segunda-feira, 12 de julho de 2021

Amanda Gentil comemora vacinação e lembra perdas de familiares 

Amanda Gentil toma vacina contra Covid-19 e comemora imunização 

A jovem engenheira, e, atual secretária de Governo do Município de Caxias (MA), Amanda Gentil, comemorou, no último sábado (10), a vacinação contra a Covid-19. Ela tomou a primeira  dose, após a gestão municipal, por meio do prefeito Fábio Gentil (Republicanos), ter baixado a faixa de idade para 22 anos. Ou seja, para que todas as pessoas a partir desta idade possam serem vacinadas no município. A cidade de Caxias é uma das que mais vacina no Estado do Maranhão. Até este domingo (11),  das 109.396, Caxias já havia aplicado 99.867 doses das vacinas.

Pelo Instagram, Amanda Gentil, falou emocionada sobre o momento e lembrou das perdas familiares (Amanda perdeu o Tio, Talmir Rosa, e, o avô, Zé Gentil, ex-deputado estadual e pai do prefeito Fábio Gentil, ambos vítima da covid-19). Ela também parabenizou a gestão pelo avanço no processo de imunização dos caxienses.

Amanda Gentil parabenizou a adm. municipal pelo avanço da vacinação em Caxias 

“Tô vacinada. É indescritível o que eu senti nesse momento. Depois de perdas irreparáveis em minha vida, como a partida de meu eterno avô, Zé Gentil e de meu tio tão amado, Talmir Rosa, que perderam a luta contra COVID-19, hoje tive a oportunidade de me vacinar. Obrigada meu Deus, que diante essa Pandemia na qual estamos vivendo, e, que tem deixado o mundo em luto, o Senhor tem nos sustentado e permitido que fiquemos de pé. Meus parabéns, a Prefeitura de Caxias, a Secretaria de Saúde e aos profissionais que estão todos os dias trabalhando para que mais pessoas sejam imunizadas”, disse Amanda Gentil, secretária municipal de Governo de Caxias (MA).

Ao ser vacinar, a jovem também dar um exemplo de confiabilidade no trabalho de todos os profissionais de saúde e incentiva a todos os jovens a também se imunizar contra a covid-19.

Dra. Cleide Coutinho reivindica programa "Sorrir" para Caxias 

A deputada Cleide Coutinho (PDT) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde a implantação do programa "Sorrir" (Centro de Especialidades Odontológicas) no município de Caxias, para atender grande parte da Região Leste.

"Trata-se de uma iniciativa de saúde pública criada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para levar aos maranhenses mais vulneráveis tratamentos dentários complexos, como cirurgias e exames de imagem, biópsias e próteses totais. O programa já foi implantado em algumas cidades, a exemplo de Imperatriz", disse a parlamentar.

Cleide Coutinho frisou ter certeza de que será atendida pelo governador Flávio Dino e pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. "Que têm trabalhado bastante por toda a região leste, a partir de Caxias, com grandes empreendimentos na área da saúde, a exemplo do Hospital Macrorregional, do Mutirão de Cirurgias de Catarata, do Serviço de Oncologia e de outros serviços, viabilizados a partir de nossos solicitações”, finalizou. 

Ascom/Dep Cleide Coutinho

PF abre inquérito para investigar se Bolsonaro prevaricou em caso de suspeita da Covaxin 

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar suspeita de prevaricação de Jair Bolsonaro na negociação do governo para a compra da vacina Covaxin.

A apuração tem origem nas afirmações do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que diz ter avisado o presidente sobre irregularidades nas tratativas e as pressões que seu irmão, servidor do Ministério da Saúde, teria sofrido.

A prevaricação é um tipo criminal em que o agente público deixa de agir ou retarda a ação para satisfazer interesses pessoais.

No caso do presidente, a apuração vai buscar saber se ele foi de fato informado e se tomou medidas.

A investigação foi solicitada pela PGR após a ministra do STF Rosa Weber cobrar manifestação da Procuradoria sobre a notícia-crime apresentada ao Supremo por três senadores.

Na PF, o caso será conduzido pelo Sinq (Serviço de Inquérito) da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, setor que cuida de apurações que envolvem pessoas com foro. Painel

PRF apreende dois tatus abatidos na BR-316, em Caxias 

Tatus apreendidos pela Policia Rodoviária Federal na BR-316, em Caxias 

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou dois homens em uma motocicleta que retornavam de uma caça com dois tatus, na manhã de sábado (10), na BR-316, em Caxias. 

Os patrulheiros encontraram com a dupla uma espingarda, tipo bate-bucha, desmontada, material para recarregar: pólvora e espoleta, além de dois tatus já abatidos.

Os envolvidos e os materiais foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Dra. Cleide diz que não vai mais disputar eleição e anuncia Claudia Coutinho como sua sucessora 

A deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) disse na tarde deste domingo (11) que não mais disputará mandato público eletivo e anunciou como sua sucessora política a primeira-dama de Matões, Cláudia Coutinho (foto), que a partir de hoje é pré-candidata a deputada estadual.

Esposa do prefeito Ferdinando Coutinho, irmão do saudoso ex-presidente da Assembleia Legislativa Humberto Coutinho, Cláudia é diretora administrativa do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão – o macrorregional de Caxias –, onde faz um trabalho bem avaliado, e é uma primeira-dama com destacada atuação social em Matões.

Após a reunião que definiu o nome de Cláudia como sucessora da Dra. Cleide Coutinho, o prefeito de Matões Ferdinando Coutinho ligou para o senador Weverton para anunciar a decisão do grupo e reafirmar apoio à sua pré-candidatura ao Governo do Estado nas próximas eleições.