sábado, 26 de abril de 2014

Deputada Eliziane Gama critica pesquisa feita pela Data M
elizianeoutubro A Deputada estadual Eliziane Gama (PPS) reafirmou ontem a sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão e repudiou a pesquisa de intenções de votos divulgada pelo Instituto Data M, que a excluiu de todos os cenários.
A parlamentar sustenta o projeto de terceira via e ainda busca aliança política com outros partidos para a disputa do pleito. “O PPS tem um projeto de candidatura própria e ainda estamos trabalhando para formalizar alianças. Sou candidata ao governo”, afirmou.
Na última quinta-feira, o Instituto Data M liberou para alguns veículos de imprensa os dados do levantamento feito entre os dias 19 e 22 deste mês sobre a eleição para governador e senador no Maranhão.
No principal cenário divulgado à imprensa, aparecem como pré-candidatos Flávio Dino (PCdoB), Lobão Filho (PMDB), Marcos Silva (PSTU) e Antonio Pedrosa. O nome de Eliziane não foi incluido.
Mesmo no cenário que leva em consideração respostas espontâneas, aquele em que o eleitor cita o nome de um pré-candidato sem ter de escolher por meio de uma lista editada, Eliziane Gama, que foi candidata a prefeita de São Luís na eleição de 2012 com votação expressiva, também não teve percentual algum apresentado pelo Data M.
“Não dá para entender o porquê de o meu nome não ter sido colocado na disputa nesta pesquisa. Estamos fazendo movimentos em busca de apoio de partidos e eu tenho me posicionado sobre a candidatura. Então, não tem explicação lógica para que o meu nome fosse retirado da disputa”, criticou.
Gama também questionou a credibilidade da pesquisa, em relação à pergunta espontânea. Isso porque em todas as outras pesquisas anteriores, o seu nome foi citado pelo eleitorado. “Um detalhe interessante é que o nosso nome foi excluído mesmo. Omitiram inclusive o meu percentual da espontânea”, declarou a parlamentar, que reafirmou desejo de disputar o pleito.
Propostas – A deputada estadual Eliziane Gama (PPS), pré-candidata a governadora do Maranhão, também avalia candidatura ao Senado da República. De acordo com a popular-socialista, é uma ala do PPS quem defende o projeto. A parlamentar garantiu no início da semana que permanece com o projeto para alcançar o comando do Palácio dos Leões, mas avalia também o Senado.
“É uma ala do partido que defende a minha candidatura ao Senado. Estamos avaliando, discutindo internamente, mas no momento sou candidata ao Governo”, afirmou.
Atualmente, estão na condição de pré-candidato ao Legislativo, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), pela oposição; o ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB) e o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), são pré-candidatos pelo grupo governista.
Mesmo nesta disputa, Eliziane tem dificuldade de formar aliança.
O Estado 

Foto: Dia de nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

    Hoje, 26 e abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

    A chamada Pressão Alta é um mal geralmente silencioso e perigoso também e deve ser muito bem controlada. 

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais, afetando cerca de 1 bilhão de pessoas. No Brasil, aumentou o número de pacientes diagnosticados com a doença.

    Em 2006, 21,6% da população sofria com a pressão alta, estimativa que subiu para 23,3% em 2010. De cada três brasileiros na idade adulta, um sofre de hipertensão arterial. 

    Por, muitas vezes, não apresentar sintomas a hipertensão demora a ser diagnosticada.

    Isto pode acarretar doenças graves no coração, como insuficiência cardíaca e nos rins, insuficiência renal, levando até mesmo a hemodiálise. 

    Mas, há fatores que podem determinar maior ou menor risco para o desenvolvimento da doença, entre eles estão a hereditariedade, o sedentarismo, maus hábitos alimentares, como exagerar no sal, estresse, ansiedade, entre outros. 

    Dados mostram que apenas 30% dos hipertensos diagnosticados tem a pressão sobre controle. 

    O motivo? Muitos não tomam corretamente seus remédios. 

    E também não adianta só tomar remédio. É fundamental também controlar a alimentação, ingerindo verduras, frutas, controlando o sal, e fazer atividade física regularmente.

    Então, aproveite este dia para se cuidar. Meça a sua pressão, comece a se movimentar e a se alimentar corretamente. 

    Você só tem a ganhar.
    Somos realmente como a FIFA nos descreve?
    Manual lançado pela Federação Internacional de Futebol para explicar o Brasil e os brasileiros gerou polêmica

    Não é todo mundo que é aberto a críticas. Uma página da última edição da revista virtual da Fifa, chamada “The Fifa Weekly”, precisou ser substituída às pressas depois de ter gerado polêmica nas redes sociais. O motivo? A página 19 trazia um manual explicando para estrangeiros como se comportavam os brasileiros. Intitulado “Brazil for begginers” (“Brasil para iniciantes”), o guia, em linguagem crítica e por vezes irônica, trazia dicas para que turistas possam evitar mal-entendidos ou constrangimentos.
    Ressaltando algumas características que fazem parte do “jeitinho brasileiro”, como não respeitar filas e deixar tudo para a última hora, o manual foi encarado como ofensivo pela população. Para não gerar um mal-estar diplomático semanas antes da Copa do Mundo, a Fifa optou por retirar o conteúdo do ar.
    Mas, afinal, a Fifa está realmente errada em seu julgamento? Não costumamos chegar atrasados aos nossos compromissos? Não conversamos nos tocando ou sempre nos cumprimentamos com beijos? (com um quem é de São Paulo e dois quem é do Rio de Janeiro e segue variando, de acordo com o estado em que a pessoa vive). Não temos um trânsito caótico e violento que tira vidas diariamente?
    Além do manual, a linha de camisetas inspiradas pela Copa do Mundo produzida pela Adidas também foi mal recebida pelos brasileiros. Uma delas tem a frase “I love Brazil”, com a palavra “love” (amor) desenhada como um coração com formato de nádegas vestindo um biquíni “fio dental”. Outra estampa mostra uma mulher com curvas acentuadas e o Pão de Açúcar ao fundo e traz os dizeres: “Looking to score”, um jogo de palavras que não tem tradução exata para o português, mas que pode significar “marcar gols” ou “ficar com garotas”.
    Ambas já foram retiradas das vitrines. No entanto, serviram para mostrar como ainda, infelizmente, é estereotipada a imagem da brasileira, mesmo que tenhamos uma mulher no cargo mais importante do País, a Presidência da República. Proibir a venda das camisetas é pouco e apenas tapa o sol com uma peneira. Enquanto ainda formos conhecidos como o paraíso da prostituição, sobretudo da infantil, e não fortalecermos nossas leis de combate ao tráfico e de assédio às mulheres, os estrangeiros ainda terão essa triste imagem que relaciona a mulher brasileira ao prazer e à diversão.
    Com os olhos do mundo voltados para cá, com a economia emergente e o destaque que ganhamos muito além do futebol e do samba, está mais do que na hora de olharmos para o próprio umbigo e nos reconhecermos como um país em ascensão política e econômica. E isso significa enxergar e admitir os próprios defeitos. Esse é o primeiro passo para evoluirmos como nação, já passou da hora do Brasil se tornar o país do futuro. Mas, para isso, é preciso mudar e muito. O que podemos aprender com as críticas? Analisamos item por item da matéria da revista da Fifa. Confira clicando aqui.