terça-feira, 16 de junho de 2015

Radialista Léa Vilhena é assaltada na Cohab por bandidos armados

Léa Vilhena é apresentadora de um programa em uma emissora local
A apresentadora Léa Vilhena, da FM 92.5 foi assaltada na noite desta terça-feira  em Caxias. O fato ocorreu às 20h, nas proximidades da Unidade Escolar Clóvis Vidigal, localizada no Conjunto da Cohab. 
Léa estava a caminho de casa,  que fica localizada no bairro João Viana, acompanhada da filha de 06 anos de idade, quando foi surpreendida por dois homens, um estava armado com um revolver, em uma moto de cor vermelha e placa não identificada. Os ladrões derrubaram a motocicleta conduzida pela radialista e anunciaram o assalto. 
“Ela (Léa) estava pilotando, e, do nada, dois homens surgiram e a derrubaram. Minha esposa disse para eles que podiam levar o que quisessem, mas que não fizessem nada com ela e nem com a nossa  filha”, conta o esposo da radialista, o também radialista Roberto Braga. 
Na queda, Léa e a filha sofreram pequenos arranhões. Nas redes sociais ela fez um desabafo indignada com a onda de violência que assola Caxias. ".Venho aqui relatar a revolta em relação a marginalização q vem crescendo em Caxias...acabei de ser assaltada...levaram meu celular, mas o q mais me revolta e q minha filha de apenas 6 anos de idade estava comigo...autoridades competentes vamos dar um basta nisso, já chega", escreveu na sua pagina do Facebook após ser assaltada. 
São João de Caxias é no Parque da Cidade 

 fonte ASCOM

Caxias será transformada  na capital do forró e do sertanejo universitário com a realização do São João 2015, a maior festa junina do interior do Maranhão. O evento, acontecerá entre os dias 24 a 28 de junho, deverá atrair turistas de toda a região e até de estados vizinhos por sua ampla programação, manifestações culturais e shows no Parque da Cidade.

O São João de Caxias é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo. A programação oficial conta com apresentações de grupos de quadrilha todos os dias, vindas de diversas cidades, entre elas: Caxias, Codó, Timbiras, Afonso Cunha, Coelho Neto, Duque de Caxias, Coroatá e Timon. Grupos de bumba meu boi, Dança do Lili, Maculelê e Reizado também estão confirmados no evento.

Em relação aos shows musicais, as melhores bandas de forró e sertanejo universitário da região e do circuito nacional marcarão presença no São João de Caxias. Entre as atrações confirmadas: Mara Pavanelly, Waldo & Felipe, Cavalo Branco, Forró dos Plays, Bill Martins, Guilherme Dantas, Xé Pop, Joseph & Banda, Márcia Felipe e Forró da Curtição.

Programação de Shows
  
DIA 25 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)

23h00 – Show com Waldo & Felipe
01h00 – Show com Mara Pavanelly

DIA 26 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

23h00 – Show com Cavalo Branco
01h00 – Show com Forró dos Plays

DIA 27 DE JUNHO (SÁBADO)

22h30 – Show com Bill Martins
00h00 – Show com Guilherme Dantas 
02h00 – Show com Xé Pop

DIA 28 DE JUNHO (DOMINGO)

23h00 – Show com Joseph e banda
00h00 – Show com Márcia Felipe e Forró da Curtição



Vereador Mario Assunção solicita faixa de pedestre em frente a Escolinha Tia Joana 




Na sessão desta segunda-feira, 15, através de requerimento o vereador Mário Assunção (PPS), solicita  dos órgãos competentes a criação de faixa para pedestres, em frente à Escolinha Tia Joana, localizada na Avenida Volta Redonda.

O vereador foi procurado pela direção do estabelecimento de ensino e pelos pais dos alunos,  que reivindicam a criação de uma faixa de pedestres, no local com o objetivo de melhorar a segurança das crianças, pais e funcionários, ao atravessar à avenida.

Eles informaram que no local o fluxo de carros e pessoas, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos, é intenso e é grande o risco de atropelamentos das pessoas que transitam naquela área. 

“ A sinalização de uma faixa para pedestres minimizaria consideravelmente a possibilidade da ocorrência de atropelamentos, pois alertaria os motoristas da necessidade deles reduzirem seus veículos, ao vê-la, pois sabem que o local é utilizado, com frequência, pelos alunos e pedestres para efetuar a travessia da movimentada via  pública”, comentou o vereador.

Deputados estaduais lamentam a morte de Herbert Fontenele  


O jornalista esportivo Herbert Fontenele, que morreu na madrugada desta terça-feira (16), vítima de câncer na próstata, foi alvo de inúmeras homenagens na Assembleia Legislativa. Além de um minuto de silêncio e uma Nota de Pesar, vários parlamentares ressaltaram a importância de Fontenele para o Maranhão. 

“É realmente uma grande perda para a imprensa maranhense, especialmente para a imprensa esportiva. Fontenele durante mais de 50 anos militou comentando o futebol maranhense. Era um homem de respeito, sujeito de bom nível, dedicado à causa do esporte, torcedor apaixonado do Sampaio Correia e realmente deixa um espaço na imprensa esportiva do Maranhão”, afirmou Othelino Neto.

“Fontenele foi um piauiense que veio fazer história no Maranhão e de que maneira ímpar só ele, tenho certeza, conseguiu feitos como ser um boliviano de carteirinha roxo e ser querido pelos maqueanos, pelos motenses. Deixo um abraço todo especial à dona Diva e ao Márcio Fontenele, que é meu amigo, pessoa com a qual nós temos um relacionamento estreito, e por diversas vezes, por conta dessa amizade, tive a oportunidade de dividir a mesa com Herbert Fontenele que sempre passava ensinamentos desde quando chegou ao Maranhão”, declarou Edilázio Júnior.

“O que me traz hoje aqui a esta tribuna é a tristeza de uma grande perda para crônica esportiva, uma pessoa importantíssima para o esporte, principalmente para o futebol do Maranhão. Fontenele será marcado pelo seu jeito polêmico e peculiar de ser, uma pessoa fantástica e querida”, disse Souza Neto.


“Como jovem e apaixonado pelo esporte, eu cresci escutando e ouvindo declarações polêmicas e apaixonadas pelo esporte, especialmente pelo futebol maranhense e acompanhei desde quando o seu quadro foi agravado, poucos anos atrás, no seu grande problema na luta constante contra o câncer. Pela grande amizade que tenho com seu filho Márcio, junto com toda minha família, nós sofremos juntos e passamos esse período compartilhando dessa luta, dessa dor, e comemorando a cada melhora que tinha no seu quadro clínico”, desabafou Glalbert Cutrim.

“Quero me juntar a todos que aqui já passaram e que registraram a solidariedade pelo falecimento de um jornalista que se consolidou na imprensa desportiva e que, infelizmente, travava uma guerra desigual com o câncer, veio a óbito e, certamente, deixará a imprensa desportiva de luto e com um vazio muito grande”, acrescentou Alexandre Almeida.

“É com coração apertado que venho hoje a tribuna falar da passagem de um grande amigo, em minha opinião e de muitos, o maior nome da imprensa esportiva do Maranhão nos últimos 50 anos, Herbert Fontenele Filho. Não tenho dúvida que Fontenele deu uma contribuição imensa ao esporte, ao futebol maranhense e vai deixar uma lacuna que dificilmente será preenchida”, afirmou Sérgio Frota.
 
Além do reconhecimento dos deputados, a Assembleia Legislativa emitiu uma Nota de Pesar. Veja abaixo.

Nota de Pesar

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão lamenta o falecimento do comentarista esportivo Herbert Fontenelle, ocorrido na madrugada desta terça-feira (16), no Hospital UDI, em São Luís. Ele foi vencido por um câncer contra o qual lutava há cinco anos.

Natural do Piauí, Herbert Fontenelle tinha 73 anos e foi um ícone na crônica esportiva do Maranhão. Teve passagens por vários veículos de comunicação em todo o estado e, desde 2009, atuava na TV Mirante e rádio Mirante AM, comentando sobre esporte nacional e local.

É com profundo pesar que a Assembleia Legislativa registra a grande perda, solidarizando-se com a dor da família, amigos e admiradores de Herbert Fontenele, rogando a Deus o conforto necessário neste momento de dor irreparável.

Deputado Humberto Coutinho – Presidente

Blog do Jorge Aragão 
Ministério Publico prevê pena de 151 anos para mentor de barbárie em Castelo do Piauí  


Adão José de Sousa [foto], 39 anos, acusado de ser mentor do estupro coletivo a quatro garotas em Castelo do Piauí, pode ser condenado a 151 anos e 10 meses de prisão, segundo reportagem da Veja, veiculada nesta segunda-feira (15). O acusado será denunciado à Justiça hoje, pelo promotor Cezário Cavalcante.

As quatro adolescentes foram estupradas e agredidas por Adão e quatro menores de idade na noite do dia 27 de maio. Adão é acusado pelos três menores de ser idealizador dos crimes. Além das agressões, as vítimas foram jogadas de um penhasco. Danielly Feitosa, 17 anos, não resistiu às agressões e morreu no Hospital de Urgência de Teresina, dez dias após os abusos.

 O promotor irá denunciar Adão pelos seguintes crimes: corrupção de menores (cinco anos e quatro meses), associação criminosa (quatro anos e seis meses), porte ilegal de arma (quatro anos), quatro estupros qualificados (48 anos), três tentativas de homicídio (sessenta anos) e homicídio quintuplamente qualificado (trinta anos) – motivo torpe, meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima, tentativa de ocultar crime anterior e feminicídio. “Estou considerando que o juiz aplique a pena máxima”, disse o promotor.

Para o Ministério Púbico não há dúvidas de que Adão violentou as adolescentes na companhia dos quatro menores que o denunciaram. Os meninos já têm diversas passagens pela polícia de Castelo do Piauí, entre elas, assaltos, arrombamentos de casas, além de serem usuários de drogas. Adão, é fugitivo da justiça de São Paulo, onde cumpria pena por tráfico de drogas, estava há dois meses no Piauí, onde também traficava drogas.

“Eles mandaram uma das meninas amarrar as outras, uma coisa terrível. Um dizia ‘meu patrão gosta de loirinha’. Eles fizeram isso para humilhar, com desprezo. E no fim crivaram as meninas de pedras”, disse Cavalcante. Para se certificar de que as garotas não sobreviveriam à barbárie, dois menores apedrejaram as meninas depois de tê-las jogado de uma altura de 8 metros. Adão nega participação no crime e disse que não estava na cidade do dia do ocorrido, mas uma testemunha afirmou que viu o acusado pedindo velas na região onde o crime aconteceu.

 O processo vai ser protocolado na Vara Única do Fórum de Castelo do Piauí, cujo juiz responsável é Leonardo Brasileiro. O traficante está preso preventivamente na Casa de Detenção de Altos (PI).

O processo contra os quatro menores tramita paralelamente. Todos estão apreendidos preventivamente Centro de Internação Provisória (CEIP). Se condenados, podem cumprir até três anos de medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino(CEM). A justiça e o Ministério Público devem ouvir novamente o depoimento dos acusados no próximo dia 24. Duas das vítimas, que já receberam alta médica, também serão convocadas a depor.
Menor infrator é apreendido no Ginásio de Esportes Gov João Castelo 


Na tarde desta segunda-feira (15), guardas municipais  conseguiram deter um adolescente de iniciais A. A. F. que havia furtado uma mochila escolar no interior do ginásio de esportes Governador João Castelo durante as competições dos Jogos Escolares 2015.

O referido adolescente é suspeito de cometer pequenos furtos nas imediações do local e, ao ser abordado pelos guardas e seguranças do ginásio, ofereceu resistência e foi preciso o uso da força moderada e proporcional para conduzi-lo até o 1º Distrito Policial.

Na Delegacia, foi constatado que o jovem já tinha cinco passagens pela Polícia, sendo uma delas por tentativa de homicídio, tendo sido detido também na cidade de São Luís.

Além da ocorrência de furto, os guardas municipais registraram ocorrência por ameaça e lavraram o Auto de Resistência.

O comandante da Guarda Municipal, sargento Moisés Holanda, disse que “a Guarda Municipal continuará firme no seu propósito de coibir qualquer atitude que venha a desestabilizar a segurança dos jogos escolares, onde a concentração de jovens em geral é muito grande e estes não podem ficar vulneráveis a qualquer ação de violência”.  

fonte Ascom 

Deputados aprovam projetos que beneficiam policiais e professores 


Os deputados aprovaram, na sessão desta segunda-feira (15), dois projetos que beneficiam policiais civis, agentes penitenciários e professores, ambos do Governo do Estado. O primeiro foi um projeto de conversão de uma Medida Provisória (MP-198) que trata da nova política de vencimentos dos policiais e o outro um Projeto de Lei que altera o Estatuto do Magistério e cria o Subgrupo Magistério da Educação Básica.

O projeto de conversão foi aprovado em turno único e em regime de prioridade, na sessão presidida pelo deputado Humberto Coutinho (PDT) e com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e agora vai à sanção do governador Flávio Dino (PCdoB).

A MP foi enviada no dia 22 de abril deste ano para a Assembleia Legislativa, com índices de reposição salarial de 222 (duzentos e vinte e dois por cento), por exemplo, para os agentes da Polícia Civil do Estado, para ser pago em três anos.

Com o novo subgrupo, os professores têm agora a opção da carga horária de 40 horas semanais e os integrantes poderão solicitar, mediante requerimento específico, a ampliação da jornada de 20h para 40h semanais.

Vereadores adiam votação do Plano Municipal de Educação para esta quarta-feira 

Professores lotaram a galeria da Câmara nesta segunda-feira
Encaminhado ao Legislativo pela administração  municipal  na segunda-feira (08), o Projeto de Lei 060/2015, que institui no municipio o Plano Municipal de Educação durante o decênio 2015/25, teve sua votação adiada na sessão desta segunda-feira, 15. Os vereadores adiaram e o PME será votado na sessão de quarta-feira, 17. Vale ressaltar que o prazo para aprovação é até 24 de junho de acordo com determinação do Ministério da Educação. O não cumprimento acarretará no corte de repasses de verba do Governo Federal para a área da Educação.

Nos trabalhos legislativos desta segunda-feira, 15,  os vereadores apresentaram 25 emendas ao Projeto de Lei Municipal nº 060/2015 que institui o PME. O vereador, Jerônimo Ferreira, relator da Comissão de Educação, fez a leitura do relatório com as emendas e, no final da leitura, os professores que lotaram a galeria da Casa aplaudiram.

A instituição do Plano atende às exigências da Lei Orgânica do Município e da Lei Federal n° 13.005, de 25 de junho de 2014, que dispõe sobre o Plano Nacional de Educação. O Plano traçará as políticas públicas para a área da Educação nos próximos 10 anos.

Os vereadores Fábio Gentil, Antonio Luis, Catulé, Ana Lucia, Mario Assunção e Luis Carlos, usaram o pequeno expediente onde puderam expressar seus pensamentos e posicionamento relacionado ao Projeto de Lei que institui o Plano Municipal de Educação elaborado pela Prefeitura.  

A votação do PME acontecerá no antepenúltimo dia de atividade parlamentar antes do recesso junino. Se for aprovado, seguirá para sanção do prefeito Léo Coutinho para que possa entrar em vigor.

 
16 de junho - Há 65 anos, Maracanã era inaugurado para a Copa do Mundo de 1950 

O Globo

Um dos mais célebres estádios do mundo, o Maracanã, oficialmente Estádio Mário Filho, em homenagem ao jornalista que comandou a campanha por sua construção, não é apenas o templo do futebol: é a própria representação da paixão do brasileiro pelo esporte. Palco da final da Copa do Mundo de 2014, passou por uma reforma, na qual perdeu o tradicional anel e a popular geral. Os ingressos ficaram mais caros e há quem diga que falta o calor da torcida. O novo Maracanã assistiu ao Brasil vencer a Copa das Confederações logo na primeira competição após a reabertura do estádio, mas o vexame dos 7 a 1 contra a Alemanha, o "Mineirazo", deixou a decisão do segundo Mundial em casa para argentinos e alemães, que acabaram conquistando a taça.

Mas a história do Maracanã começa em meados dos anos 40. Em 1946, o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo. Dois anos depois, iniciou-se a construção. Até que a década chegasse ao fim, o estádio funcionou como uma espécie de templo que se erguia em nome da esperança de sermos campeões do mundo. Quem gosta de futebol compreende o que representaram as obras do Maracanã na vida do carioca e do brasileiro. Além de esperança (infelizmente não confirmada), era a prova da capacidade de realização da engenharia e do operário nacionais. Curiosamente, o estádio foi erguido em menos tempo e com menos dinheiro do que a reforma recente.

Em 29 de outubro de 1947, a Câmara aprovou o projeto relativo à construção do estádio, de autoria dos arquitetos Antônio Augusto Dias Carneiro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Paiva e Rafael Galvão. Um mês depois o prefeito Mendes de Moraes autorizou o início das obras. Para financiá-las, liberou a venda de 30 mil títulos de cadeiras cativas. A pedra fundamental foi lançada em 20 de janeiro de 1948. No ano seguinte, em visita ao Rio, o então presidente da Fifa, Jules Rimet, um dos maiores incentivadores da escolha do Brasil para sede da Copa, comparou a obra à construção do Coliseu de Roma.

Com capacidade para 200 mil pessoas, 10% da população do Rio em 1950, o Maracanã foi tudo que o Brasil fez para organizar a Copa do Mundo. Nem era preciso mais. Não havia exigência da Fifa em relação a transportes, hotéis, comunicações ou mesmo estádios. Como a Segunda Guerra Mundial terminara há pouco tempo, Rimet defendera ardorosamente a candidatura do Brasil, temendo que, por falta de candidatos, o campeonato acabasse sendo esquecido.

Em parte por causa da construção do Maracanã, o Brasil conseguiu adiar a Copa de 1949 para 1950. O estádio foi oficialmente inaugurado em 16 de junho de 1950, quando a seleção de São Paulo venceu a do Rio por 3 a 1. Didi, do time carioca, marcou o primeiro gol do estádio. A Copa do Mundo, porém, terminaria com a decepção de o Brasil perder a final para o Uruguai, por 2 a 1.

Do alto, é possível observar a construção do Maracanã, que ganha forma
Do alto, é possível observar a construção do Maracanã, que ganha forma Arquivo/26-04-1949