topo do ranking das mais violentas do mundo, seguida por Acapulco, no México, e San Pedro Sula, em Honduras.

Foto: Douglas Jr

Leia mais