quinta-feira, 19 de junho de 2025

Lula quer "conversa especifica" com Brandão sobre 2026 

Governador maranhense tentou abordar o presidente durante viagem à França, mas foi informado que a questão envolvendo o palanque no Maranhão precisa de uma agenda própria  

Cara a Cara. Brandão tentou falar com Lula na França, mas o presi-
dente quer conversa especifica sobre o Maranhão 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer resolver ainda em 2025 a questão envolvendo o palanque do PT no Maranhão; e para isso, quer ter com o governador Carlos Brandão (PSB) “conversa específica sobre o estado”. 

Brandão tentou falar com Lula sobre o assunto durante a viagem à França no inicio de junho, mas foi rechaçado pelo presidente, que usou exatamente a resposta acima, ipsis literis, segundo apurou o blog do Marco Aurélio d’Eça.

  • nem o PT nacional, nem Lula, abrem mão de uma candidatura própria do PT no Maranhão;
  • diante disso, o presidente ainda espera convencer Brandão a abrir vaga para Felipe Camarão.

No grupo do governador, já é consenso de que esgarçou qualquer possibilidade de acordo com o grupo do ex-governador Flávio Dino, que serviria de base para renúncia de Brandão com posse de Camarão no governo;

E foi exatamente isso que Brandão tentou, sem sucesso, dizer a Lula durante a viagem à Europa.

Agora vai esperar uma conversa pessoal com o presidente sobre o tema.

Ainda sem data marcada…

Blog do Marco Aurélio d'Eça

Sabiá abre inscrições para escolinha de futebol 

Alfredo do Sabiá (no centro) com diretores e técnicos da
escolinha do Sabiá Futebol Clube 
O Sabiá F. C., por meio do seu presidente Alfredo Carvalho, após reunião com os diretores da categoria de base (foto acima), anunciou a abertura de inscrições para sua escolinha de futebol. 

As inscrições já estão abertas e acontecerão no campo do Matadouro. 

Detalhes:

Inscrições: Já estão abertas a partir deste sábado, dia 21.

Local: As aulas serão realizadas no campo do Matadouro. 

Horário: das 08h às 10h. da manhã. 

Faixa Etária: A escolinha é destinada a crianças de 6 a 16 anos. 

Oportunidade: A diretoria do Sabiá destaca que a escolinha é uma oportunidade para os jovens aprenderem e praticarem o esporte.

Orleans Brandão minimiza debate eleitoral e destaca foco em ações para municípios 

O secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), evitou antecipar, em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, o debate sobre as eleições de 2026.

Durante sua participação no programa, ele reforçou que seu foco está voltado para as ações de governo. Apesar de ter sido apontado recentemente como nome preferido da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Iracema Vale (PSB), para a sucessão estadual, o auxiliar do Palácio dos Leões adotou um tom de cautela.

“A determinação que tivemos é de falar em política eleitoral só em 2026. Estou focado em trabalhar, mas é óbvio que fico feliz pelo evento privado realizado pela presidente Iracema e seu grupo político. Ela tem a preferência dela e fico muito feliz por ser eu. Isso é o reconhecimento do trabalho que o governador está fazendo, que eu estou fazendo. Mas o foco é trabalhar para o Maranhão e os maranhenses”, afirmou.

Orleans também destacou a aproximação do governo estadual com as prefeituras, como parte da estratégia de fortalecimento das políticas públicas nos municípios. “Estamos levando o Governo para mais perto das prefeituras, ouvindo e buscando soluções reais para as cidades. Quem ganha com isso é a população”, pontuou.

A declaração ocorre em meio às articulações políticas que já movimentam os bastidores do grupo governista, mesmo com o discurso oficial de foco exclusivo na gestão.

Fonte: Blog do Gilberto Leda

Carlos Brandão cumpre missão oficial em Roma e Londres a partir desta quinta-feira e Felipe Camarão assume interinamente o governo 

O governador Carlos Brandão vai cumprir agenda internacional de compromissos nos próximos dias e o vice Felipe Camarão assume interinamente o governo a partir desta quinta-feira(19). Em Roma, capital da Itália, Brandão participa da “Missão para o Jubileu dos Governantes”, integrando a Delegação da Frente Parlamentar Católica. Em Londres, capital da Inglaterra, ele participa da Semana de Ação Climática, evento pré-COP30, que vai acontecer em Belém (PA) em novembro deste ano.

A “Missão para o Jubileu dos Governantes” ocorre de 19 a 23 deste mês. O governador Carlos Brandão vai integrar a Delegação da Frente Parlamentar Católica, que cumprirá agendas sociais e religiosas no Vaticano. A missão será liderada pelo deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE), que é o presidente da Frente Parlamentar Católica.

Também participam da missão os senadores Chico Rodrigues (PSB/RR), Eduardo Girão (Novo/CE), Dr. Hiran (PR/RR), Giordano (MDB/SP), Izalci (PL/DF); os deputados federais Bia Kicis (PL/DF), Luiz Carlos Haully (PODE/PR), Aliel Machado (PV/PR), Eros Biondini (PL/MG), Luiz Carlos Motta (PL/SP), Marcio Honaiser (PDT/MA), Simone Marquetto (MDB/SP); e os deputados estaduais Frederico Pacheco (PMN/RJ), Padovani (União/PR), Chiara Biondini (PP/MG), Joaquim Roriz Neto (PL/DF) entre outros convidados.

O Jubileu do Vaticano, também conhecido como Ano Santo, é um momento especial na Igreja Católica. Os anos jubilares ocorrem a cada 25 anos. Este é o 27º Jubileu Ordinário cujo tema central é “Percorrendo Juntos”.

Semana de Ação Climática

Em seguida, Carlos Brandão participará da Climate Action Week (Semana de Ação Climática, em Londres), um evento anual que reúne especialistas e organizações de diversas áreas para discutir e promover ações contra as mudanças climáticas.

Este ano a Semana tem tido um destaque especial em razão da COP30, em Belém (PA), sendo importante evidenciar políticas públicas e iniciativas privadas que garantam a preservação da floresta e dos povos amazônicos.

O financiamento climático em países em desenvolvimento, como o Brasil, deve ser o legado da COP30, que herdará a meta estabelecida na COP29 de mobilizar US$ 1,3 trilhão para financiamento climático até 2035.

O Maranhão tem participado dos eventos pré-COP30 exatamente para atrair os olhares desses investidores. A presença do Maranhão fortalece a atração de recursos para programas como o Floresta Viva e o Paz no Campo.  O Estado já atraiu recursos do Canadá para o Programa Terras para Elas, por meio do Fundo ONU-Brasil.

Em Londres, a missão oficial maranhense tem como objetivo formalizar o primeiro investimento internacional em restauração florestal com regularização fundiária no Estado. A parceria com fundos privados viabilizará a recuperação de áreas degradadas com espécies nativas e frutíferas, gerando renda às famílias, segurança jurídica e acesso ao mercado de créditos de carbono.