sexta-feira, 6 de maio de 2022

TCE fiscalizará municípios que não enviaram informações sobre infraestrutura escolar, regimes previdenciários e conselhos municipais 

A secretaria de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Sefis) está dando continuidade ao processo da análise e tabulação dos dados enviados pelos gestores em resposta aos questionários de prospecção de informações sobre infraestrutura escolar, dos regimes previdenciários e dos conselhos municipais de gestão.

Os questionários eletrônicos integraram atividade de fiscalização, na modalidade acompanhamento, executada pelas Sefis.

Entre os vários aspectos vinculados às atividades de controle externo, as informações obtidas servirão de base para a definição de estratégias de fiscalização por parte da Sefis. Nesse sentido, objetivos específicos foram estabelecidos em função de cada área que foi objeto do levantamento realizado pelos auditores do TCE.

Em relação à infraestrutura escolar, a finalidade foi verificar de que forma os municípios se prepararam para o retorno às aulas presenciais, identificando se as ações adotadas garantiram a segurança e as condições necessárias às atividades pedagógicas.

Quantos aos conselhos municipais de gestão, o foco foi a verificação do acervo legislativo, da composição e o atual cenário de atuação desses conselhos.

Já os regimes próprios de previdência foram fiscalizados em relação às ações que deveriam ser adotadas por essas entidades para se adequarem às exigências estabelecidas após a reforma constitucional ocorrida nesse campo.

Os gestores públicos deveriam enviar as informações sobre o levantamento até o último dia 15 de abril, prazo que não foi prorrogado pela Corte de Contas maranhense.

De acordo com o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, os municípios que não enviaram as informações serão fiscalizados presencialmente pelos auditores do TCE, bem como aqueles municípios em que forem constatadas disparidades e inconsistências entre as informações enviadas ao órgão de controle externo e as evidências relacionadas às mesmas. “Estamos identificando os municípios que não cumpriram com a obrigação de enviar as informações. Esses municípios serão notificados e fiscalizados presencialmente pelos nossos auditores”, afirmou.

A fiscalização definiu como responsáveis pelo envio das informações ao TCE os secretários municipais de educação, os secretários municipais das áreas de atuação de cada conselho de gestão municipal e os presidentes dos regimes próprios de previdência dos municípios. As fiscalizações presenciais terão como finalidade obter as informações cujo envio ao TCE foi negligenciado.

O secretário de fiscalização do TCE destacou também que os dados obtidos por este procedimento de fiscalização ajudarão a identificar se o grande de volume de recursos envolvidos nas ações dessas áreas da gestão pública foram aplicados adequadamente e contribuirão de forma decisiva para a efetividade do processo de contas. “A fiscalização da Sefis é uma etapa importante do processo de apuração realizado pelo controle externo em relação à legitimidade e à legalidade dos gastos públicos, fatores essenciais no processamento da despesa pública”, disse Fábio Alex.

PEC da Enfermagem: 14 deputados do Maranhão votaram a favor 

Na quarta-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.

O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

No caso do Maranhão, 14 deputados federais votaram favoráveis ao projeto:

Feminicidio - 20 mulheres já foram assassinadas este ano no Maranhão 

Pelo menos 20 assassinatos de mulheres, vítimas de feminicídio, foram registrados no Maranhão este ano. Número assustador e que choca pela crueldade dos casos.

O mais recente ocorreu na última terça-feira (3), em uma pousada, na Madre Deus, em São Luís, quando uma jovem, chamada Celcilene Santana, foi executada a facadas com muita crueldade. O principal suspeito é um ex-namorado.

Outro caso, que repercute muito, principalmente, nas redes sociais, é o da jovem Ianca Amaral que foi assassinada, no município de Dom Pedro, na noite do último sábado (30), a tiros dentro de casa, tendo como suspeito o marido que foi preso por determinação da Justiça.

A maioria das vítimas de feminicídio, no Brasil, tem entre 18 e 49 anos e os autores são homens que têm alguma relação com elas – maridos, ex-companheiros, companheiros, namorados, ex-namorados, pais, filhos, amigos. São recorrentes situações de violência doméstica e familiar em que há o rompimento do relacionamento e o autor não aceita o fim.

Em todo o ano de 2021, o Maranhão registrou o total de 56 casos de feminicídio.

PSOL deve ser convidado a participar da coordenação da campanha de Lula no Maranhão

O deputado Bira do Pindaré, líder da bancada do PSB na Câmara Federal, anda ativo nos bastidores da pré-campanha do ex-presidente Lula e vem se movimentando no sentido de afinar a coordenação estadual no Maranhão.

Nesta quinta-feira (05), em Brasília, Bira recebeu o presidente estadual do PSOL, Enilton Rodrigues (foto acima), pré-candidato ao governo, para tratar sobre o futuro da Brasil e da coordenação de apoio ao presidente em sua caminhada de volta ao Palácio do Planalto.

O encontro dos dois dirigentes partidários foi registrado nas redes sociais do parlamentar socialista, que reforçou a necessidade de todos os partidos contrários ao fascismo unirem forças para salvar o país do bolsonarismo.

“Em Brasília, recebi a visita do presidente do PSOL no Maranhão, Enilton Rodrigues. Conversamos sobre o futuro do país, a coordenação estadual da campanha que vai ajudar a salvar o Brasil e apoio declarado do PSOL para eleger o Lula presidente. Vamos vencer”, disse Bira em sua rede social.

Embora o PSOL tenha lançado a pré-candidatura de Enilton ao governo do estado, a direção nacional do partido decidiu recentemente apoiar a candidatura de Lula para presidente. O partido deve ser convidado a participar da coordenação da campanha de Lula no Maranhão.