domingo, 5 de novembro de 2023

Ministro do Esporte entrega à FIFA proposta do Brasil para sediar mais uma Copa do Mundo

O Governo Federal entregou, neste sábado (4/11), à CBF e à FIFA, Declaração Governamental assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Esporte, André Fufuca, que oficializa a intenção do Brasil de sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Acompanham a declaração sete garantias governamentais exigidas pela FIFA para os países que se candidatam a receber o Mundial.

Os documentos foram entregues pelo ministro André Fufuca diretamente aos presidentes da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da FIFA, Gianni Infantino, no Rio de Janeiro.

As garantias para a Copa Feminina, assinadas por diversos ministérios, abrangem as seguintes áreas:

1- Procedimentos de Vistos, Licenças, Imigração e Check-in;

2- Permissões de Trabalho e Lei Trabalhista;

3- Isenções Fiscais e Compromissos Cambiais;

4- Segurança e Proteção;

5- Proteção e Exploração dos Direitos de Competição;

6- Tecnologia da Informação; e

7- Renúncia, Indenização e outras Questões Legais.

Os documentos entregues à CBF e à FIFA são fruto de um Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelo Ministério do Esporte, e composto por 23 ministérios. A CBF participou do GT na qualidade de convidada permanente. A expectativa é que a FIFA anuncie o país que irá sediar a Copa em maio de 2024.

A candidatura brasileira à sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino faz parte da atual política do governo de incentivo à participação cada vez maior das mulheres no futebol. O Ministério do Esporte lidera a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, com diversas ações que demonstram o comprometimento do Governo Federal com o fomento do protagonismo das mulheres no esporte e em todas as áreas.

Missa de 7º dia da morte do ex-vereador Dr. Antonio Luiz será nesta terça-feira (07) 


Será realizada nesta terça-feira dia 07, a missa de sétimo dia da morte do ex-vereador, Dr Antonio Luiz de Oliveira Assunção (foto).

O ex-parlamentar veio a óbito na quarta-feira, dia 1º de novembro. A missa será celebrada às 18h na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José, no Centro da cidade. 

Na política em 1992 foi eleito pela primeira vez vereador, reeleito nos mandatos seguintes 1997-2000/2001-2004/2005-2008/ 2009-2012. 

Após ser velado na Câmara Municipal de Caxias, o corpo do médico foi sepultado no Cemitério de São Benedito. Dr Antonio Luiz tinha 64 anos.  

Os familiares do médico e ex-vereador Antonio Luiz de já agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã. 

Mais de 2 mil policiais militares reforçam esquema de segurança com Operação Enem 2023 

Com um trabalho de cooperação entre as forças policiais, mais de 2 mil policiais militares reforçam as ações de segurança planejadas para os dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão. O reforço do contingente da Polícia Militar faz parte da Operação Enem 2023. As provas serão realizadas neste domingo (5) e no próximo dia 12.

O esquema de segurança inclui a cooperação das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. O seletivo conta ainda com o trabalho do Ministério da Educação e dos Correios. O planejamento busca a confiabilidade desde o processo de entrega dos malotes da prova até a execução nas salas do exame, inclusive com ajuda de aparelhos para detecção de pontos eletrônicos.

“Nossa operação começou desde maio com o planejamento das ações. Na semana passada foi realizado um levantamento das escolas para mapear situações como aglomeração e até possibilidade de manifestação. Na sexta-feira (3), os malotes [de provas] foram levados para vários quartéis da Polícia Militar. Todos os 165 mil inscritos para o Enem no Maranhão podem ter certeza que a segurança está garantida”, declarou o coordenador da Operação Enem 2023, coronel Nilson Ferreira.

Ele destacou que 97 municípios maranhenses vão receber a aplicação das provas totalizando 544 locais que contarão com o trabalho policial para acompanhar a logística de distribuição das provas e o policiamento das escolas e áreas do entorno. O coordenador também frisou que o trabalho conjunto com as demais forças de segurança garante ainda mais tranquilidade ao processo.

“Temos poucos problemas pois os órgãos de segurança ocupam ativamente toda a região em torno das escolas. Lembrando que além da Operação Enem outras operações estão sendo realizadas pela polícia, o que já inibe algum tipo de atividade criminosa. Especificamente nas escolas, com o policiamento voltado para as provas, os problemas já registrados em anos anteriores foram pessoas tentando fraudar e aglomerações”, disse.

O coronel Nilson Ferreira lembrou ainda que para evitar transtornos com o fechamento dos portões os candidatos devem chegar com antecedência aos locais de prova e checar os documentos e materiais necessários antes de saírem de casa.