quinta-feira, 24 de junho de 2021

Caxias registra mais 16 casos e uma morte por covid-19

O boletim diário desta quinta-feira (24) da Secretaria Municipal de Saúde apontou que 16 pessoas positivaram para o novo coronavírus. 


Também foi divulgado que uma pessoa morreu por complicações provocadas pela covid-19, totalizando até então 381 óbitos.

Dra. Cleide Coutinho viabiliza ambulâncias para três cidades 

As ambulâncias, viabilizadas por meio de emenda parlamentar da 
deputada Cleide Coutinho, beneficiarão os municípios de Matões,
Presidente Dutra e Passagem Franca 

Emenda Parlamentar da deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) viabilizará a compra de ambulâncias para as cidades de Matões, Presidente Dutra e Passagem Franca. Os veículos estão em processo de aquisição na Secretaria Estadual de Saúde.

Cada cidade receberá uma ambulância completa, para dar mais tranquilidade e melhor atendimento aos maranhenses desses municípios.

Como médica, Dra. Cleide tem uma preocupação muito grande com a saúde de todos os maranhenses, especialmente na sua base eleitoral. Por essa razão, tem realizado um grande trabalho direcionando recursos, equipamentos e profissionais para melhorar o atendimento nessa área.

Agradecimento 

O prefeito de Passagem Franca, Marlon Torres (PTB), agradeceu. "Agradeço pelo esforço e dedicação da Dra. Cleide em nos apoiar e viabilizar conquistas para os passagenses. Esta parceria com minha estimada deputada traz muitas conquistas para nosso município”.

Já o prefeito de Matões, Fernando Coutinho, frisou que a deputada trabalha em tempo integral para atender as demandas e melhorar a vida dos Matoenses. "É uma honra e grande alegria ter uma deputada como ela trabalhando por nossa cidade"

Assecom/Dep Cleide Coutinho 

Vereador Charles James visita Projeto Fé e Obra no bairro Teso Duro 

O vereador Charles James (SD) visitou no domingo, dia 20/06, o Projeto Fé e Obra, que é dirigido e coordenado pelo evangélico Breno Belchior, no bairro Teso Duro. O projeto funciona atendendo crianças da comunidade do Teso Duro, resgatando as mesmas do lixão e das ruas, oferecendo a elas aulas de reforço escolar e as mães podem contar ainda com a distribuição de cestas básicas. 

Confira no vídeo abaixo:  

Flávio Dino diz que Bolsonaro tentará golpe de Estado 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), acredita que existe a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentar um golpe de Estado.

Em entrevista nesta quarta-feira (23) ao programa Ponto a Ponto, apresentado por Monica Bergamo e Antonio Lavareda na BandNews TV, Dino explicou crer que um eventual golpe teria apoio de determinados setores das Forças Armadas. Para o governador maranhense, o presidente da República busca deslegitimar instituições “por dentro”.

“A história brasileira, infelizmente, não autoriza um pensamento mais otimista quanto ao ethos legalista das Forças Armadas. Desde sempre, no Brasil, houve, infelizmente, essa presença exacerbada do fator militar na vida institucional civil, a chamada tutela militar”, argumentou.

“(Os militares) podem ser levados a uma aventura, sim. Não todas as Forças Armadas, todos os militares, mas setores podem, sim, aderir a este intento inconstitucional, golpista, a outros setores sociais que hoje são muito atraídos por essa visão belicista, militarista, que o Bolsonaro representa. Vejo um golpismo processual, que busca a deslegitimação das instituições por dentro, que pode – dependendo a conjuntura – levar até a uma tentativa aberta de golpe.”

Até aqui, segundo Dino, Bolsonaro protagonizou “um catálogo inesgotável” de crimes à frente da Presidência da República – em especial, ao acusar sem provas fraudes nas eleições de 2018. Segundo o governador, a lista de Bolsonaro inclui crimes de responsabilidade e improbidade administrativa.

O discurso faria parte, ainda de acordo com o governador, de uma tentativa de desorganizar o processo eleitoral. E, em última instância, tentar o já citado golpe de Estado.

“O Bolsonaro não pode ter uma disputa eleitoral em condições normais. Ele sabe disso (…). Qual é o objetivo disso? Ele não tem prova alguma (de fraudes eleitorais). O objetivo dele é apenas tumultuar para tentar vencer as eleições no grito, na marra, na violência. Ou, se perder, o que eu considero a hipótese mais provável, ter uma narrativa ou mesmo fazer uma virada de mesa”, afirmou.

“Ele vai ter um encontro marcado com vários tribunais ao longo dos próximos anos. Pela pandemia, por essas acusações, e pelo golpe de Estado que ele vai tentar fazer. Não vai conseguir, mas vai tentar”, acredita.

Lula é a solução – Diante de pesquisas que apontam para uma disputa entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2022, Flávio Dino acredita na possibilidade de que partidos de esquerda se unam em busca de alianças. No entanto, para o maranhense, a prioridade é negociar com a sociedade.

“Mais importante que a legenda A, B ou C é você dialogar com o centro na sociedade. As pessoas que não têm uma posição pré-determinada, de alinhamento ideológico. Isso corresponde ao pensamento médio, sem dúvida, da maioria da população. Mesmo que haja, de um ponto de vista partidário, uma frente eventualmente mais estreita, é preciso ter amplitude programática – ou seja, falar para além dos muros da esquerda, com programa de governo atualizado, moderno, que dê conta inclusive de questões novas”, argumentou.

Para Dino, existe apenas “uma remota chance” de que Lula fique fora da disputa presidencial em 2022 para apoiar outros nomes da esquerda. Este cenário com o petista na corrida seria, inclusive, “uma solução” contra Bolsonaro.

Continue lendo

Caxias está entre os municípios com maior número de ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica

Em todo o Estado, já foram contabilizadas quase 2 mil ocorrências desde o início de 2020 até maio deste ano

Uma brincadeira bastante conhecida pelos maranhenses é a prática de empinar pipas, muito comum nessa época com a chegada do período de veraneio. Mas, apesar de ser muito popular e divertida, pode ser uma atividade perigosa. É preciso ficar atento aos riscos, pois o perigo aumenta devido às condições de fortes ventos, fazendo com que a pipa seja levada para bem próxima da fiação elétrica e a linha se enrosque nos cabos de energia, podendo causar acidentes e interromper o fornecimento de energia da comunidade e estabelecimentos que prestam serviços essenciais. 

Segundo levantamento da Equatorial Maranhão, a incidência de interrupções ocasionadas por pipas presas na rede elétrica se manteve frequentes em todo o Maranhão. De janeiro de 2020 a maio de 2021, foram registradas 1.968 ocorrências dessa natureza, afetando o fornecimento de energia elétrica. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, foram identificadas 448 ocorrências de pipas na rede, um número que serve de alerta a população.  

Os municípios com o maior número de ocorrências por falta de energia envolvendo pipas em 2020 e 2021 foram São Luís com 751 casos, São José de Ribamar, com 225, Imperatriz com 93 e Paço do Lumiar, com 91 ocorrências. Em Caxias, 87 acidentes do gênero já foram registrados no período. O ranking dos 10 municípios mais afetados com pipas na rede pode ser visto na tabela a seguir.

Devido ao número expressivo, a Equatorial Maranhão faz um alerta importante para a população e traz algumas orientações com relação ao tema:  

Não deixe que as crianças empinem pipas próximo da rede elétrica. O ideal é buscar lugares descampados, como praias e campos onde não tenha rede de energia nas proximidades;

Cuidado com fortes ventos, pois podem contribuir para as pipas se aproximarem dos fios energizados; 

Quando a linha encostar na rede elétrica, NUNCA tente resgatá-la com, pois o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande. Solte a linha imediatamente; 

Não utilize produtos cortantes nas linhas das pipas, pois podem machucar gravemente quem solta à pipa e outras pessoas ao redor. 

O Técnico de Segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Túllio, alerta a população sobres os riscos da brincadeira e dá algumas orientações de como praticar essa atividade de forma segura. “Pipas devem ser empinadas longe da rede elétrica, pois ao se enroscarem nos fios de energia podem causar curto-circuito, falta de energia e até acidente com vítimas. Caso ela fique presa na fiação elétrica, nunca tente recuperá-la jogando pedras amarradas em linha, galhos de árvores, ou qualquer outro tipo de objeto, não suba em muro ou árvores para tentar recuperar a pipa, deixe-a presa como está. Em momento oportuno, procure sempre um local aberto longe da rede elétrica e do trânsito para praticar essa atividade com segurança”, explica.

Em caso de ocorrências como linha enroscada na rede elétrica, pipa presa nos cabos, ou ainda acidentes envolvendo descarga elétrica, a Equatorial Maranhão alerta a população a não tentar tirar a pipa ou a linha dos cabos energizados, e entrar em contato por meio da Central 116 informando o local com ponto de referência. A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e liguem para o Samu no 192.  

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Maranhão volta a registrar 40 mortes diárias e  alcança 8.841 óbitos 

O Maranhão voltou a registrar, nesta quarta-feira (23), 40 mortes diárias por Covid-19, alcançando 8.841 óbitos pela doença durante a pandemia. A última vez que o estado havia registrado esse número de mortes por dia havia sido há dois meses, no dia 21 de abril.

O estado registrou 1.341 novos casos da doença e agora totaliza 311.207 casos confirmados.

Dos novos registros, 147 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 93 em Imperatriz e 1.101 nos demais municípios do estado.

Blog da Silvia Teresa