terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Flávio Dino pede audiência com Bolsonaro para tratar sobre condições de BRs  


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou, nesta terça-feira (18), que solicitou audiência com o presidente Jair Bolsonaro para tratar sobre a situação de estradas federais no Maranhão.
“Ontem, pedi ao presidente da República uma audiência para tratar sobre a péssima situação de estradas federais, BRs, no Maranhão. Desde o início do ano passado, solicitações de obras foram feitas, mas com nenhum resultado. Na audiência, vou oferecer ajuda ao Governo Federal”, escreveu Flávio Dino em seu Twitter.
Dentre as várias BRs com problemas no Maranhão, a BR-135 é uma das piores. Na manhã desta terça-feira (ver foto abaixo), manifestantes bloquearam uma mão da rodovia em Miranda do Norte como forma de protesto.


Bebê engasgado com leite materno é salvo pelo Corpo de Bombeiros no Bairro Pirajá
Uma equipe do Corpo de Bombeiros salvou na manhã desta terça-feira (18) um bebê do sexo feminino que havia se engasgado com leite materno no Bairro Pirajá em Caxias 


Segundo informações do Portal Noca,  a criança recém-nascida se engasgou com leite materno após ser alimentada pela mãe, identificada como Mércia Benvinda, que se deslocou por volta das 11h30 até a sede do 5º BBM para procurar ajuda. A bebê foi atendida pelo sargento Ribeiro que realizou as técnicas para desobstrução das vias aéreas da criança que já apresentava sinais de roxeamento. 

Após ter conseguido reanimar a recém-nascida, com as técnicas de desobstrução da boca e nariz da criança, o 5° BBM encaminhou a bebê para o hospital infantil Dr. João Viana para ser avaliada por uma equipe médica e após passar pela avaliação foi liberada para voltar para casa. 

Recomendação 

O Corpo de Bombeiros recomenda que, em casos de engasgamento, pais ou responsáveis liguem imediatamente para os militares pelo 193.


fonte e fotos: Noca 




LIVE com o pré-candidato a prefeito Cesar Sabá 


O pré-candidato a prefeito de Caxias Cesar Sabá, participará de uma LIVE com o jornalista Jonas Filho nesta terça-feira (18), a partir das 19h30. A entrevista será transmitida ao vivo no Facebook ,https://www.facebook.com/jonasfilho.filho.92 
Na oportunidade, os internautas poderão participar do bate papo enviando suas perguntas, em texto, para o Facebook do jornalista Jonas Filho. 
Flávio Dino diz que morte de miliciano não é assunto para presidente da Republica 


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro, pela sua postura em relação a morte do miliciano Adriano da Nóbrega, ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio ao sugerir que o PT estaria envolvido no caso. A declaração foi feita nas redes sociais de Dino.
Para o governador, o assunto deveria ser tratado pela polícia e não por Bolsonaro. “Morte de miliciano acusado de crimes não deveria ser assunto do presidente da República, e sim da Polícia. O presidente da República deveria ter outras prioridades: desemprego; crescimento da economia; preço do gás de cozinha; educação e saúde, entre outros.”

No sábado (15), Bolsonaro concedeu entrevista coletiva e, entre os assuntos questionados, estava o da morte do miliciano. “Quem é responsável pela morte do Capitão Adriano? PM da Bahia, do PT. Preciso falar mais alguma coisa?”, disse o presidente, reforçando que esse caso segue em investigação e que espera “que cheguem a um bom termo”.
Prefeitura inaugura sistema simplificado de abastecimento de água do povoado Pedra Grande 


Ao lado do presidente da Câmara, vereador Catulé, de moradores e lideranças políticas, o prefeito Fábio Gentil entregou no sábado (15), o sistema simplificado de abastecimento de água do povoado Pedra Grande, próximo ao Baú. Foram anos carregando água no lombo de um animal, por que não havia água encanada na pequena comunidade. Agora com a água jorrando nas torneiras, donas de casas, crianças e idosos comemoram o início de um novo tempo. 
 
Vinte e uma famílias da comunidade Pedra Grande foram beneficiadas com o novo sistema simplificado de abastecimento, que possui uma estrutura formada de poço tubular de 120 metros de profundidade, com vazão de 6 mil litros/hora, motor de 1 CV de potência, um reservatório com capacidade para armazenar 5.000 litros de água potável, além de 1.500 metros de extensão de rede, garantindo mais saúde e qualidade de vida para os moradores da comunidade.

"É a companhia de água do nosso município, o SAAE, chegando à zona rural, às comunidades mais necessitadas. Tudo isso só foi possível porque o prefeito é um cidadão obstinado. Quando nós assumimos esse governo em 2017, ele tinha como meta que essa companhia chegasse a todos aqueles povoados que necessitam de água potável, que necessitam da ação forte do prefeito naquela região. É o que estamos fazendo aqui, trazendo o abastecimento d'água com todo seu tratamento e tecnologia moderna", disse o vereador Catulé. 

O prefeito Fábio Gentil, falou do compromisso do SAAE em trabalhar juntamente com a prefeitura para levar água, que é vida, para as comunidades. “O SAAE tem esse compromisso de integralizar junto à Prefeitura de Caxias e levar o benefício desse produto que é tão precioso e que é vida, a água. O SAAE demonstra esse compromisso de valorização e de respeito com todos aqueles que precisam desse benefício. E a prefeitura contribui para que esse benefício possa chegar. Já são vários povoados em que a prefeitura atua, e agora já autorizamos um novo processo licitatório para que possamos beneficiar mais de 30 comunidades e, assim, vamos com certeza continuar esse processo levando esse grande produto de utilização da vida que é a água. Assim, vamos contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. É assim que a gente constrói a cidade que a gente quer”.

A comunidade Pedra Grande é mais uma beneficiada, na gestão do prefeito Fábio Gentil, com um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água. Já foram beneficiados os povoados Porção, Goiabeira, Rosário, Olho D’água, Água Branca, Condave, Morada Nova, Pau Pombo, Brejinho, Santa Rosa, Independência/Barra da Ininga. Outros sistemas estão quase prontos para também serem entregues às famílias da zona rural.

Ascom/PMC