sexta-feira, 1 de julho de 2016

O casarão tombou...

do Farol Caxiense 

Essa imagem no calçadão da rua Afonso Cunha você caxiense ou "turista" nunca mais terá a satisfação de apreciar. Pois esse casarão amarelo (a direita) do tempo dos portugueses não faz mais parte da paisagem de Caxias, tombou como tomba a cada dia nossa história, nossa memória...
Assembleia Legislativa concede aumento de 25% no valor do Auxilio-Alimentação 

Agencia Assembleia 

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, por intermédio da Resolução Administrativa nº 462/2016,  publicada no Diário da Casa desta quinta-feira (30), concedeu um aumento real de 25% no valor do Auxílio-Alimentação, que agora é de R$ 781,25 (setecentos e oitenta e um reais e vinte e cinco centavos).
O novo valor do Auxílio-Alimentação será pago, já a partir do mês de junho, a todos os servidores da Assembleia que têm direito a esse benefício. “Até o dia 5 de julho a diferença deverá ser creditada na conta dos servidores”, afirmou Eduardo Pinheiro, diretor de Recursos Humanos da Assembleia (DRH).
Segundo Eduardo Pinheiro, o aumento real de 25% do Auxílio-Alimentação é mais uma das ações da política de valorização dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, implantada na gestão do presidente Humberto Coutinho (PDT).
“A valorização dos servidores do Poder Legislativo Estadual é um dos compromissos da atual Mesa Diretora da Assembleia, e o presidente Humberto Coutinho, dentro do possível, tem envidado todos os esforços no sentido de garantir conquistas para os nossos servidores”, ressaltou.
Léo Coutinho assina ordens de serviço para construção de duas creches e lança programa de urbanização na Vila Paraíso



O prefeito Léo Coutinho assinou, nesta sexta-feira (01), as ordens de serviço para construção de duas creches no Residencial Vila Paraíso e depois fez o lançamento do programa "Vila Paraíso: Moramos, Construímos e Cuidamos", uma parceria entre a Secretaria da Mulher e o Caxias Shopping para urbanizar a área com o auxilio das mulheres que residem naquele local.  

As duas creches serão construídas nas ruas São Pedro e Perimetral, e vão beneficiar três mil famílias. A moradora Maria Lorizate gostou da notícia. “Eu já tenho um filho que está na creche, e tenho outro menor, que ainda vai entrar. Agora estou despreocupada, os dois vão ser bem atendidos”. 


O prefeito Léo Coutinho acredita que esse é apenas o primeiro passo para transformar a Vila Paraíso em um residencial assistido em diversas áreas pelo poder público. “Estamos dando início à construção de duas creches, mas, em breve, vamos batalhar para trazer escola, posto de saúde, ginásios e tudo mais que melhore a qualidade de vida dos moradores que aqui moram”.

Mulheres em ação

A Prefeitura de Caxias deu início ao programa "Vila Paraíso: Moramos, Construímos e Cuidamos". Para a moradora Iramyr da Silva, participante do projeto, o importante é ajudar o bairro e, ao mesmo tempo, receber a capacitação. “Então, vamos ajudar a comunidade de uma forma geral, mas também vamos ter certeza que estamos nos preparando para o mercado de trabalho. Vamos ser mão de obra qualificada logo, logo”.

A secretária da Mulher, Liana Coutinho, enfatizou o envolvimento dos setores público e privado, além da sociedade civil organizada. “Essas mulheres estão se empenhando muito, porque elas querem ver o local que moram bonito. E a Secretaria da Mulher está fazendo a articulação para que tudo dê certo”.

as informações são da ASCOM 
Pesquisa: apenas 13% da população aprova governo Temer 

Agencia Brasil 

Com pouco mais de um mês de gestão, o governo do presidente interino Michel Temer foi considerado ruim ou péssimo por 39% da população, em junho, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (1º), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na última pesquisa CNI/Ibope que avaliou o governo de Dilma, em março deste ano, 69% dos entrevistados consideram o governo da petista ruim ou péssimo.

O percentual de pessoas que consideram o governo de Michel Temer ótimo ou bom é 13%, contra 10% de Dilma. Já os que avaliam o governo Temer como regular somam 36%. Em março, 19% disseram que o governo de Dilma era regular.

A popularidade do presidente interino é maior que a da presidenta afastada Dilma Rousseff, mas também é negativa. Entre os entrevistados, 31% aprovam a maneira de Temer governar e 53% desaprovam. No caso de Dilma, 82% desaprovavam a maneira dela governar em março de 2016 e 14% aprovavam.

Sobre a confiança, 27% confiam no presidente Temer e 66% não confiam. O índice de confiança de Dilma era de 18%; 80% não confiavam na presidenta afastada.

Temer assumiu o governo em 12 de maio, quando o Senado aprovou a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 27 de julho com 2.002 pessoas, em 141 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais e, segundo a CNI, o grau de confiança da pesquisa é 95%.
Sobrinho de ex-prefeito de Caxias é encontrado morto 


Na manhã desta quinta-feira (30), por volta de 11h40, um homem foi encontrado morto por populares dentro de um carro, modelo Saveiro (foto), nas proximidades do Cemitério Santo Antonio que fica localizado no bairro Salobro. 

A Policia Civil foi acionada, através da Policia Militar, e ao chegar no local encontraram já sem vida o corpo de Hildefran Queiroz Noleto dentro do carro. O veiculo estava com as portas travadas e foi encontrado também dentro do carro um revolver calibre 38 com 05 cartuchos intactos e 01 deflagrado.

Segundo informações da Policia o corpo de Hildefran, de 34 anos, foi encaminhado para o IML de Timon. A vitima era sobrinho do ex-prefeito de Caxias, Hélio Queiroz.  

Nas redes sociais familiares e amigos de Hildefran Queiroz se manifestaram lamentando o fatídico acontecimento.  

Hildefran Queiroz Noleto 


fotos: reprodução TV Sinal Verde  

Cabo da PM é preso em Caxias com arma usada em assaltos 


O cabo da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Fábio Luís Oliveira Veras, foi preso em Caxias depois de ter tentado esconder um revólver calibre 38 usado em vários assaltos na cidade. A arma estava sendo usada por dois homens que utilizavam uma moto para atacar várias pessoas nos bairros Ipem, Sabiá e Vila Arias.

Os acusados foram perseguidos por uma guarnição do Esquadrão Águia e, em seguida, abandonaram a moto e fugiram a pé pelo matagal. 

A moto usada nos assaltos foi apreendida e encaminhada para o pátio da delegacia. No 1º DP os policiais tomaram conhecimento, através de uma ligação anônima, que no momento da fuga os ladrões deixaram cair um revólver utilizado nos assaltos e que essa arma tinha sido encontrada por uma mulher que a repassou para o cabo Fábio Luís. 


As equipes retornaram ao local e procuraram o cabo que havia recebido da mulher a arma usada pelos bandidos. Horas depois, o militar foi localizado e ao ser questionado a cerca do paradeiro da arma tentou negar, mas em seguida assumiu que recebeu a arma e teria entregue para o homem identificado como Francisco Xavier da Silva. 

Os policiais foram até o local indicado pelo militar e conseguiram prender Xavier e fazer a apreensão do revólver. Os dois foram conduzidos com a arma para a o 1º DP, onde foram apresentados. O cabo Fábio Luís disse na delegacia que é lotado em São Luís e que já havia sido expulso da Polícia Militar do Estado do Maranhão, mas foi recentemente reintegrado à corporação através de uma decisão da Justiça.

fonte: progresso net