terça-feira, 26 de março de 2019

Adelmo Soares elogia Projeto Sorrir e questiona lei que altera limites do Parque Nacional dos Lençóis 


Na sessão plenária desta terça-feira (26), o deputado Adelmo Soares (PCdoB) destacou a importância do Projeto Sorrir, voltado para atendimento odontológico, de iniciativa do Governo do Estado do Maranhão. O projeto funciona na Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão, instalada ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), na Praia Grande.
Ele ressaltou que, em seu primeiro ano de funcionamento, o projeto contabilizou 57 mil atendimentos. Além disso, fez uma referência especial ao governador Flávio Dino (PCdoB) e a todo o corpo técnico ligado à iniciativa. “Trata-se de um importante projeto, voltado para quem mais precisa e precisamos expandi-lo para outras localidades. Quem conhece, sem dúvida, quer levar um serviço de Odontologia de excelência como esse para sua região”, elogiou.
O deputado destacou o trabalho dos dentistas envolvidos e salientou o nome do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, por conceber um projeto que garante à população o direito de sorrir. “E aqui seremos a voz da Odontologia do Maranhão, para ajudar a garantir saúde bucal àqueles que mais precisam, pois entendemos que a saúde começa pela boca”.
No mesmo pronunciamento, o parlamentar falou sobre o Projeto de Lei do Senado 465/2018, que altera os limites do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, criado pelo Decreto 86.060, de 2 de junho de 1981, e localizado na área de abrangência dos municípios de Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas.
“Só em Barreirinhas, 23 comunidades estão dentro dos limites do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses. O objetivo é muito obscuro, quando se coloca que é para o turismo sustentável. Como nós podemos imaginar se fazer uma nova delimitação excluindo algumas áreas sem comunicar aquelas famílias que estão lá há vários anos?”, questionou.
 Adelmo Soares reiterou que a Assembleia Legislativa do Maranhão não poderá ficar em silêncio, assistindo à demarcação do seu patrimônio turístico, “apenas por bel prazer de a ou de b ou por interesses empresariais. “Por isso, é importante levantarmos a voz e lutar para não permitir a demarcação dessa área territorial sem consultar a quem o assunto mais interessa, ou seja, a comunidade lá residente”, finalizou. 

Empresa de ônibus volta receber criticas pelo péssimo serviço prestado aos usuários do transporte coletivo 

Ônibus com itinerário Ponte/Salobro. Lina foi desativada pela empresa  
A empresa responsável pelas linhas do transporte urbano de Caxias voltou a ser criticada pelo vereador Jeronimo durante a sessão desta segunda-feira (25). Na sessão anterior, o edil havia cobrado que os ônibus voltassem a circular nos dias de sábados, domingos e feriados.

“Não podemos condenar a população dos conjuntos Vila Paraíso, Eugênio Coutinho e Santa Terezinha, além de um Shopping, de ficar sem transporte nesses dias. Estudantes da Uema, da Facema e da Fai estão fazendo vaquinha para pagar carro e moto. As domésticas que trabalham nas residências no dia de sábado estão sem poder trabalhar, ou chegam a suas casas 9 ou 10 horas da  noite porque têm que ir a pé. O povo precisa usar o que tem”, disparou o parlamentar.
Segundo Jerônimo, a empresa quando chegou em Caxias trouxe o ideal de transformar o transporte coletivo.
“Quando eu comecei a fazer transporte urbano em Caxias em 1980, os ônibus rodavam de segunda a domingo e tinha horário. Quando a escola Aluísio Azevedo começava a aula à noite, o ônibus ficava até às 10 horas da noite para atender os alunos. Hoje temos uma cidade grande, de quase 200 mil habitantes, e não podemos entregar todo o tráfego, toda a parte urbana de transporte a uma única empresa e ela não atender à população adequadamente. Se essa empresa não voltar, vamos pedir e convocar pela Comissão de Transporte que ela venha se justificar do por que. Fica aqui o meu protesto”, declarou o vereador.

O presidente em exercício, vereador Mário Assunção (PPS), manifestou apoio ao colega de parlamento. “Você está corretíssimo. E inclusive eu acredito que nós precisamos dá até uma movimentada nessa Casa e começar a realizar audiências públicas, convocar secretários municipais para darem esclarecimento. Precisamos dá uma resposta para a sociedade e executar o nosso papel, que, além de legislar, é fiscalizar se os serviços públicos ora prestados no município estão sendo executados de maneira correta”.
ASCOM/CMC 
Repórter Puliça afirma que não é situação e nem oposição 


Mais inusitado do que a fala do vereador Repórter Puliça (PRB) ainda está para ser dita no plenário da Câmara vereador Edson Vidigal.
Ou o parlamentar perdeu a noção da realidade ou quer chamar a atenção do prefeito Fábio Gentil.
Em alto e bom som, o edil, até então da base governista, fez uso da palavra no pequeno expediente da sessão desta segunda-feira (25) e disse: "não sou oposição, nem situação… entro na hora certa!”. A frase foi pronunciada pelo parlamentar no inicio do discurso. Depois ele rasgou elogios para algumas ações desenvolvidas pelo governo Fábio Gentil, mas também alfinetou o governo por via do SAAE que tem cortado o fornecimento de água das residencias que se encontram em atraso com pagamento em dias de sexta-feiras. 

Ausente há várias sessões na Câmara, o edil Gladston divaga e inova criando uma terceira ala na política: a ala dos que só entram na hora certa.
Blog do Jonas Filho 
Aprovados em concurso da PM acampam em frente ao Palácio dos Leões 


Um pequeno grupo de aprovados no concurso da Polícia Militar do Maranhão decidiu acampar em frente ao Palácio dos Leões para cobrar do governador Flávio Dino (PCdoB) nomeação para os cargos de soldado.
Eles alegam que o governo aprovou 3 mil no Curso de Formação de Soldados, mas chamou apenas 1,2 mil.
“Somos 1800 soldados formados pela Polícia Militar do Maranhão e estamos desempregados porque o governador do Flávio Dino realizou um Curso de Formação da Polícia Militar com 3.000 alunos, nomeou 1.200 e deixou o restante sem nem mesmo um cronograma. Pais e mães de família que largaram tudo para seguir o sonho de se tornar Policial Militar. Gastaram com viagens, exames médicos e custos durante o CFSD. Muitos estão passando necessidade pois venderam tudo que tinham”, destacou um deles, em contato com o blog.
Segundo o governo, de fato, houve edital apenas para chamada imediata de 1.214 soldados. O restante ficou no cadastro de reserva.
Blog do Gilberto Leda 
Vereador Tevi pede limpeza, capina e tapa-buracos em ruas da Vila Arias 

Após receber queixas de diversos moradores que residem ou utilizam algumas ruas da Vila Arias, o vereador Tevi (SD) encaminhou uma Indicação ao Executivo Municipal solicitando melhorias na limpeza (retirada de entulhos), capina e operação tapa buraco nas principais vias do bairro. 

Segundo justificativa do vereador a comunidade tem demonstrado insatisfação quanto às condições de conservação e limpeza dessas vias. “A falta do serviço de capina e de manutenção das vias públicas traz desconforto e riscos diversos à toda comunidade. A pavimentação asfáltica apresenta muitos buracos, que dificultam o trânsito de veículos o que pode propiciar também a ocorrência de acidentes de trânsito, além de acarretar o surgimento de danos nos veículos e nas residências do entorno”, explica o edil. 

Fotos (ver abaixo) de algumas vias da Vila Arias seguiram anexadas na indicação do vereador Tevi que deu entrada na Câmara na sessão desta segunda-feira (25). 








 
Genival Moto Peças solicita melhorias para o bairro João Viana 



Na sessão desta segunda-feira (25) o vereador Genival Moto Peças (PSB), usando a palavra no pequeno expediente, reforçou as solicitações feitas ao Poder Executivo nos três requerimentos de sua autoria em que deu entrada na Casa. Entre os pedidos, benefícios para o bairro João Viana.
Em um requerimento, o parlamentar solicitou do Poder Executivo a construção de uma creche e um ginásio poliesportivo no bairro João Viana. Para maior segurança e melhoria no aspecto urbanístico em outro requerimento o edil solicita melhoria na iluminação pública com substituição das luminárias de 1 metro e lâmpadas de 60 watts por luminárias de 3 metros e meio com lâmpadas de 150 watts no inicio da Avenida Central até o retorno da BR-316, na Avenida Benjamin Constant.
Mais
O terceiro requerimento do vereador solicita instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as saídas da cidade.
ASCOM/CMC