segunda-feira, 27 de maio de 2019

Em entrevista Bolsonaro reconhece exagero ao taxar de "idiotas uteis", manifestantes do ultimo dia 15 


Na entrevista que concedeu à TV Record, Jair Bolsonaro tentou recuar da expressão “idiotas úteis”, mas acabou chamando professores de “inescrupulosos”. “Eu exagerei”, disse o presidente, sobre a expressão que empregou para se referir aos manifestantes que foram às ruas no dia 15 protestar contra o contingenciamento de recursos da Educação. “O correto seria inocentes úteis”, amenizou.
Mas ele manteve a avaliação de que estudantes foram instrumentalizados por “professores inescrupulosos” para se manifestar contra cortes na Educação que, segundo ele, não ocorreram.
Ele afirmou que os jovens devem ter “cuidado” para não serem influenciados por esses professores – que só nesse momento disse serem uma “minoria”.
Festa das Mães no povoado Nazaré do Bruno reúne multidão 


Em mais um ano, a Festa das Mães realizada no povoado Nazaré do Bruno reuniu uma multidão. O tradicional evento, promovido pela UIM Nossa Senhora de Nazaré, UEM Vicente Bruno, CEI Nazaré do Bruno, UEM Cleonice Medeiros (povoado Porquinhos), UEM São Gonçalo (povoado Fortaleza), UEM Nilo Peçanha (povoado Barra do Riachão) e UEM Maria Medeiros (povoado Vila Nova), e patrocinado pelo vereador Catulé, aconteceu nesse sábado (25).

Dentre as autoridades presentes, compareceram o vereador Catulé, presidente da Câmara Municipal, as professoras Sandra Moura (coordenadora do Necampo Núcleo de Educação no Campo)  e Silvana Pereira, (coordenadora da Educação Infantil). 

Professora Sandra Moura 
“Ser mãe é a função mais difícil de uma mulher, pois sabemos que educar nos dias de hoje não é fácil. Em nome da secretária de Educação, Ana Célia, quero deixar o meu abraço a todas essas guerreiras”, saudou a professora Sandra Moura.


Para a professora Silvana Pereira, “o que se nota na localidade é uma grande interação das escolas. É desta forma que podemos fazer um Brasil diferente, principalmente com o cuidado das nossas crianças. Parabéns ao incentivo do vereador Catulé”.


Segundo o presidente da Câmara, “a localidade tem servido de exemplo para todo o município de Caxias e o estado do Maranhão, pois, conforme avaliação do Ideb, as melhores escolas estão aqui; mas se estão aqui primeiro devemos à Deus, segundo às mães, terceiro aos professores, quarto ao vereador Catulé e ao prefeito Fábio Gentil (ausente no evento devido estar acompanhando a esposa em um procedimento cirúrgico em São Luís)”.

Apresentações de alunos, sorteio de presentes, distribuição de lembranças e lanches animaram as mães do 2º Distrito. “Só temos a agradecer ao apoio de sempre do vereador Catulé, aos funcionários que compartilharam deste momento e a comunidade que mais uma vez participou em peso da nossa singela homenagem”, declarou Edna Sousa, gestora da UIM Nossa Senhora de Nazaré.






Avião com cantor Gabriel Diniz cai em Sergipe 


O avião em que estava Gabriel Diniz, do hit 'Jenifer', caiu, no litoral de Sergipe, nesta segunda-feira (27).
A informação foi divulgada pelo Balanço Geral, programa da Record TV.
À imprensa, assessoria do cantor disse ainda não ter informações sobre o ocorrido, mas confirmo que ele estava no voo.
Nas redes sociais já circulam imagens dos documentos do artista, supostamente encontrados por pescadores.
Aguarde mais informações.
Após dois anos internado, empresário Toinho morre em Teresina

                                                    (foto arquivo) 
O empresário Antonio Rodrigues Freitas (leia-se Contorno Construções) morreu, no fim da tarde de domingo (25), no Hospital Santa Maria, em Teresina, onde estava internado há dois anos, após cair de uma escada. (reveja aqui https://www.irmaoinaldo.com.br/2017/01/empresario-fica-em-estado-gravissimo.html)
Toinho, como era mais conhecido, teve várias fraturas e traumatismo craniano. Ele tinha 64 anos de idade. O corpo do empresário está sendo velado na Funerária Renascer que fica localizada na Rua Fause Simão, no centro, e o sepultamento ocorrerá às 16h30 no Cemitério São Benedito. 
Toinho era sobrinho do ex-vereador Irmão Assis Alder. Ele era funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde exerceu por vários anos suas funções na instituição financeira na agencia de Caxias. 
Ele deixa viúva a esposa Rosa e os filhos Joabe (advogado), Eliabe e Juliabe. 
100 dias em ação...


Por:Adelmo Soares

Completamos cem dias de trabalho em defesa do povo maranhense na tribuna da Assembleia Legislativa. Um período de muito aprendizado, debates, apresentações de propostas, muitas ideias plantadas e alguns frutos já colhidos.

Foram muitas ações importantes, principalmente em prol da agricultura familiar. E, para reforçar este segmento, fui eleito, por unanimidade, como o coordenador do Fórum Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional do Nordeste, que aconteceu em Recife, com parlamentares de cinco estados. Uma importante ação dos deputados a favor da causa no legislativo.

Ampliamos a voz dos agricultores e agricultoras familiares dentro da Assembleia Legislativa do Maranhão com o Diálogo Participativo de composição da Mesa Diretora da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Maranhão. Um ato para a construção da Frente Parlamentar.

O objetivo da Frente é ser uma entidade associativa que defenda interesses comuns, constituída por representantes de todas as correntes de opinião política e sendo porta voz para o debate entre as classes políticas, governos estaduais e municipais, movimentos sociais e sociedade civil.

Em parceria com o colega de parlamento, Duarte Júnior, conseguimos aprovar um importante projeto, que proíbe a utilização de canudos produzidos em material plástico nos estabelecimentos comerciais do Estado. Um produto que leva 400 anos para se decompor. Apresentamos a proposta do canudo biodegradável, o canudo de papel, que rapidamente faz a sua decomposição no meio ambiente sem prejudicá-lo. Uma iniciativa em prol da preservação da natureza.

Ainda tendo como pauta o meio-ambiente, participei da 1° edição do projeto ‘Limpa Praia São Luís’, que foi criado e organizado pelos alunos da turma de Mestrado em Recursos Marinhos e Pesca da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). 

Aproveitei a oportunidade para reforçar a adoção da nova Lei dos Canudos, no intuito de combater a poluição de nossos rios, praias e mares, preservando, assim, o meio ambiente do Estado.

Em mais uma parceria na Assembleia, desta vez, com a colega Dra.Thaiza Hortegal, apresentei a proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Iniciativa tomada porque o Maranhão não possui escritório regional do DNOCS, o que obriga o Estado a tentar resolver problemas relacionados ao órgão em Teresina ou em Fortaleza, onde ficam lotadas superintendências do departamento. Um fator logístico que dificulta diálogo e negociação sobre projetos de interesse do Maranhão, a exemplo do Tabuleiro de São Bernardo.

Também estive presente nesta semana na audiência pública que ocorreu no Memorial da Balaiada, em Caxias, onde pude lutar e debater com lideranças políticas de todo o Maranhão, a importâcia da consolidação do Pré-comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru. 

A iniciativa, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de ALEMA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA), tem como objetivo a preservação e recuperação do tão importante Rio Itapecuru, rio genuinamente maranhense que abrange 57 municípios do nosso estado, abastecendo, em grande parte, a Ilha de São Luís.


Estes são apenas alguns exemplos desses cem dias de atividades na Assembleia e no Maranhão. Mas o trabalho segue constante, sempre lutando por uma melhor qualidade de vida para a população e energias renovadas para batalhar por muito mais. Que venham outros cem dias de lutas, pois seguiremos firmes como os ensinamentos das águas do Rio Itapecuru que é água que caminha entre as pedras, seremos então como água que caminha sob as adversidades!
Cidades brasileiras registram atos em apoio ao governo Bolsonaro 

Em Caxias, a manifestação aconteceu na Praça Duque de Caxias (Morro do
Alecrim) 
Milhares de manifestantes foram ontem às ruas de cidades brasileiras em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e em defesa de temas como a reforma da Previdência e o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. As mobilizações mais significativas foram registradas em São Paulo e no Rio. Em Caxias, a manifestação aconteceu na Praça Duque de Caxias (Morro do Alecrim). 
A pauta dos atos foi marcada também por ataques ao Congresso, personificados no presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ao Supremo Tribunal Federal (STF). O atos foram classificados por Bolsonaro como espontâneos e como um “recado àqueles que teimam, com velhas práticas, não deixar que este povo se liberte”. 

Na interpretação do Palácio do Planalto, o saldo foi positivo. Interlocutores do presidente avaliaram que, embora não tenham sido grandiosos, os eventos nas ruas não podem ser desconsiderados e mostraram que parte da população apoia a maneira como Bolsonaro tem conduzido sua relação com o Congresso.

Representantes do Parlamento, porém, reagiram às cenas nas quais Maia e o Centrão – grupo que tem em seu núcleo duro DEM, PP, PL (ex-PR), PRB e Solidariedade e reúne aproximadamente 200 deputados – aparecem como alvo. Parlamentares avaliaram que a hostilidade nas ruas acirra e isola ainda mais o governo no Congresso. Um dos principais nomes do Centrão, o líder do DEM, deputado Elmar Nascimento (BA), divulgou nota na qual condena o “radicalismo e a beligerância” e fiz que “ninguém governo sozinho”.