segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Prefeitos tentam emplacar parentes como deputados estaduais e federais em 2022 


Blog do Diego EmirA disputa eleitoral de 2022 promete ser uma das mais duras no âmbito proporcional. Além dos tradicionais nomes da política local e dos secretários estaduais, prefeitos pretendem eleger parentes na disputa da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal. Levantamento feito pelo Blog Diego Emir aponta que mais de 15 prefeitos já estão com esposa, filho, irmão e até cunhado prontos para disputar os cargos no próximo ano.

Um dos casos que mais chama repercussão é em Caxias. O prefeito Fábio Gentil (Republicanos), tá decidido eleger a filha Amanda Gentil (PL), a deputada federal. Mas o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior (PL), também deseja entrar nessa disputa assim como fez em 2010, 2014 e 2018.

Já os prefeitos de Arari e Lago da Pedra, Ruy Filho (PTB) e Maura Jorge (PSDB), vão unir suas forças para eleger Waldir Neto a deputado estadual. Os dois são pais do pré-candidato e representam um importante apoio na disputa.

Quem ainda vai tentar emplacar o filho são os prefeitos de Bacabal, Edvan Brandão (PDT), que aposta em Davi Brandão; o de Codó, Zé Francisco (PSD) vai com o herdeiro Pedro Neres (PSD). A exceção nessa lista fica por conta da prefeita de Cajari, dra Mária Felix (PDT), que tem o presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho (PDT), como pré-candidato a deputado estadual, mas ele vive uma situação diferente dos demais, pois já tem trabalho consolidado como parlamentar em São Luís.

Da cidade de Pinheiro, após o prefeito Luciano Genésio (PP), eleger a até então esposa Dra Thaiza Hortegal (PP) em 2018, agora vai apostar na sua irmã Lucyana Genésio (PP) na briga de deputada estadual.

Quem terá irmão ou irmã na disputa será o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), que terá Fernando Braide (PMN) na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Assim como os prefeitos de Porto Franco (Deoclides Macedo) e Estreito (Léo Cunha) que vão apostar em Valéria Macedo (PDT) e Ribinha Cunha (PSC), a diferença é que o segundo deve disputar vaga de deputado federal.

Já na lista de esposa e marido surgem o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (DEM), que tenta emplacar Janaína Ramos (MDB) como deputada estadual; Ferdinando Coutinho (PSB) de Matões que terá Claudia Coutinho como postulante ao cargo da Assembleia Legislativa; o de Balsas, Dr Erik (PDT) que terá Viviane Coelho também na disputa; assim como Vanessa Maia prefeita de Pedreiras tentará eleger o marido Fred Maia também e o de Barra do Corda, Rigo Teles (PL) que vai passar a Abigail Cunha (PL) a missão de continuar seu legado no parlamento estadual.

Em Tuntum, Fernando Pessoa (SD), vai tentar repetir o que seu cunhado fez em 2018. Naquela oportunidade, Eric Costa então prefeito de Barra do Corda elegeu o atual gestor de Tuntum a deputado estadual, agora será o inverso e o ex-vice-presidente da FAMEM vai tentar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Essa lista ainda pode ser bem maior, afinal muitos são os prefeitos que pretendem manter representantes próprios na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, assim como os prefeitos de Arame, Pedro Fernandes, e Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas (PP), que já contam com os filho Pedro Lucas Fernandes (PTB) e André Fufuca (PP), como deputados federais e o prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, conta com os irmãos Dr Gonçalo (federal) e Ariston Ribeiro (estadual).

Vale lembrar que a prefeita de Zé Doca, Josinha Cunha também possui o irmão Josimar de Maranhãozinho como federal e a cunhada Detinha, estadual. Assim como em Vitorino Freire, Luana Rezende tem o irmão Juscelino Filho como representante na Câmara Federal.

Em 2018, Rafael Leitoa (PDT), Edivaldo Holanda (PTC), Dra Thaiza Hortegal (PP), Daniella Tema (DEM), Ciro Neto (PP) e Zé Gentil (falecido), foram eleitos deputados estaduais diretamente com o apoio de parentes das prefeituras de Timon, São Luís, Pinheiro, Tuntum, Presidente Dutra e Caxias, respectivamente. Já entre os federais, apenas André Fufuca e Juscelino Filho contaram com esse apoio substancial de Alto Alegre do Pindaré e Vitorino Freire.

Prefeitos que vão tentar eleger parentes em 2022

São Luís – Eduardo Braide – Irmão Fernando Braide vai disputar vaga de deputado estadual

Pinheiro – Luciano Genésio – Irmã Lucyana Genésio vai disputar vaga de deputada estadual

Barra do Corda – Rigo Teles – Esposa Abigail Cunha vai disputar vaga de deputada estadual

Caxias – Fábio Gentil – Filha Amanda Gentil vai disputar vaga de deputada federal 

Balsas – Dr Erik – Esposa Viviane Rocha vai disputar vaga de deputada estadual

Pedreiras – Vanessa Maia – Marido Fred Maia vai disputar vaga de deputado estadual

Codó – Zé Francisco – Filho Pedro Neres vai disputar vaga de deputado estadual

Imperatriz – Assis Ramos – Esposa Janaína Ramos vai disputar vaga de deputada estadual

Cajari – Maria Felix – Filho Osmar Filho vai disputar vaga de deputado estadual

Estreito – Léo Cunha – Irmão Ribinha Cunha vai disputar vaga de deputado federal

Porto Franco – Deoclides Macedo – Irmã Valéria Macedo vai disputar vaga de deputada estadual

Bacabal – Edvan Brandão – Filho Davi Brandão vai disputar vaga de deputado estadual

Lago da Pedra e Arari – Maura Jorge e Ruy Jorge – Filho Waldir Neto vai disputar vaga de deputado estadual

Matões – Ferdinando Coutinho – Esposa Claudia Coutinho vai disputar vaga de deputada estadual

Tuntum – Fernando Pessoa – Cunhado Eric Costa vai disputar vaga de deputado estadual

Prefeitos que vão tentar reeleição de parentes em 2022

Vitorino Freire – Luana Rezende – Irmão Juscelino Filho vai tentar reeleição de deputado federal

Santa Rita – Hilton Gonçalo – Irmão Dr Gonçalo vai tentar reeleição de federal e o irmão Ariston vai tentar reeleição de deputado estadual

Arame – Pedro Fernandes – Filho Pedro Lucas vai tentar reeleição de federal

Alto Alegre do Pindaré – Fufuca Dantas – Filho André Fufuca vai tentar a reeleição de federal

Zé Doca – Josinha Cunha – Cunhada Detinha vai tentar eleição de deputada federal e irmão Josimar vai tentar ser governador

Ex-vice-prefeito Zé Miguel assume Secretaria de Infraestrutura de Caxias 

Zé Miguel foi o titular da pasta pela primeira vez de 1993 a 1996, na gestão do ex-prefeito Paulo Marinho, além de ter sido vice-prefeito de 1997/1999 e 2001/2004

O ex-vice-prefeito de Caxias, Zé Miguel (PSL), é o novo secretário municipal de Infraestrutura. A informação de que o ex-vice-prefeito já assumiu a pasta foi divulgada nesta segunda-feira (02) pelo jornalista Jotonio Viana em sua coluna eletrônica na internet. 

Esta será a segunda passagem de Zé Miguel pela pasta - foi secretário de Infraestrutura entre 1993 e 1996, na gestão Paulo Marinho, e depois ainda foi vice-prefeito da cidade, nos governos Eziquio Barros e Marcia Marinho. 

O engenheiro civil Zé Miguel assume a Infraestrutura no lugar do também engenheiro Murilo Novais, que ocupou o cargo desde o inicio da administração do prefeito Fábio Gentil. 

Vale ressaltar que Zé Miguel conhece bem a secretaria e seus desafios. 

Justiça Federal condena ex-prefeito no Maranhão por desviar R$ 900 mil do Fundeb 

A Justiça Federal no Maranhão condenou o ex-prefeito de Anapurus (MA), João Carlos Alves Monteles e a ex-secretária de Educação do município, Rosemary Marques Monteles, por ato de improbidade administrativa.

Pela decisão, com base nas irregularidades no exercício financeiro de 2008, foram desviados, aproximadamente, R$ 900 mil do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Segundo a ação do MPF, os réus efetuaram diversos pagamentos a pessoas físicas e jurídicas com recursos do Fundeb, sem que houvesse prévio procedimento licitatório ou procedimentos de dispensa de licitação, pagamentos esses relacionados a despesas com serviços de carteiras escolares, transporte escolar, compra de materiais de construção e materiais escolares.

De acordo com as provas apresentadas, eles também teriam contratado diretamente 120 agentes públicos vinculados à Secretaria Municipal de Educação. Tais contratações, porém, foram realizadas sem concurso público ou qualquer procedimento formal e não se enquadravam na hipótese permissiva de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, prevista no inciso IX do art. 37 da Constituição da República.

Em vista disso, a Justiça Federal do Maranhão determinou que os réus realizem o pagamento de multa civil e sejam privados de qualquer função pública que eventualmente estejam exercendo. Além disso, terão os direitos políticos suspensos pelo prazo de três anos e estão proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo mesmo prazo.

VÍDEO: Parceria entre Mario Assunção e Fábio Gentil viabiliza recuperação da ambulância do povoado Rodagem 

O vereador Mário Assunção, em parceria com o prefeito municipal, preocupado com o atendimento à população, viabilizou a recuperação da ambulância da comunidade Rodagem, que atende parte do 2º Distrito de Caxias.

Hoje a ambulância (assista vídeo abaixo), toda reformada e recuperada, foi entregue novamente à comunidade. 

Vereadora Irmã Nelzir prestigia solenidade alusiva aos 198 anos da adesão de Caxias à Independência do Brasil

Irmã Nelzir, Amanda Gentil, Fábio Gentil e Paulo Marinho Junior 

Na manhã de ontem (1º de agosto), a vereadora Irmã Nelzir (Republicanos) participou do evento de aniversário de 198 anos da adesão de Caxias à Independência do Brasil, realizado na Prefeitura de Caxias. 

A solenidade contou com a presença do prefeito Fábio Gentil, do vice Paulo Marinho Jr, do presidente da Câmara, vereador Teodulo Aragão, secretários, demais vereadores e de integrantes do governo municipal. 

Irmã Nelzir assistiu a solenidade ao lado das autoridades citadas acima. Além de prestigiar o aniversário de Caxias, a parlamentar aproveitou para rever seus pares no parlamento municipal, haja vista que a CMC encontra-se de recesso parlamentar. 

"É sempre uma grande honra participar desse momento impar, fazer parte dessa história que hoje completa 198 anos, não tem preço, pois essa é uma data importante para todos nós", comentou a vereadora Irmã Nelzir. 

Rubens Junior deixa governo e retorna à Câmara  

O secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira Júnior (foto) deixa o cargo e volta à Câmara Federal.

O anúncio foi feito pelo Governador Flávio Dino no seu twitter. “Agradeço ao deputado federal Rubens Pereira Júnior pelo período em que exerceu a Secretaria de Articulação Política do Governo do Maranhão. Desejo que ele tenha sucesso no retorno ao mandato na Câmara, onde continuará a ajudar o nosso governo”, disse Flávio Dino.

O seu substituto ainda não foi divulgado.