sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Tentando diminuir votação de Lula no MA neste segundo turno, bolsonaristas criam fake news do "banheiro unissex" 

Fake news foi criada por uma professora bolsonarista
dona de uma escola de criança em São Luis (MA) 

Na manhã desta sexta-feira (07), o governador Carlos Brandão anunciou em seu Twitter a sanção da lei que proíbe discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero no estado – tanto em ambientes privados ou públicos.

Diferente do que algumas pessoas começaram a divulgar de forma errada nas redes sociais, a legislação não faz qualquer referência a uso de banheiros.

De acordo com o secretário estadual de Comunicação do Governo, Ricardo Cappelli, em entrevista à TV Mirante, a legislação caminha no mesmo sentido o que diz a Constituição Federal contra preconceito e discriminação na sociedade.

Apenas isso. Mas nada !

“Sancionei uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa que proíbe discriminação de orientação sexual ou identidade de gênero. A lei não faz qualquer referência a uso de banheiros”, destacou.

Ex-prefeito de Aldeias Altas é condenado por improbidade administrativa e fica com bens indisponíveis   

Em decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do MA, o ex-prefeito de Aldeias Altas José Reis Neto (foto acima) e outros 3 réus foram condenados por improbidade administrativa e tiveram os bens indisponíveis “até o montante de R$ 1.089.419, 12 (um milhão, oitenta e nove mil, quatrocentos e dezenove reais e doze centavos), devendo tal bloqueio ser realizado de forma solidária”, diz trecho da decisão assinada pelo juiz da 1ª Vara Cível de Caxias, Ailton Gutemberg Carvalho Lima.

Tendo sido denunciados pelo Ministério Público por terem cometido “atos de improbidade administrativa que importaram enriquecimento ilícito e que causaram prejuízo ao erário”, a decisão desfavorável ao ex-prefeito de Aldeias Altas é mais um duro golpe na situação jurídica vivida por ele, que terá que dividir seu tempo entre suas pretensões políticas e o infortúnio oriundo dos tribunais.

A condenação do ex-prefeito José Reis Neto pode ser consultada no site do Tribunal de Justiça no processo nº 0804377-45.2017.8.10.0029. 
 

Em nota, OAB vê xenofobia em falas contra nordestinos após eleições  

Em nota de repúdio publicada na quarta-feira (5), o presidente do Conselho Federal da OAB e os presidentes das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no nordeste se posicionaram contrariamente às manifestações realizadas contra os nordestinos após os resultados das eleições no último final de semana, em que a região foi elementar para a virada a favor do ex-presidente Lula (PT). O documento define tais manifestações como “xenófobas” e “covardes”.

O texto destaca ainda a importância da região nordeste, tanto em termos populacionais quanto em relação à sua riqueza econômica, natural e cultural.

Conforme a nota, é essencial prezar pela pluralidade de ideias e pela rejeição de agressões que contrariem princípios como a solidariedade e a civilidade. Sem isso, seria impossível a construção de um país “fraterno, justo e inclusivo”. Assim, a propagação de ofensas xenófobas em razão dos votos registrados na região em um ou outro candidato seria completamente incompatível com a ideia de um Brasil diverso e plural.

O documento foi assinado pelos seguintes presidentes das ordens do nordeste: Daniela Lima de Andrade Borges (Bahia), Danniel Alves Costa (Sergipe), Vagner Paes Cavalcanti Filho (Alagoas), Fernando Jardim Ribeiro Lins (Pernambuco), Harrison Targino (Paraíba), Aldo de Medeiros Lima Filho (Rio Grande do Norte), José Erinaldo Dantas Filho (Ceará), Celso Barros Coelho Neto (Piauí)e Kaio Vetor Saraiva Cruz (Maranhão).

DRA. CLEIDE COUTINHO EM TARDE DE VISITAS E REUNIÕES


Na tarde de ontem (06), a Deputada Estadual Dra. Cleide Coutinho (PSB) se reuniu com a secretaria Chefe de Gabinete do Estado, Luzia Waquin; e a secretaria de Estado das Cidades Joslene Rodrigues, no Palácio dos Leões (foto acima). 

Durante a descontraída reunião, as pautas tratadas foram várias obras que a parlamentar está levando a a cidade de Caxias. São elas: Reforma da Praça no Residencial Eugênio Coutinho, Reforma de Núcleo de Equoterapia no 2° BPM e Reforma de Quadra Poliesportiva no Colégio Militar Tiradentes IV. 


Todas as obras estão em andamento, tendo informado as secretarias que estarão em ritmo acelerado para que as inaugurações sejam realizado no mais curto período possível. 

Diante do resultado positivo da reunião, Dra. Cleide destacou: “Agradeço imensamente as secretarias Luzia Waquin e Joslene por sempre me receberem tão bem e pela atenção especial em minhas demandas. Ainda, destaco o papel fundamental do Governador Carlos Brandão e do Senador eleito Flávio Dino em viabilizarem a agilidade na execução das minhas emendas, levando benefícios e maior qualidade de vida a todos nosso Caxienses. Estarei sempre junto desse brilhante governo.”

Desfecho das eleições abrem disputa para o comando da Famem 

Fábio Gentil é o nome mais forte para disputar o comando da Famem

Ao mesmo tempo em que já falam em sucessão municipal, os políticos eleitos no último domingo (2) já incluíram também nas suas agendas a sucessão para o comando da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), hoje presidida por Erlânio Xavier, vice-presidente do PDT, prefeito de Igarapé Grande e homem-forte do esquema político do senador Weverton Rocha (PDT). Já reeleito, Erlânio Xavier não poderá participar da disputa, e com o tombo eleitoral do seu chefe, perdeu também as condições de dar as cartas no processo sucessório.

Nesse cenário, ressurge o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), que disputou o cargo em janeiro de 2021 apoiado pelo então vice-governador Carlos Brandão e ficou em segundo lugar. Apontado como um dos políticos mais vitoriosos dessas eleições, tendo elegido a filha, Amanda Gentil (PP), deputada federal, e a consorte Daniella (PSB) para novo mandado de deputada estadual. Fábio Gentil ainda não sinalizou interesse no comando da Famem, mas se resolver entrar, é páreo difícil de ser enfrentado.(Coluna Repórter Tempo)