sábado, 28 de maio de 2022

Chapadinha recebe o giro "Construindo um Programa Popular para o Maranhão", do PSOL 

Chapadinha recebeu na sexta-feira, 27/5, Enilton Rodrigues, presidente estadual do PSOL e pré-candidato a governador e Antônia Cariongo, dirigente nacional do partido e pré-candidata a senadora para continuidade da construção coletiva do programa popular do partido para o Maranhão.

O PSOL através das pré-candidaturas a governador de Enilton Rodrigues e ao senado  Antônia Cariongo avançam com o giro pelo estado para construção e reafirmação de um projeto popular para o Maranhão.

O giro “construindo um programa popular para o Maranhão” teve início em Santa Rita. A equipe estadual do PSOL, direção municipal e as pré-candidaturas majoritária e proporcional estiveram uma agenda política muito importante em Chapadinha, começando pela visita em uma área de cerrado na zona rural da cidade, onde várias organizações sociais e sindicais rurais e a comunidade local através de sua associação, as comunidade buriti do boi, vila borges e vila chapéu dentre outras, reivindicam a criação de uma reserva extrativista (Resex) naquela área que sofre grande pressão do agronegócio devastador.

Enilton e Antônia acompanhado pela liderança popular Chico da COHAB, dialogaram com a população local que fizeram suas reivindicações e as contribuições para o programa de governo e também um projeto para o senado federal. Várias lideranças de diversas outras comunidades estiverem presentes e mostraram-se satisfeitos com o compromisso assumido por Enilton e Antônia de continuar na construção deste programa, que tem como bandeira a luta por direitos e pela sustentabilidade.

Antônia Cariongo, pré-candidata ao senado, disse ter sido muito satisfatória a acolhida. “essas lideranças têm completamente firmeza dos seus anseios e suas reivindicações, o encontro já deu uma contribuição valorosa para a construção do programa do partido”.


Enilton Rodrigues,  pré-candidato a governador, que também é presidente do PSOL no Maranhão, reafirma que é papel do PSOL no Maranhão se tornar um instrumento de luta das populações mais vulneráveis. “A nova direção do parto não vai medir esforços para concretizar essa construção. A formulação do programa de governo é só uma etapa no fortalecimento dessas lutas”, conclui Enilton Rodrigues, que também é engenheiro florestal e especialista em gestão pública.

Na parte da tarde os pré-candidatos foram entrevistados pela rádio Mirante de Chapadinha e também pela TV Baixo Parnaíba, onde Enilton Rodrigues destacou a importância de se criar o banco popular do estado (BPE) para que o estado possa ter mais uma fonte de receita para ter políticas públicas voltadas aos micros e pequenos empreendedores, além de valorizar os servidores público do estado. Em seguida os dirigentes se reuniram com os filiados e simpatizantes do partido na cidade.

As próximas cidades a receber o giro serão  Caxias e Timon.

São João do Sóter: Josa Silva reúne centenas de pessoas para apresentar seus pré-candidatos às eleições de 2022 


A presidente municipal do (Republicanos), prefeita Josa Silva, mostrou força e liderança ao reunir centenas de pessoas em um ato politico para apresentar os seus pré-candidatos às eleições deste ano. A reunião aconteceu na manhã deste sábado (28) e lotou o Espaço Recreativo Cicero Rocha. 

Josa Silva comandou a reunião ao lado da vice-prefeita Lacerda, do pré-candidato a deputado estadual Catulé Junior e do deputado federal Cleber Verde, presidente estadual do Republicanos e candidato à reeleição. 


Também participaram do ato vereadores da base aliada, secretários municipais e lideranças politicas do
município. 

O ponto forte da reunião foi quando Josa Silva apresentou seus pré-candidatos, Catulé Junior à Assembleia  Legislativa; Cleber Verde à Câmara Federal; Carlos Brandão ao Governo do Maranhão e Flavio Dino ao Senado Federal. 

Prefeitura de Buriti Bravo pagou empresa antes que ela vencesse licitação suspeita 

Luciana Leocádio, prefeita de Buriti Bravo 

Medida cautelar emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) determinou a suspensão de quaisquer pagamentos por parte da prefeitura de Buriti Bravo à empresa J. Alves da Silva Pereira, vencedora de licitação voltada para a aquisição de gêneros alimentícios diversos, em atendimento às necessidades da prefeitura do município.

A decisão, que contou parecer favorável do Ministério Público de Contas (MPC), atende a Representação formulada pelo setor de fiscalização do órgão (Núcleo de Fiscalização II) diante de uma série de irregularidades que comprometem o Pregão Presencial n. 01-2021-SRP e a execução do Contrato nº 57/2021 firmado entre a prefeitura do município e a empresa.

De um modo geral, trata-se de irregularidades que restringem a competitividade no pregão. Destacam-se, entre outras: ausência da publicação do Aviso de Licitação, disponibilização intempestiva do processo no Portal da Transparência do Município; ausência da pesquisa de preços, podendo levar a uma contratação de bens por preços superiores aos praticados pelo mercado. Além disso, a empresa foi aberta apenas uma semana antes da autorização do certame, tendo apresentado ainda, atestado de capacidade técnica inválido, uma vez que sua data de emissão é anterior à sua abertura. Reforçando os indícios, constatou-se que a prefeitura realizou pagamentos anteriores à realização do certame.

Diante das irregularidades e dos fortes indícios de direcionamento encontrados, a medida susta todos os pagamentos decorrentes do contrato até a apreciação do mérito pela corte de contas.