quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Agencias bancarias não abrirão no dia 21 de dezembro 


Amanhã (28) será o último dia útil do ano para atendimento ao público nas agências bancárias, com expediente normal para a realização de todas as operações.
No dia 31 de dezembro (segunda-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A população poderá utilizar os canais alternativos, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
IFMA divulga resultado do Programa Mulheres Mil em Caxias 

Aprovadas devem realizar matricula entre os dias 07 e 11 de janeiro 


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias divulgou o resultado final do processo seletivo ao curso “Como transformar frutas e hortaliças em um negócio lucrativo: produção de doces, geleias, compotas e outros produtos”, ofertado através do Programa Mulheres Mil. Foram disponibilizadas 40 vagas, destinadas a candidatas do sexo feminino (ou identidade social), como no mínimo 18 anos.
As candidatas aprovadas devem realizar matrícula entre os dias 07 e 11 de janeiro de 2019, no horário de funcionamento do campus, mediante apresentação dos seguintes documentos: cópia e original da certidão de nascimento ou casamento; cópia e original da carteira de identidade; cópia e original Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência; e 2 (duas), recentes, fotos 3×4.
Vale destacar que a candidata aprovada e classificada que, por qualquer motivo, não efetuar a matrícula no período estipulado, perderá o direito à vaga. Entretanto, estando a candidata impedida de realizar a matrícula, esta poderá ser feita por seu procurador.
Sobre o curso
Selecionado através do edital de Fluxo Contínuo da Pró-Reitoria de Extensão, a ação do Campus Caxias conta com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  O curso será ministrado com carga horária de 116 horas, das 08h às 12h, aos finais de semana, durante os meses de fevereiro e março de 2019.
Mulheres Mil
A proposta do Programa Mulheres Mil é viabilizar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à qualificação profissional com vistas a elevação de escolaridade, inserção no mundo do trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais; valorizando os saberes individuais e coletivos, incentivando o empreendedorismo e consequentemente a conquista de sua autonomia.
Acesse aqui o resultado final.
Ex-secretario de Roseana Sarney tem nome vetado para alto escalão do Ministério Bolsonaro 


O ex-secretário de Planejamento, Gestão e Previdência do governo Roseana Sarney, Fábio Godim, acabou perdendo a queda de braço que travava com outros técnicos no sentido de se estabelecer como o “número 02” no futuro Ministério de Minas e Energia do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
Marisete Dadald, de acordo com a revista Valor Econômico, está praticamente fechada como secretária-executiva. Bruno Eustáquio Carvalho, engenheiro civil pela UFMG, deverá assumir o cargo de secretário-executivo-adjunto.
Gondim caiu em desgraça com o capitão reformado do Exército e sua equipe depois de checada a sua ficha política.
Em 2014, filiado ao PT, partido odiado por Bolsonaro, o consultor legislativo do Senado concorreu, sem sucesso, ao cargo de deputado federal pelo Maranhão.
Fábio Gondim voltou para Brasília e, este ano, voltou a disputar a eleição proporcional, desta vez, pelo PSDB. Também foi derrotado nas urnas.
Policia prende fazendeiro acusado de mandar executar prefeito de Davinópolis 


Policiais Civis prenderam ontem, na cidade de Imperatriz, o fazendeiro Antônio José Messias (foto), de 62 anos, mais conhecido na região como “Messias do Pneu Zero”.
Ele é acusado de ser o mandante do assassinato do prefeito de Davinópolis, Ivanildo Paiva (PRB), executado com vários tiros, no dia 11 de novembro, em sua fazenda localizada na zona rural da cidade.
Antônio José possui empreendimentos em Davinópolis e disputou, sem sucesso, o cargo de vereador no município em duas oportunidades.
Já haviam sido presos, acusados de envolvimento no crime, Francisco de Assis Bezerra Soares, conhecido como “Tita”, que é policial militar no Pará e foi detido em Dom Elizeu; José Denilton Guimarães, conhecido como “Boca Rica”, que é mecânico; Willame Nascimento da Silva, policial militar do Maranhão lotado em Grajaú; e Jean Dearlen dos Santos, o “Jean Listrado”, que, segundo as investigações, é pistoleiro.
Tita e José Guimarães, segundo a polícia, foram os responsáveis pela articulação para a contratação dos assassinos. E segundo a Polícia Civil, Jean Listrado e Willame da Silva foram chamados para serem os executores.
Aldeias Altas: vereadoras do G4 rebatem Fake News e afirmam que permanecem na oposição

As vereadoras Socorro do Padeiro, Alice do Sindicato e Juliana do Valdecir. Na
foto também o líder politico Kedson Lima 
As vereadoras Alice do Sindicato, Socorro do Padeiro e Juliana do Valdecir reagiram indignadas a uma Fake News postada em um blog dando conta de quê duas parlamentares, das três que integram o G4, estariam voltando a base de apoio do prefeito Zé Reis na Câmara Municipal. Não foi revelado na Fake News os nomes das duas supostas edis que iriam abandonar o G4 ou "fogo de munturo", como o grupo foi batizado pelo gestor aldeiense.

Com veemência, em áudios enviados a grupos de WhatsApp, as três vereadoras desmentiram a falsa noticia. As parlamentares não imaginam quem teve a ideia de  mandar veicular a Fake News e afirmaram ainda nos áudios que vão recorrer a Justiça. 


No grupo de WhatsApp "Politica 24hrs" a vereadora Socorro do Padeiro postou (ver print abaixo) uma mensagem afirmando que os integrantes do G4 jamais vão retornar a base de apoio do governo Reis no parlamento municipal. 





Funcionários de empresa trabalham sem equipamentos de proteção individual 


Um leitor do Blog entrou em contato com a redação do site pra fazer uma denuncia.
De acordo com o denunciante, dois funcionários de uma empresa que presta serviço para a Prefeitura de Caxias trabalhavam nesta quarta-feira (26) na Avenida Senador Alexandre Costa na recuperação de meio-fio e sarjetas sem fazerem uso de qualquer EPI (Equipamento de Proteção Individual). Ainda de acordo com o denunciante os operários não usavam luvas e trabalhavam calçando sandálias.  
Em tempo 
Conforme dispõe a Norma Regulamentadora 6, do Ministério do Trabalho, o empregador é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. 
Os tipos de EPI´s utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger, tais como:
  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
  • Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
Mas o que se vê em Caxias é um total descontrole e desrespeito às normas e legislações vigentes. É necessário que os órgãos competentes fiscalizem este tipo de ação para que se evite doenças graves.