quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Sistema Sinal Verde realiza sabatina aos candidatos a prefeito de Caxias 


O Sistema Sinal Verde Difusora (SBT/Caxias) vai dar início à sabatina com os candidatos a prefeito locais. As entrevistas começam dia 29, no horário de 12h30min às 13 horas.

Sorteio

De acordo com o sorteio, realizado na emissora com a presença dos representantes dos partidos e coligações, as datas das sabatinas ficaram assim:

29/9 – A.J. Alves (Democracia Cristã);

30/09 – César Sabá (MDB);

01/10 – Júnior Martins (PSC);

02/10 – Constantino Castro (PTB);

05/10 – Adelmo Soares (PCdoB);

06/10 – Arnaldo Rodrigues (PSol);

07/10 – Luciano Aldrin (Rede); 08/10 – Fábio Gentil (Republicanos).

fonte: Jotonio Viana 

Ferdinando Coutinho registra no TSE candidatura à reeleição 




O prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho (DEM), solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro da sua candidatura à reeleição.

O registro do seu candidato a vice-prefeito, Oziel Silva (DEM), também foi solicitado à Justiça Eleitoral.

As informações estão disponíveis no DivulgaCandContas, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo Brasil para as Eleições Municipais de 2020.

Ferdinando Coutinho teve a candidatura homologada no último dia 15, durante grande convenção que seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção ao Novo Coronavírus.

Ele lidera todas as pesquisas de intenção de voto e deve se reeleger para continuar no comando da administração de Matões. 

Aldeias Altas - Zé Reis registra candidatura a reeleição 


A mais recente atualização do DivulgaCandContas, sistema desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE , mostra o registro da candidatura á reeleição do prefeito Zé Reis em Aldeias Altas. Na urna, o eleitor aldeiense também observará o candidato a vice-prefeito Tinoco. .

Além de Zé Reis e Tinoco, também já estão disponíveis para consulta os nomes a vereadores do PP. A Coligação O Povo Continua Forte liderada pelo prefeito Zé Reis conta ainda com os partidos PCdoB, PDT, PSL, Republicanos e PP. 

No sábado dia 26,ás 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registros de candidatos e chapas á Justiça Eleitoral.

DivulgaCandContas

Desenvolvida pelo TSE, a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registros de candidatura, bem como todos os dados declarados a justiça eleitoral, inclusive informações relativas ás prestações de contas dos correntes.

Amostragem: Ferdinando Coutinho segue disparado em Matões 


De acordo com o Instituto Amostragem, mais respeitado instituto de pesquisas da região do meio norte, o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, deve ganhar as próximas eleições com o dobro de votos do seu adversário.

Ferdinando Coutinho obtém 61% das intenções de votos, contra 31,4% dados à Gabriel Tenório na pergunta estimulada onde são apresentados os dois candidatos.



Já no levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Ferdinando Coutinho aparece com 57,8% contra 29,0% de Gabriel Tenório, repetindo o cenário de capote observado na pergunta estimulada.


Coutinho é também considerado o principal líder do município para 51,8% dos entrevistados enquanto Tenório consegue apenas 9,2% neste quesito. O ex-prefeito Rubens Pereira é considerado líder por 8,6% dos entrevistados.


O Grandão, como Ferdinando é conhecido no município, tem a menor taxa de rejeição com apenas 29,2% enquanto Tenório amarga 54,4% de rejeição nos matonenses.


O levantamento estatístico foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro, entrevistando 500 eleitores e está registrado no TRE-MA sob o número 04146/2020. O contratante é E B Lacerda de Oliveira/blog do Elias Lacerda.

          

          

                   Blog do John Cutrim 


Maranhão soma 445 mil desempregados em agosto; estado possui a maior taxa de desocupação do Brasil 



Em agosto, o número de pessoas desocupadas no Maranhão subiu para 445 mil, 47 mil pessoas a mais que em julho. Esse é o maior número registrado desde maio, quando teve início a série histórica da pesquisa. A taxa de desocupação atingiu 18,1%, um aumento de 1,4 ponto percentual frente ao mês anterior (16,7%). Maranhão e o estado da Bahia (também 18,1%) apresentaram a maior taxa de desocupação do país em agosto. As informações são da edição de agosto da PNAD COVID 19, divulgada hoje (22) pelo IBGE.

Quanto aos indivíduos que não estavam ocupados e que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego por conta da pandemia, o Maranhão apresentou percentual de 41%, totalizando, em termos absolutos, 960 mil pessoas. Números menores que os registrados em julho: 42%, correspondendo a 1,046 milhão de pessoas.

A Proxy da Taxa de Informalidade (percentual de pessoas ocupadas como trabalhadores informais em relação ao total de pessoas ocupadas) foi de 52,3% em agosto no Maranhão. Em julho, a taxa foi de 51,7%.

Já o rendimento médio real efetivamente recebido de todos os trabalhos foi de R$ 1.327,00 no mês de agosto. Valor maior que os R$ 1.295,00 apresentados em julho.

De acordo com a pesquisa, 65,5% dos domicílios maranhenses receberam auxílio emergencial em agosto. Esse percentual foi o 2º mais elevado dentre as Unidades da Federação, menor apenas que o registrado no estado do Amapá (71,4%). Em julho, o percentual do Maranhão foi de 65,8%.

Equatorial Energia emite nota de esclarecimento sobre incêndio 



A Equatorial Energia divulgou na noite desta quarta-feira (23) uma nota de esclarecimento sobre um incêndio registrado na vegetação de um terreno localizado na parte externa ao muro da subestação Caxias. O início das chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros com apoio de carros pipas.  


Veja a nota na íntegra:

A Equatorial Maranhão informa que no início da noite da quarta-feira, 23, houve um incêndio na vegetação em um terreno na parte externa ao muro da subestação Caxias.


O Corpo de Bombeiros  foi acionado e o incêndio foi apagado com o apoio de carros pipas. A origem do fogo ainda é desconhecida e deverá ser investigada pela autoridades competentes. 

É importante esclarecer que durante incêndio houve um religamento automático em uma das redes de distribuição de energia elétrica da subestação, com uma rápida interrupção no fornecimento, inferior a um minuto.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão