quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cemitérios de Caxias começam a ser limpos para o Dia de Finados 


Os cemitérios de Caxias, por meio da Secretaria de Limpeza Publica, começaram a passar por um mutirão de limpeza e revitalização a partir desta quinta-feira (22), em preparação para o Dia de Finados, no dia 02 de novembro. Cerca de 30 agentes de limpeza da Coopmar estão escalados para realizarem os serviços. 

Serão feitos pinturas de meio-fio, recolhimento de lixo e entulho, roçagem e manutenção geral das áreas externas e internas nos cemitérios de São Benedito, das Pedras, Alto da Cruz, Olaria, Santo Antonio e São José (Fazendinha). Os serviços de limpeza tiveram inicio nesta quinta-feira começando pelos cemitérios Nossa Senhora dos Remédios e dos Caldeirões.


De acordo com o secretário de Limpeza, Edilson Martins, os cemitérios serão monitorados durante todo o Dia de Finados. “Durante todo o ano nós procuramos manter os cemitérios limpos e organizados, porém, como estamos nos aproximando do “Dia de Finados”, estamos intensificando os trabalhos de limpeza e melhorias para que quem vier visitar os túmulos de parentes ou de amigos possam encontrar um lugar mais agradável”, disse Edilson Martins. 


 

fotos: Secretaria de Limpeza Publica 



 
O estresse do ministro da Fazenda, Joaquim Levy 

O Globo
O ministro Levy flagradocom a ponta do dedo indicador enfaixado
A irritação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, com a imprensa ganhou proporção ainda maior nesta quinta-feira, durante entrevista coletiva sobre sustentabilidade, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Levy murmurou um palavrão, em reação à chuva de flashes que recebia, ao deixar à mostra a ponta do dedo indicador da mão direita enfaixado.
 
- Filhos da puta - disse, baixinho.
 
O ministro usava sempre a mão esquerda para segurar o copo. Mas em determinado momento ele, distraído, tampou o recipiente com a mão direita e todos viram o dedo enfaixado.
Greve dos bancários
Agencia central do Banco do Brasil em Caxias - foto Waston Neto
O Procon-MA notificou, nesta quarta-feira (21), os bancos em atuação no estado, entre eles estão o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia, Nordeste, Bradesco, Itaú, HSBC, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), devido a irregularidades na prestação dos serviços por conta da paralisação, iniciada em outubro.

O órgão recebeu denúncias de consumidores prejudicados por falta de reabastecimento nos caixas eletrônicos, atraso em seus pagamentos e outros. A notificação exige que no prazo de 48 horas, do seu recebimento, sejam cessadas as práticas de diferenciação de atendimento entre os clientes, atendendo a todos indistintamente na medida de sua disponibilidade; que garantam abastecimento de dinheiro nos caixas eletrônicos espalhados em agências bancárias e em outros estabelecimentos comerciais em todo o Estado do Maranhão.

Outras determinações são que seja extinta qualquer cobrança de multa ou juros aos consumidores durante o período de greve bancária; e que se mantenha o efetivo de 30% (trinta por cento) de pessoal para garantir a prestação dos serviços essenciais como os serviços de compensação de cheques e o atendimento a consumidores que não possuem cartão ou que não tenham como utilizar os canais alternativos.

De acordo com o presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, a greve é um direito constitucional garantido aos empregados para que possam reivindicar seus direitos. Porém, a lei que concede esta prerrogativa, também impõe certos deveres, como a prestação ininterrupta de serviços essenciais aos consumidores.

Caso os notificados descumpram as determinações, serão aplicadas penalidades administrativas e civis cabíveis, além de, em sendo o caso, responsabilização penal por crime de desobediência, na forma do artigo 330 do Código Penal.
Assembleia Legislativa aprova PEC que institui o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência 

Agencia Assembleia

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou na sessão desta quarta-feira, 21, a Proposta de Emenda Constitucional nº002/2015, de autoria do deputado Carlinhos Florêncio (PHS), que visa instituir o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência, no Estado do Maranhão. Agora, a proposta segue para sanção governamental.

Ao defender a PEC, Carlinhos Florêncio destacou que a deficiência é uma característica da condição humana como tantas outras, dessa forma, as pessoas com deficiência têm direito à igualdade de condições e a equiparações de oportunidades, ou seja, todas devem ter garantidos e preservados os seus direitos em bases iguais com os demais cidadãos.

Ele lembrou ainda que ao longo dos anos houve inegáveis avanços com relação à política da pessoa com deficiência, através de leis, decretos, normativas, terminologias, planos de ações e tecnologia que facilitam o acesso e participação dessas pessoas em bens, serviços, processo e, principalmente, o direito de ser cidadão. Mas, segundo ele, o Estado do Maranhão precisa avançar com a criação de novos instrumentos.

“Não basta somente ratificarmos programas e convenções, é preciso efetivar este aparelho estabelecido nas diretrizes nacional e internacional. O fundo soma-se a essas convenções e aos demais instrumentos legais para buscarmos mecanismos de financiamento e medidas de acessibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência do estado do Maranhão”, acentuou o deputado.

Promoção de direitos

De acordo com Carlinhos Florêncio, a pode ajudar nos subsídios, nos projetos, nas organizações e associações de pessoas com deficiência, para promover os direitos e a emancipação dessa população, bem como realizar estudos para mapear e promover ações para eliminar as barreiras arquitetônicas, garantindo acesso das pessoas com deficiência aos bens e serviços da comunidade. Também servirá para financiar programas para a geração de emprego e renda.

Além disso, o Fundo - que poderá equipar os conselhos - também poderá financiar os projetos de diversas instituições, a exemplos da APAE; Associação dos Deficientes de Bacabal; ASMA; ASDEVIMA; Associação Pestalozzi de São Luís; Associação de Pessoas com Deficiência de São José de Ribamar; Associação dos Amigos Autistas do Maranhão e Associação de Pessoas com Deficiência de Caxias.

Dados IBGE

Segundo dados do IBGE, no Brasil há cerca de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 24% da população brasileira. Sendo que o Maranhão possui, aproximadamente, 1,6 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 25% da população do estado.

A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU, foi aprovada em julho de 2008 pelo Decreto Legislativo n.º 186 e promulgada pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - com equivalência de Emenda Constitucional - fazendo parte hoje do Artigo 5º da Constituição Federal.

Ao finalizar, Carlinhos Florêncio agradeceu o apoio dos colegas pela aprovação da matéria e afirmou que o Maranhão vive um novo momento e não recuará na promoção em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “A partir da instituição desse Fundo, o Maranhão contará ainda mais com um movimento social forte e engajado para impulsionar o Estado e aprofundar essas conquistas”, afirmou o deputado.
Na sessão desta quarta-feira (21) comportamento de governistas demonstra descontentamento com o prefeito Léo Coutinho 

Vereador Durval Junior é um dos descontentes - foto de arquivo
Na sessão realizada nesta quarta-feira (21) na Câmara Municipal ficou mais claro e evidente que os parlamentares governistas estão descontentes com a administração do prefeito Léo Coutinho (PDT). 

O comportamento dos integrantes do bloco governista na Casa do Povo no dia de ontem foi um recado nada discreto ao gestor municipal.

Os vereadores Mário Assunção e Durval Junior questionaram o fato de uma empresa pertencente ao filho da ex-prefeita de Dom Pedro está realizando serviços de tapa buracos na cidade. O edil Durval Junior foi contundente em sua fala. “Eu não sei mais o que é política. Esse Eduardo DP, aliado de Roseana [Sarney], foi acusado até de envolvimento no caso do jornalista Décio Sá e está aqui na nossa cidade? Quem é que trás um tipo de elemento desse pra cá?”, questionou Durval. Já o líder do governo, Mario Assunção, foi mais comedido no seu pronunciamento no pequeno expediente e disse que apenas estranhou as caçambas com logomarca de uma empresa desconhecida transportando asfaltos para os bairros de Caxias.  

Outro parlamentar governista que participou da sessão foi Elias do Gesso (PSB), este também não fez questão de disparar criticas ao grupo político do qual faz parte, esquivou delas (criticas) somente o deputado estadual Humberto Coutinho. Por conta dos problemas internos dentro do seu grupo o fiel edil governista disse que vive debaixo de taca, doente e chora amargamente nas madrugadas. O parlamentar acrescentou ainda que não vende nada para a prefeitura, pois quem vende gesso para o municipio são os adversários do prefeito Léo Coutinho. 

Antes do início da sessão os parlamentares governistas se reuniram no gabinete da presidência com a presidente Ana Lucia Ximenes.

Ao que parece mais uma vez os governistas deram o  recado ao prefeito Léo Coutinho, resta saber (ou jamais não saberemos) se surtirá efeito...

Mais um prefeito maranhense é preso 

blog do Jorge Aragão

Na madrugada desta quinta-feira (22), mais um prefeito maranhense foi preso. A Polícia Rodoviária Federal prendeu o prefeito da cidade de Lagoa Grande, Jorge Eduardo Gonçalves de Melo (PT).

Jorge Eduardo (foto) foi preso por estar portando uma pistola 380 com dez munições sem o registro legalizado. O registro da arma do prefeito estava vencido desde setembro de 2012.

A PRF abordou o veículo em que o prefeito estava, uma Amarok conduzida por Fágner Paiva. Ao revistar o carro a arma foi encontrada e o prefeito assumiu a propriedade da pistola.

A prisão aconteceu nas proximidades da cidade de Itapecuru, no posto da PRF e não houve nenhuma reação por parte do prefeito de Lagoa Grande, Jorge Eduardo.
Pedro do Rosário – No dia 09 de outubro a Polícia Rodoviária Federal prendeu, pelo mesmo motivo, o prefeito de Pedro do Rosário, Irlan Serra.
Carro roubado é recuperado pela Policia Civil de Caxias 


Policiais civis de Caxias  recuperaram nesta quarta-feira (21), um carro modelo Hyundai HB 20, de cor branca, ano 2014, que havia sido roubado em Teresina na ultima sexta-feira (16). Um homem, identificado como Josely Pereira, que utilizava o veículo, foi interrogado pelo delegado da Policia Civil, Jair Paiva Junior.

Ainda de acordo com informações da policia, o veiculo usava placas, numeração do chassi e vidro semelhante de um carro registrado no municipio de Maracanau - CE, além da adulteração do CRLV. 

Após a obtenção do êxito pela apreensão e recuperação do veiculo roubado, a Policia Civil fez questão de agradecer a participação da Policia Rodoviária Federal, que colaborou realizando a vistoria que identificou os números e a procedência do veiculo roubado. 


fotos: Portal NOCA