sexta-feira, 9 de outubro de 2020

APTOS! Dois candidatos a prefeito de Caxias tem candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral 



A Justiça Eleitoral deferiu as candidaturas do deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) e do analista de sistemas AJ Alves (DC). Os dois disputam com mais outros seis candidatos o cargo de prefeito de Caxias.  

O deferimento das candidaturas foi publicada nesta sexta-feira, 09 de outubro, e pode ser verificada no DivulganCand – ferramenta de consulta de candidaturas disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste ano as eleições serão realizadas no dia 15 de novembro, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Matões: Partido coligado a Gabriel Tenório perde mais duas ações na Justiça Eleitoral; confira  


A Justiça Eleitoral de Matões, através do Juiz Marco Aurélio Veloso de Oliveira Silva, julgou improcedente duas representações contra o pré-candidato a prefeito, Ferdinando Coutinho.

As Representações foram propostas pelo Diretório Municipal do PDT de Matões, através da sua Presidente Camila Torres, nos processos 0600012-30.2020 e 0600014-97.2020.6.10.0081, que imputavam ao pré-candidato a realização de evento no Povoado Marcos e no clube do “Zé do Isqueiro”, ambos, semelhantes a comícios.

O objetivo era multar o pré-candidato Ferdinando Coutinho e que ele não mais realizasse tais atos.

No entanto, em uma das sentenças, o Juiz afirmou, “dos vídeos colacionados, não resta caracterizado, por exemplo, o pedido explícito de votos ao representado e não restou caracterizado o caráter geral da manifestação”.

Acrescentou ainda que “as provas acostadas aos autos, não são suficientes a revelar que ocorreu propaganda eleitoral antecipada...”.

Em outro processo, pontuou que ”Ademais, o estabelecimento de supostas comparações, a fim de levar o eleitorado à conclusão de que determinado candidato é mais apto ao exercício do cargo em disputa do que seu adversário político também não configura propaganda eleitoral negativa, vez que caberá ao eleitor a análise subjetiva e individual intrínseca ao ato de escolha, esteio do processo democrático”.

A defesa do prefeito Ferdinando Coutinho foi exercida pelos advogados Eduardo Loiola e Alexandre Barbosa.

Assim, o Partido coligado ao candidato a Prefeito Gabriel Tenório amarga mais uma derrota na justiça eleitoral.

Confira na íntegra (clique e amplie as imagens):









Blog do João Victor Oliveira 

Caxias está entre os 10 municípios com maior número de famílias que ainda não se cadastraram para receber desconto na conta de energia


As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, com integrantes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), indígenas que possuem o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena), ou quilombolas têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, um programa do Governo Federal que dá descontos na conta de luz.

Atualmente no Maranhão já são mais de 870 mil famílias beneficiadas. No entanto, quase 300 mil famílias que são potenciais beneficiários, ainda não estão inscritas no programa e estão perdendo a oportunidade de pagar uma conta de energia mais barata. Para Francila Soares, Gerente de Relacionamento da Equatorial Maranhão, essas pessoas precisam se cadastrar para garantir o desconto na conta de luz. “As famílias que possuem o NIS, devem procurar os nossos canais de atendimento para realização do cadastro.  A Tarifa Social de Energia Elétrica, atualmente, atende mais de 870 mil famílias maranhenses e o programa pode chegar até você! Cerca de 300 mil famílias no Estado ainda podem aderir ao programa e receber esse importante benefício”, enfatiza.

Saiba quais os dez municípios com o maior número de famílias que ainda podem ter a conta mais barata:


Cadastro Tarifa Social de Energia Elétrica – Se você cumpre os requisitos e está inscrito no Cadastro Único, é indígena, quilombola ou tem o BPC, entre em contato com a Equatorial Maranhão pelo WhatsApp (98) 2055-0116, Central 116 ou pelo site www.equatorialenergia.com.br e solicite a opção de cadastro na Tarifa Social baixa renda. Caso você não seja o titular da conta, tenha em mãos também: nome completo do titular da conta, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Vereador Edílson participa de caminhada com o candidato a prefeito Junior Martins no Mutirão  


O vereador e candidato a reeleição Edílson Martins (PSC) participou na tarde de quinta-feira (08) de uma caminhada no Bairro Mutirão com o candidato a prefeito de Caxias pelo PSC Junior Martins, vice Luiz Carlos Moura, candidatos a vereador, apoiadores e militantes. O vereador, que pleiteia o 3º mandato na Câmara Municipal,  faz parte do grupo de candidatos que reúne os partidos PSC e PMB. 

Tanto o vereador Edílson, que é conhecido como "Vereador das Ruas", como o candidato a prefeito Junior Martins e o vice Luiz Carlos Moura, receberam o carinho dos moradores do Bairro Mutirão. 


O vereador Edílson Martins em contato com o Blog avaliou como muito positivo o ato e disse ter alegrado seu coração. "Com uma participação popular de pessoas que ainda acreditam na boa politica e tem esperanças de dias melhores, de uma educação e saúde de qualidade para todos os caxienses", disse. 


fotos: Ribamar Rodrigues 

Segundo a OMS, vacina contra Covid-19 estará pronta até o final do ano 


“Até o final do ano, uma vacina contra a covid-19 estará pronta”. Essas palavras foram ditas pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Sem dar muitos detalhes, ele pediu solidariedade e compromisso político de todos os líderes para garantir a distribuição igualitária de vacinas, assim que elas se tornem disponíveis.

O órgão regulador da União Europeia lançou uma análise em tempo real da potencial vacina desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech. O anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) pode acelerar o processo de aprovação de uma vacina bem-sucedida no bloco.

Nove vacinas experimentais fazem parte da iniciativa global Covax, que visa a distribuir 2 bilhões de doses até o fim de 2021. Até agora, cerca de 168 países se juntaram à Covax.