sábado, 26 de novembro de 2022

Violência cai quase 12% no Maranhão; Carlos Brandão comemora 

O governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), comemorou nas redes sociais, neste sábado, 26, dados do Imesc que apontam para a diminuição da violência no Estado nos últimos seis anos. Segundo relatório do órgão, a queda foi de quase 12%.

“A redução da violência no Maranhão é fruto de investimentos do nosso Governo do Maranhão na segurança pública. Segundo o Boletim Criminal Pacto pela Paz, do Imesc, de 2015 a 2021, a taxa dos crimes violentos letais intencionais sofreu redução de 11,6%”, assegurou.

Brandão ainda destacou a redução da violência em São Luís. Na capital e maior cidade maranhense, a redução foi de aproximadamente 60%.

“Somente em São Luís a redução foi de 63,5%. Com essa diminuição, a capital foi a única do Nordeste a deixar a lista das 50 cidades mais violentas do mundo, desde 2017. E vamos continuar com os investimentos em todo o estado para garantir cada vez mais dignidade aos maranhenses”, finalizou.

TSE cassa mandato de três vereadores de Jatobá (MA) 


Blog do Glaucio Ericeira

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou por unanimidade, esta semana, o mandato dos vereadores Cinza, Cutia e Sebastião do Axixá – todos do PDT – do município de Jatobá.

Eles são acusados de fazer parte de uma coligação que disputou o pleito de 2020 utilizando candidaturas femininas laranjas.

Os parlamentares e seus respectivos suplentes tiveram os votos tornados nulos e a Justiça Eleitoral determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário.

A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral de Colinas e julgada improcedente pelo juiz eleitoral Silvio Alves Nascimento.

O MPE recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que manteve a sentença do juiz.

A procuradoria eleitoral então recorreu ao TSE.

Este ano, vale destacar, a Justiça Eleitoral já cassou mandatos de vereadores das cidades de Miranda do Norte, Caxias e Junco do Maranhão.

Todos acusados do mesmo ilícito – candidaturas laranjas femininas.

Prefeitura de Aldeias Altas por meio da SEMECTI e em parceria com Selo UNICEF realiza Projeto Consciência Negra: Respeito não tem cor!   

O Projeto Consciência Negra: Respeito não tem cor! É uma ação da SEMECTI em parceria com o Selo Unicef de modo a fomentar práticas que visem a valorização da pessoa negra, seu histórico de lutas, buscando reconhecer a contribuição do povo negro na formação da sociedade brasileira e visa possibilitar aos alunos da rede municipal de ensino e a comunidade local o contato com as manifestações artísticas e culturais afro-brasileiras de maneira compreendê-las e fruí-las.