sábado, 14 de junho de 2014

Prefeitos do Maranhão não acreditam na eleição de Edinho Lobão 
Lobão Filho: desacreditando entre a classe política maranhense.
Lobão Filho: desacreditando entre a classe política maranhense.
Nada mais produtivo para um repórter político em busca da verdade que conversar com assessores parlamentares e mesmo “em off” com deputados. Primeiro eu soube que dentro do próprio governo do Estado quase ninguém acredita na eleição de Edinho Lobão. Soube depois que são muito raros os parlamentares que ainda apostam numa vitória do filho do ministro de Minas e Energias. Acham que é um esforço inútil e só permanecem na campanha para agradar Roseana Sarney.

Mas é quando conversamos com os assessores dos deputados que temos uma real dimensão da péssima situação eleitoral de Edinho. Um deles me garantiu que entre os 12 prefeitos aliados a seu chefe nenhum acredita que Edinho possa vencer a eleição de 2014. E há aqueles que têm até medo de dizer que apóiam o hoje candidato do governo. Um desses prefeitos teria afirmado ao parlamentar: “Vou lutar por sua eleição e pela eleição de Gastão Vieira, mas se pedir votos para Edinho Lobão no meu município, eu é que corro o risco de não me reeleger em 2016”.

Só não me peçam para dizer os nomes dos assessores com quem conversei, não quero tirar o emprego de ninguém; nem do deputado governista com alto trânsito no Palácio dos Leões que afirmou: “Não ganha de jeito nenhum. Nem sem dinheiro, nem com dinheiro”.

E, falando ainda de bastidores políticos, grandes são os comentários de que, da mesma forma como mandou o PT se afastar de Edinho Lobão, sacrificando a candidatura a vice-governador de José Antônio Heluy, Dilma Rousseff mandou o PDT apoiar Flávio Dino, apesar da insistência em contrário do presidente do partido, Carlos Lupi.