quinta-feira, 3 de julho de 2025

Mutirão de vacinação leva saúde as comunidades quilombolas de Caxias 


A Secretaria Municipal de Saúde realizou, neste fim de semana, mais uma etapa do Mutirão de Vacinação nas comunidades quilombolas de Caxias. A ação aconteceu na escola do povoado Soledade, com o objetivo de garantir acesso à imunização a moradores, e visa assistir comunidades que não contam com Unidades Básicas de Saúde e enfrentam maiores dificuldades de acesso ao sistema de saúde.

“É uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica. É um grupo prioritário e contemplada pelas políticas do governo federal. Nós estamos trazendo as vacinas da gripe a partir de 2 anos e Covid a partir dos 12 anos. São vacinas estratégicas, considerando que estamos vivenciando um período sazonal do vírus da gripe”, destaca José Ross, enfermeiro.

A iniciativa contempla as 09 áreas quilombolas certificadas do município, reforçando o compromisso com a equidade no atendimento à população. O mutirão já passou por diversos povoados, a exemplo de: Lavras, Lagoa dos Pretos, Jenipapo e Mimoso. As próximas comunidades já agendas são: Curicas e Barra da Teresa.

O mutirão está levando vacinas contra gripe e Covid-19 para pessoas a partir dos 2 anos de idade. A estratégia descentralizada busca aproximar os serviços públicos das comunidades mais afastadas, assegurando o direito à saúde e promovendo mais qualidade de vida.

“É importante esta equipe vir fazer este trabalho de vacinação. Por que é difícil sair daqui pra ir lá pro posto. É bom porque previne”, Maria do Amparo, moradora.

“É sempre bom prevenir para não remediar. A vacina é para prevenir a doença, eu procuro está sempre em dia com as vacina”, disse Jalmir Tavares, morador.