quarta-feira, 16 de março de 2022

Governo do Maranhão flexibiliza uso de mascaras em locais fechados 

O uso de máscaras em locais fechados agora é facultativo no Maranhão, ou seja, a pessoas usa se quiser. A decisão é do governador Flávio Dino (PSB), publicada no Decreto nº 37.492, de 11 de março de 2022. Pelo documento, o item não precisa mais ser utilizado em espaços fechados, desde que mais de 70% da população da cidade esteja vacinada com as duas doses ou dose única.

Segundo o texto, em locais fechados “nos municípios em que mais de 70% da população tenha recebido as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19, conforme dados constantes do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o uso de máscaras faciais de proteção é uma faculdade de cada indivíduo, ou decorrerá de norma municipal, não havendo mais obrigatoriedade estadual”.

O decreto só obriga o uso de máscara em locais fechados, se tratando de municípios com menos de 70% de vacinados com as duas doses ou dose única. A dispensa nesse caso se dará no acesso a estabelecimento que exija comprovação de vacinação.

E devem permanecer utilizando a máscara nestes locais, pessoas infectadas com a Covid-19 e que tenham necessidade de quebrar o isolamento.

Mercado Central de Caxias será todo reformado...

Por iniciativa da deputada estadual Drª Cleide Coutinho (PDT), o Mercado Central de Caxias será todo reformado.

Construído ainda pelo então prefeito Humberto Coutinho (jn memoriam), hoje, o prédio está em péssimo estado de conservação e precisa de um urgente remodelamento para que os feirantes atendam bem a clientela.

A parlamentar reivindicou a obra e contou com a pronta anuência do governador Flávio Dino (PSB) e do vice-governador Carlos Brandão (PSB).

Jotonio Viana

Caxias zera ocupação de leitos infantis e registra 3 adultos internados com Covid-19

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde segue com a imunização dos caxienses contra covid-19, ampliando a campanha entre os adultos e o público infantil. O trabalho vem repercutindo positivamente nos números registrados pelas unidades hospitalares.

Segundo o Boletim Epidemiológico, o Município registrou zero na ocupação de leitos infantis, 3 adultos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e zero novos casos da covid-19, nessa terça-feira (15).

A queda nos números, tanto de novos casos, como de internações pela covid-19,  demonstra que o trabalho da gestão municipal vem surtindo efeitos positivos no controle da doença.

As crianças de 5 a 11 anos estão sendo vacinadas no Caxias Shopping Center e nas escolas,  por meio de um cronograma estabelecido pelas secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e Saúde. Já as pessoas a partir de 12 anos até mais de 100 anos, estão sendo recebendo o imunizante nas unidades básicas de saúde, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

Caxias (MA) está com  mais de 11 mil crianças de 5 a 11 anos imunizadas com a 1ª dose; mais de 500 tomaram a 2ª dose da vacina. Ao todo, já foram aplicadas mais de 288.600 mil doses das mais de 344 mil que chegam ao município, entre população adulta e infantil.


Com transmissão exclusiva da Amazon Prime, Tuntum vai exibir patrocínio da Netflix 

Ocorre nesta quarta-feira (16), o jogo do ano para o Tuntum. A equipe maranhense enfrenta o maior campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro. O jogo terá transmissão exclusiva da Amazon Prime, mas a Netflix vai ganhar posição de destaque ao estar estampada na camisa do clube do Maranhão.

A Netflix fechou um patrocínio pontual com Tuntum para a partida desta quarta-feira às 20h30.

A estratégia faz parte da guerra de streaming entre Netflix e Amazon Prime. A primeira ainda não conseguiu entrar no segmento de transmissões esportivas, enquanto a segunda garantiu 36 jogos exclusivos da Copa do Brasil.

Além da Amazon Prime, a HBO Max também já faz transmissões de competições de futebol, como do Campeonato Paulista e da Liga dos Campeões.

Procon/MA divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2021 

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) divulgou, ontem terça-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, o ranking das empresas mais reclamadas em 2021 no Maranhão. Estão no topo da lista as fornecedoras Oi Móvel, Equatorial e Caema.

Além de registrar a totalidade das reclamações formalizadas e fundamentadas ao órgão, a lista também aponta a quantidade de demandas atendidas e resolvidas pelas empresas.

“Esse ranking é uma previsão do Código de Defesa do Consumidor, e nos permite acompanhar o desempenho dos fornecedores no atendimento aos seus clientes”, explicou a presidente do Procon/MA, Karen Barros.

“O ranking é também mais uma ferramenta de escolha ao consumidor, que fica sabendo como é o tratamento daquela empresa às demandas e reclamações recebidas”, acrescentou Karen.

No topo da lista, a Oi Móvel figura com 136 reclamações registradas. Em seguida, a Equatorial com 122 reclamações recebidas, e, em terceiro, a Caema, que tem um total de 113 reclamações registradas.

Além dessas, também constam na lista a Oi Fixo (4°), Cartões Bradescard (5°), BRK Ambiental (6°), Banco Bradesco (7°), Faculdade Pitágoras (8°), Magazine Luiza (9°) e TIM (10°). O ranking detalhado pode ser conferido no site do Procon/MA.

A divulgação do ranking é prevista no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, o qual determina que os órgãos públicos de defesa do consumidor devem manter cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços.