domingo, 23 de abril de 2023

Catulé Junior e Paulo Marinho Jr juntos em 2024...

Blog do Domingos Costa


O ex-vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior (PL), publicou uma foto neste final de semana com o primeiro suplente de deputado estadual Catulé Júnior (PP) após um diálogo entre os dois no Mercado Municipal.

Ambos são pré-candidatos a prefeito nas eleições de 2024 e trabalham para unificar a oposição em torno de único candidato à sucessão do prefeito Fábio Gentil.

Paulo Marinho Júnior teve em Caxias 15.392 votos para deputado federal (19,05%), na cidade, ficou na segunda colocação, perdendo apenas para Amanda Gentil – filha do prefeito.

Já Catulé Júnior obteve, somente na sua cidade, 11.778 votos para deputado estadual (14,60%), ficando atrás apenas de Daniela, namorada do prefeito.

Será se vem uma dobradinha por ai?

Dengue Hemorrágica matou a vereadora de Governador Eugênio Barros   

Segundo familiares a vereadora Ana Gardênia Pereira de Freitas (foto acima) foi vítima de Dengue Hemorrágica

A morte precoce da parlamentar abalou familiares, amigos, eleitores e políticos do município de Governador Eugênio Barros e região.

Durante toda a semana Gardênia, de 40 anos, já  apresentava mal-estar inclusive com quadro de febre alta. . 

De acordo com as informações a vereadora procurou um médico mas, não teria seguido as instruções do profissional de saúde que recomendou inclusive a realização de exames laboratoriais e seguiu ingerindo medicação por conta própria.

Na tarde de sexta-feira (21) Gardênia teve o quadro agravado e juntamente com um filho menor de idade vieram para Caxias em seu veículo, uma caminhonete tipo Hilux.

Ao chegarem próximo a Caxias a vereadora não conseguiu mais conduzir o carro e mesmo sem saber dirigir direito o garoto assumiu o volante do veiculo chegando até à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Pirajá. 

Em face ao agravamento da saúde Gardênia foi encaminhada para o Hospital Macrorregional, porém os médicos não conseguiram reverter o quadro e a vereadora veio a óbito. Ela deixou o esposo e dois filhos. 

O prefeito de Governador Eugênio Barros Chiquinho do Banco (PDT) decretou luto oficial por três dias no município. 

Nas redes sociais várias autoridades prestaram homenagens a vereadora Gardênia do Socorro, entre elas o presidente da Câmara, vereador Isac, a líder Toinha, Ilvan, Dona Daluz,  Rubem Figueiredo,  Laura e Eliane, além do vice prefeito.

Mais - Gardênia do Socorro (PTB) foi eleita vereadora em 2020 com 446 votos (5,23%). Com a morte da parlamentar assumirá a vacância do cargo o 1º suplente do PTB Sulenildo do Cacimbão

Memória: 60 anos do assassinato do industrial Chico Castro

Francisco Ferreira de Castro - (foto acervo IHGC)

Há exatos 60 anos, em 23 de abril de 1963, um dia de terça-feira, a então pacata cidade de Caxias era abalada pela notícia do bárbaro assassinato do industrial Francisco Ferreira de Castro, o Chico Castro, um dos diretores, junto com os irmãos Constantino Ferreira de Castro e José Ferreira de Castro, da firma Francastro, indústria de coco babaçu e derivados. Às 10h da manhã daquele fatídico dia, Chico Castro foi alvejado a tiros por um fornecedor de coco babaçu dentro do seu escritório e tombou debruçado sobre sua mesa de trabalho. Ele tinha 44 anos. O escritório ficava localizado na Rua Riachuelo, centro, em frente à Livraria Graúna.  

O crime bárbaro entristeceu os moradores da cidade de Caxias. Chico Castro foi um industrial que se destacava na época pelo seu dinamismo. Ele fez uma viagem para a Europa e lá adquiriu bicicletas para cada trabalhador se deslocar de casa até a sede da empresa no bairro Ponte. Chico Castro tinha um projeto pra que todos seus operários tivessem casa própria e assistência medica. Era uma pessoa muito humana. Quando presidiu o Cassino Caxiense, Caxias tinha o melhor carnaval da região. 

Quem conheceu Chico Castro relatou que ele era uma pessoa muito humana. O industrial morava na Rua Aarão Reis, numa bela casa de frente ao prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde.  

Chico Castro foi um capitão da indústria, junto com Alderico Silva e outros. empreendedores que Caxias tem saudade.