quinta-feira, 8 de março de 2018

Maranhense é assassinado a tiros em Jericoacoara 

Silver Max Lopes tombou com 3 tiros
Silver Max Lopes, de 39 anos foi assassinado na manhã desta quinta-feira (08) em Jijoca de Jericoacoara. De acordo com informações do Batalhão de Policiamento Turístico, a vitima havia exercido o cargo de policial em São Paulo e deixou a carreira para viver uma vida mais tranquila em Jericoacoara. 

A vitima era natural de São Luis, mas veio com a família, ainda pequeno com 2 anos de idade morar em Caxias. Max, como era conhecido na Princesa do Sertão, era filho do jornalista Edilson Lopes, proprietário do extinto Jornal de Caxias,que depois trabalhou durante muitos anos fazendo lotação pra Teresina. Em Jericoacoara ele havia comprado uma fabrica de gelo e na cidade cearense vivia recebendo ameaças de um traficante. 

Ainda conforme o Batalhão de Policiamento Turístico, por volta das 11h30 desta quinta-feira (08), Max foi surpreendido pelo traficante na porta da fabrica. Ele levou três tiros e morreu no local.

Em tempo
Max durante o carnaval esteve visitando os amigos em Caxias. Ele foi visto em um povoado na zona rural do município  participando de uma festa de carnaval. 

as informações são do G1/CE

  
Vereador Edilson Martins envia mensagem as mulheres caxienses 


O vereador Edilson Martins, nesta data especial, dia 08 de março, deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher as mulheres caxienses.

Em mensagem, Edilson Martins fala da importância da mulher e seu papel na sociedade. Veja abaixo a mensagem do vereador Edilson.

“Quero aqui parabenizar todas as mulheres do município de Caxias pela comemoração do Dia Internacional da Mulher. Sabemos da importância de cada uma para a nossa sociedade e a busca incessante pela igualdade de condições. Parabéns mulher caxiense!”

Edilson Martins 
Centro de Estudos Superiores de Caxias ganhará nova fachada 


O Cesc-UEMA ganhará uma nova fachada em alusão aos 50 anos de sua fundação em Caxias. Algumas melhorias fazem parte do projeto, como a construção de um prédio de três andares e estacionamentos modernos, tanto para automóveis, motocicletas, bicicletas, além da modernização da biblioteca, ampliação do numero de sala de aula e a construção de mais um auditório. Pondo um fim nos baixos muros que há décadas foram ali instalados, "todas essas transformações serão bem vindas", disse o acadêmico do curso de Geografia, Arnaldo Rodrigues.  


O Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC completou no dia 23 de fevereiro  meio século de existência em Caxias, onde ao longo desses 50 anos tem prestado relevantes serviços, não somente para o nosso município, mas também para toda região, além de atender parte dos estudantes do vizinho estado do Piauí.  






Adelmo Soares deseja a todas as mulheres um Feliz Dia Internacional da Mulher


São Luis da lista de cidades mais violentas do mundo, diz ONG


Após figurar como a 33ª cidade mais violenta do mundo no ano passado, São Luís está fora da lista de cidades com as maiores taxas de homicídios do planeta. Isso é o que afirma o ranking divulgado nesta semana pela organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, que faz o levantamento anualmente com base em taxas de homicídios por 100 mil habitantes.
 
São Luís é a única capital nordestina que saiu da lista. A capital maranhense ocupou a 21ª posição entre as 50 mais violentas em 2016 e a 33ª no ano passado. Fortaleza encabeça a lista entre as cidades brasileiras.
 
Além de São Luís, apenas duas outras cidades saíra da lista, são elas: Curitiba (PR), Cuiabá (MT).

Outras cidades brasileiras que aparecem no ranking são Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Fortaleza, em especial, é destacada no relatório por sua taxa de homicídios ter subido 85% entre 2016 e 2017 – de 44,98 para 83,48.
Diretora do Hospital Municipal de São João do Sóter homenageia as mulheres 

Enfermeira Diana (2ª da esquerda p/direita) diretora do hospital com
funcionarias  
A direção do Hospital Municipal Clodomir Rocha em São João do Sóter parabeniza suas servidoras e todas as mulheres no Dia Internacional da Mulher comemorado nesta quinta-feira, 08 de março. A enfermeira Diana, diretora do hospital destaca que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho e a dedicação das servidoras que prestam um grande serviço ao hospital municipal. 

A diretora ressalta o trabalho que vem sendo realizado pelo hospital municipal em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do MA (SES-MA) e o empenho da prefeita Josa Silva juntamente com o da secretaria de Saúde, Maria do Carmo Lacerda. 

Mais

O Hospital Municipal de São João do Sóter conta com atendimento nas seguintes especialidades: clinico cirurgião, pediatria, cardiologia, dermatologia, urologia e ortopedia, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma e ultrassom.  


Enfermeira Diana, médico Luis Domingues e Edson (enfermeiro).  



Câmara Municipal realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher 

Vereadora Aureamélia Soares (no centro) presidiu a sessão solene
em homenagem ao Dia Internacional da Mulher  
A Câmara Municipal de Caxias prestou homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8), em uma sessão solene que reuniu várias autoridades do município.

A galeria da Casa do Povo ficou lotada. A sessão especial foi presidida pela vereadora Aureamélia Soares (PC do B), com o auxílio da líder da oposição, vereadora Thaís Coutinho (PSB), e da ex-vereadora e atual secretária da Mulher, Taniery Cantalice.

O plenário da Câmara contou com a presença dos seguintes convidados: Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família; Taniery Cantalice, secretária municipal da Mulher; Maria do Rosário, diretora do Hospital Geral; Helaine Pontes, presidente do Caxias-Prev; Murilo Novais, secretário de Infraestrutura; Márcia Novais, coordenadora da proteção especial da Casa de Acolhimento Infanto-Juvenil de Assistência Social; Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil; Socorro Melo, secretária municipal de Saúde; Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e; Jumabia Silva, esposa do vereador Repórter Puliça (PRB).

“Nós, mulheres, temos várias tarefas e deveres, de casa, do trabalho, da família, e que de qualquer forma merecíamos muito mais do que sermos lembradas em apenas um dia”, afirmou a vereadora Aureamélia. 


A secretária da Mulher ocupou a tribuna para falar pelas homenageadas. “Quero agradecer aos meus ex-pares parlamentares e o presidente Catulé a terem nos ajudado a ter este momento ímpar”, declarou Taniery Cantalice. Na ocasião, ela abordou sobre a história da origem do Dia Internacional da Mulher e as ações frente à sua pasta.

No pronunciamento da secretária Socorro Melo, mensagem da secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Letícia Gentil, e do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, às mulheres caxienses.


A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também foi convidada a deixar sua homenagem. Jesus Andrade aproveitou para convidar os parlamentares para a Marcha “Mulher, Movimento e Vida”, que acontecerá nesta sexta-feira-feira (9), com concentração às 7h da manhã na Praça da Matriz.

Para a vereadora Thaís Coutinho, a sessão solene “é um momento de fazer um balancete da produção feminina, e do que a Câmara e a prefeitura estão fazendo pelas mulheres”.

Também renderam homenagens às mulheres os vereadores Mário Assunção (PPS), Repórter Puliça (PRB), Ximenes (PR), Ramos (SD), Darlan (PHS), Sargento Moisés (PSD), Tevi (SD) e Gentil (PSL).

do Capital do Leste 

Homenagem do Blog a todas as mulheres


Mulher caxiense
Mulher guerreira, está em todas as profissões
com sua simpatia alegra ambientes
com seu trabalho ganha espaço, 
ser de força e delicadeza,
eficiência, responsabilidade e gentileza.

Professora, mãe e enfermeira
empresária, secretária e quebradeira de coco.
Promotora, doméstica e gestora,
artesã, comerciante e lavradora.

Nas subidas e descidas dessa cidade
nos bairros e povoados
tua presença enaltece lugares,
equilibra, ser indispensável em todos os lares.

É inimaginável viver sem elas
seres que nos completam
que tem a dádiva de gerar vidas,
de multiplicar, propiciar as mais lindas maravilhas.

Do homem és a metade, 
companheira e parceira
de história guardadas no tempo
donas, dos mais sinceros sentimentos.

Parabéns por esse dia, mulheres caxienses... 

                                                                                  Inaldo Cesar (Irmão Inaldo)